Destaques

23 de abril de 2010

Malcolm McLaren: o funeral do criador da estética Punk

Como poderia ser o funeral de uma pessoa que criou a estética Punk, revolucionou um país e influenciou todas as gerações seguintes?
Ao ver as fotos do funeral de Malcolm McLaren, o criador dos Sex Pistols e da estética punk, me impressiono ao ver que não poderia haver homenagem mais bela e adequada do que a que foi feita.
O empresário e criador dos Sex Pistols morreu de câncer aos 64 anos no dia 8 de abril, curiosamente no dia de aniversário de ex-esposa Vivienne Westwood. Malcolm há algum tempo, lutava contra um tipo raro de câncer. Seu funeral aconteceu em Londres, na manhã desta quinta-feira, dia 22.


Em 1971, McLaren e sua namorada, a estilista Vivienne Westwood, abriram uma loja em Londres chamada Let It Rock, na  Kings Road. A loja vendia roupas ao estilo Teddy Boy. Em 1972, McLaren foi para os EUA e conheceu a banda The New York Dolls e acabou sendo o responsável por criar o visual da banda para ajudar promovê-la. E então, Malcolm volta à Londres e o casal renomeia a loja, passam a chama-la de SEX, vendendo roupas sadomasoquistas em couro, vinil e acessórios em metal como tachas e spikes, antes o nome da loja era “Too Fast To Live, Too Young To Die".

Fachada da loja SEX
Vivienne Westwood e Malcolm McLaren
Nesta mesma época ela se torna empresário da banda Sex Pistols (nome que foi dado por ele). Era o casal que criava as roupas revolucionárias e chocantes usadas pela banda e que capturaram a atenção do país e do mundo, mudando a forma como os jovens se vestiam chocando seus pais e a sociedade.
O casal se separou em 1980 e tem um filho, Joseph Ferdinand Corré que, junto com o pai, é co-fundador da marca de lingerie Agent Provocateur.

Malcolm sempre foi vanguardista, nos anos 1980 foi um dos primeiros artistas brancos a apostar no hip hop. Em 1989, lançou o álbum Waltz Darling, inspirado pelo vogue, estilo de dança dos clubes gays de Nova York. Anos depois, Madonna o copia em sua música de mesmo nome, "Vogue".

O Funeral:
Centenas de pessoas, entre curiosos, fãs e punks acompanharam o cortejo nada convencional com o caixão de Malcolm em Londres. O público aplaudia a carruagem puxada a cavalo pelas ruas de Camden, com a frase "Too fast to live, too young to die", slogan de sua loja SEX e uma coroa de flores no formato do símbolo da anarquia. A versão de Sid Vicious para a música "My Way" foi tocada no ônibus de dois andares que exibia o lema de McLaren, "Cash from Chaos", enquanto a procissão seguia para o cemitério Highgate onde ele foi enterrado em uma cerimônia privada.
A ex-esposa e estilista Vivienne Westwood estava presente visivelmente triste, com uma bandana escrita “chaos”. "Estou muito, muito triste. Neste dia cruel eu gostaria de dizer... Arranjem uma vida, façam algo com ela!", disse ela ao jornal britânico "The Guardian".
Seu filho, Joseph Corré, sugeriu que em homenagem ao pai, todos façam "Um minuto de loucura".


Visionário ou oportunista, Malcolm McLaren foi um revolucionário. A idéia de transgredir, de fazer as coisas como quer e fazer por você mesmo, seja para atos ou para roupas, é por parte, uma herança punk.

Se não fosse pelo punk, os góticos, deathrockers e mesmo o heavy metal como conhecemos hoje, poderiam ser diferentes, pois o punk influenciou e mesmo deu origem a muitos estilos seguintes, assim como a moda punk influencia até hoje, ainda que muitos de nós não percebam, todo tipo de moda das subculturas. Se hoje é tão comum em subculturas o uso de couro e vinil, látex, acessórias em metal como spikes, correntes e tachas, corsets, sapatos com plataformas e saltos altíssimos, elementos fetichistas e mesmo a idéia de chocar as pessoas nas ruas pelo visual, e investir no visual de uma banda para ela fazer sucesso, tudo isso devemos à Vivienne, a Malcolm e ao Punk.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in