.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Steampunk

5 de abril de 2010

Steampunk

"As lições chave do Steampunk não são sobre o passado. Elas são sobre a instabilidade e obsolência de nosso tempo". Bruce Sterling.

Segundo a Steampunk Magazine, SteamPunk não é um movimento artístico, mas um movimento estético tecnológico. O termo steampunk originou na década de 1980, embora muitos trabalhos hoje considerados seminais do gênero foram publicados nos anos 1960 e 1970, pois o Steampunk foi influenciado  e adota o estilo dos  romances de ficção científica, ficção tecnológica ou fantasia de escritores do século 19 como Júlio Verne, HG Wells, Mark Twain e Mary Shelley. 

O estilo explora a época Eduardiana e Vitoriana, quando muitas máquinas industriais ainda não tinham sido inventados, viajava-se de navio à vapor e ainda haviam mundos inexplorados. Os fãs do gênero adotam a estética steampunk através da moda, decoração, música e cinema. 

A moda SteamPunk não é rígida e  tende a juntar estilos modernos influenciados pela era Vitoriana, como vestidos, espartilhos, anáguas, anquinhas, ternos com coletes, casacos, polainas ou mesmo roupas de inspiração militar que são misturados com peças ao estilo Goth, Cyber e Punk. Os objetos atuais ganham roupagem antiga como telefones celulares ou players de música que podem ser encontrados em estilo steampunk, depois de serem modificados para dar-lhes aaparência de objetos originalmente vitorianos. 

O que há de Punk no SteamPunk? 
Os fãs do SteamPunk compartilham com o Punk o gosto pela rebelião, ética e especialmente a ideologia "Faça Você Mesmo".

Não se espante se o Streampunk sair do underground e virar mais um tendência mainstream, um filme sobre a aviadora Amelia Earhart já está no mercado e o estilo da época tem grandes chances de influênciar a moda atual.

Um pouco da moda Steampunk:

  • 1Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

1 Comment

  1. Eu adoro a estética steampunk...
    Adoro o fato deles misturarem moda da era vitoriana/eduardiana e customizarem e modificarem com acessórios totalmente criativos, e algumas invenções hehe
    Esse último corset é lindo demais!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover