Destaques

22 de maio de 2010

Corset, Corselet e etc...

Há grandes discussões no Facebook sobre a confusão entre as nomeclaturas corselet x corset.

Em termos gerais, o  que define um corset é sua estrutura, muito próxima das peças originais históricas. Existem corsets sob medida (apropriados para a prática de Tight Lacing) e corsets P/M/G vistos comumente em lojas alternativas estrangeiras como ilustrados mais abaixo.

Já o corselet normalmente tem uma estrutura mais "leve" que do corset - ou seja, no lugar de barbatanas de aço tem barbatanas de plástico e costumam ser vendidos prontos em tamanho P/M/G (é mais comum que seja assim, dificilmente alguém encomenda um corselet sob medida, mas pode acontecer) e não podem ser usados para tight lacing.

Porém, um corselet  pode ser feito exatamente com o mesmo material do corset. Tem gente que fala que o material pra corset é um e o de corselet é outro. Não necessáriamente. Podem ser os mesmos materiais. Isso vai de como cada corsetmaker faz a modelagem, porque um dos segredos da peça é como é feita a modelagem e não somente o material que é usado.

O que me incomoda é que algumas pessoas julquem que quem usa corselet está errada ou está "feia", porque o bonito mesmo é usar corset pra Tight Lacing. Acho que as pessoas tem o direito de usar corselet por livre e espontânea vontade, se achem lindas. Assim como tem o direito de usar corset sem ter o mínimo interesse em praticar TL, usando assim, a peça mais solta ou menos apertada no corpo.


Tight Lacing
Tight Lacing é uma técnica de diminuição gradual da cintura através do aperto dos laços do corset. Os laços de amarração da peça são cada vez mais apertados de acordo com a diminuição da cintura da pessoa.

Se a pessoa tá interessada em fazer Tight Lacing ela deve comprar um corset de qualidade que tenha essa função, caso contrário, fazer TL com uma peça não específica pode fazer mal pra saúde, prejudicando costelas, furando orgãos  vitais e as barbatanas, se mal costuradas, podem perfurar a pele da pessoa, fazendo uma bela cena de filme de terror. 

Mas se a pessoa não visa o TL, apenas quer uma peça que dê uma modelada, dê um estilo e que faça com que ela se sinta bem, corset, corselet tanto faz, vai do seu gosto escolher a peça que quer usar.

Aqueles "corsets" baratos vindos da Ásia vendidos em lojas virtuais não são para TL. Como comentei ali em cima, em português, existe uma diferença entre o que é "corset" e  "corselet" e muitas pessoas ainda não sabem disso e acabam comprando corselet sob o nome de corset.

Estes dias li no orkut uma conversa que me revoltou. Meninas de uma comunidade criticavam meninas que usam corselet em shows de rock, as inferiorizando porque as peças não "acinturavam". Ora, cada um usa o que quer. Acho muito idiota essa coisa de se sentir superior porque tem um corset, pratica Tight Lacing e acha que todos tem que ter o mesmo gosto estético que elas. Acho chato inferiorizar as meninas que não usam corset ou que usam sem apertá-los. Vejo isso como uma tentativa de demonstração de status. Não apenas porque podem pagar por um corset de uma corsetmaker conhecida como querem dizer que tem mais conhecimento sobre a peça do que as meninas dos shows.

Interessante notar como essa peça, que sempre foi característica do vestuário alternativo no exterior, é usada há muito anos nas subculturas e apenas as adeptas do TL se importam se a peça que outrem está usando aperta ou não...
No exterior, é muito comum que as lojas tenham corsets prontos, em modelos bem bonitos. A subcultura do Tight Lacing, assim como a da fetiche é muito pequena, é minoria na sociedade.

Separei uma seleção de imagens de modelos alternativas usando corselets (provavelmente em tamanhos padrão) e corsets! Notem como no caso dos corselets, mesmo sendo uma peça mais "solta", é possível ter estilo e beleza. Porque algumas das garotas que criticam as outras por usarem corselet não podem ser assim, desencanadas? Deixem as pessoas serem felizes. Nem todas querem ser adeptas do TL!


Alguém aí ainda tem dúvidas de que não é peciso andar no aperto pra ficar linda? Liberdade de estilo já! Cada um usa o que quer!

 

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. O foda é qndo usam corselet de lingerie por cima da roupa. Aí fica ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me deparei com um caso destes!!
    Acho que o que acontece é que o povo não tem noção de como combinar coisas, dependendo da composição, se bem feita e combinando, pode até ficar bom. Mas do jeito que vc comentou, até imagino a tragédia que foi!

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,vi seu blog ,amei a sua crítica e resolvi postar minha opinião,vc está extremamente certa,eu tb penso desse jeito e sou adepta dos corselets ,eu já tenho uma cintura fina e não preciso afiná-la mais,acho burrice uma pessoa q pratica TL se achar melhor do q o outro ,só pq este não pratica o msm.
    Amo corselets e tenho uma coleção deles e uso pq fica lindo no meu corpo ,pouco importa-me a opinião dos outros a respeito dos corselets ,os corselets são melhores pq valorizam o corpo da mulher sem modificar sua silhueta e eu apoio o uso de corselets para aqueles como eu q têem medo de deformações causadas por corsets e seu mau uso.
    Eu uso corselet pq amo e acho lindo,a beleza da mulher não precisa ser alterada para ser linda.Corsets são legais ,mas sou + corselets♥

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa questão da nomenclatura bastante complicada, até porque não são poucos os casos de supostas lojas de orkut que se aproveitam da confusão para enganar o público deliberadamente...

    Vamos falar a verdade: há muitos corselets por aí que tem acabamento melhor que muitos corsets que estão sendo vendidos.Com a aparição constante de corsets em programas femininos populares (e que nunca dão as devidas explicações), vê-se agora uma maior procura por este tipo de peça. Mas também tenho percebido uma coisa muito curiosa: exatamente como nos séculos anteriores, o uso de um corset "autêntico" está se tornando um símbolo de status social e isso é muito problemático, a meu ver.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, um ter um corset para TL irou símbolo de status social.
    Já ouvi até história de gente dizendo em altíssimo e bom som em lugares públicos: "meu corset é mais caro que sua roupa inteira", para pessoas que observavam a pessoa com curiosidade.
    Pobreza de espírito.

    ResponderExcluir
  6. gente assim ,com certeza não tem nenhum amigo

    ResponderExcluir
  7. Ah, adorei o post! De fato, não tem nada a ver inferiorizar ninguém por nada, principalmente por uma peça que a pessoa usa ou deixa de usar. ninguém é melhor do que ninguém por causa disso. Cada qual usa aquilo que quer e que pode,ponto final.
    O lance todo do corselet é que não dá para apertar muito, senão a coisa desanda, a barbatana entorta e vai ficando tudo muuuito estranho. Mas se o intuito não é andar mega apertada, o de barbatanas de plástico serve muito bem.
    Apesar de que, atualmente, dá pra achar corsets que nem são tão caros, é só pesquisar. Nada ver arrotar que pagou x ou y por uma peça.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sana!

    Muito interessante este post!

    Bem vou dar uma opinião de corsetmaker! ^_~

    Eu realmente não sou contra corseles, não vejo problema algum, eu mesma quando adolescente ja fiz varios para mim no tempo em q sequer fazia idéia de como viria a ser um corset.

    Mas para te falar a verdade hoje em dia com alguns quilinhos a mais não não me sentiria tão bem usando um corselet q salientasse a minha formas, ererer... Hoje são outros tempos, sou bem mais um corset, amo, adoro as curvinhas de cintura q eles fazem. *__*

    Oq sou contra é quando alguns vendedores usam de má fé se aproveitando da confusão de nomenclatura para vender produtos de baixa qualidade afirmando q servem para a pratica de tl, quando na verdade nem se pode usar estas peças muito apertadas pq elas se rasgam, se deformam... tbm não sou a favor de produtos q venham da China e Paquistão, por muitos motivos...

    A minha amiga Dhy postou em seu blog um comparativo entre estas peças eu achei bem legal para se ter uma noção melhor entre o caimento de um corselet destes importados e um corset.> http://saturninecorsets.blogspot.com/2010/12/provando-corset-x-provando-corselet.html

    E é claro q quem confecciona corset de verdade não fica nada contente quando suas peças são comparadas a estes "ching lings".
    Confeccionar corset não é nada barato, logo eles custam o preço justo ao trabalho e ao gasto. Eu realmente não sou uma pessoa "montada na nota" ererre e disso vcs podem ter certeza, pelo menos eu não vejo os meus corsets como status, creio q até possam haver pessoas q veem desta forma, mas enfim... Para mim são uma verdadeira paixão, sonhos de consumo realizados.

    Quando forem comprar um corset, por ser uma peça de valor mais elevado procurem uma marca idônea q preze pela qualidade satisfação do cliente, para q o sonho de consumo não se torne pesadelo, pois ja cansei de ouvir menina reclamando q compraram estas peças "chig ling" achando ser uma coisa e quando recebeu se arrependeu...

    Para corselet observem a qualidade da peça o caimento e dêem preferência a peças nacionais, ha marcas nacionais q confeccionam peças muito bonitas e com as medidas adequadas ao corpo da brasileira. ^_~


    Beijos a todas!


    Valéria Sorcière

    ResponderExcluir
  9. Oi Val!
    Obrigada por passar aqui. Concordo com tudo que você disse.
    Sei que fazer um corset custa caro e pagamos a qualidade e o trabalho da designer. Não os preços e nem quem vende corset que me incomodam.

    O que me incomoda é USUÁRIAS de corset subestimarem outras garotas só pq elas optam por usarem corselets, ou humilherem as ignorante vitmas de vendedoras sem escrúpulos de peças da China.
    Isso não deveria acontecer.
    A pessoa não tem culpa de ser ignorante e ser chingada, quem deveria ser chingada é a venedora, não a usuária. Já que o tipo de comercio que elas fazem nem é legalizado.

    Eu uso corselet porque não gosto de roupa me apertando, fora que é mais usável no dia a dia. E odiaria se alguma menina me chamasse de ignorante porque eu estou usando um corselet e não um corset de "verdade" para TL . Ora, eu uso o que eu quiser!

    Se a pessoa quer usar corset usa, deixa as pessoas com os seus "corseletes" serem felizes em paz.

    ResponderExcluir
  10. Meninas, isso tb acontece com a gente, não acontece?

    Tem muito produto masculino (corset, kilt etc) ultravagabundo e com preços nas alturas

    ResponderExcluir
  11. Eu acho muito lindo espartilho e corpete!!!

    Sou louca para comprar um, mas infelizmente só posso pela internet e aonde eu moro o frete chega ser o mesmo valor do produto!!

    más, fora a isso, adorei o post.. muito legal^^

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro corsets, acho lindo o efeito de diminuir a cintura e deixar a silhueta bem marcada.
    Os corsets da Sher, por exemplo, são caros mas têm o melhor acabamento que eu já vi, e acho que valem o investimento (ou ao menos valiam na época que comprei os dois que eu tenho). São peças que não se usa em qualquer ocasião, pois dependendo do tempo que se pretende passar com elas, podem ser bem desconfortáveis (de acordo com o quanto ele foi apertado). Da mesma forma, tenho vários corselets e acho eles igualmente lindos, mas uso em situações diferentes, em que busco a beleza e harmonia do look e, logicamente, conforto por longas horas, incluindo senta-levanta de determinado tipo de festas (casamentos, por exemplo). Acho que ambas as peças merecem respeito - e, se couber no orçamento, devem estar dentro do guarda-roupa de toda apaixonada por este tipo de vestuário, sem preconceitos!

    ResponderExcluir
  13. Bah, que tapa na cara da 'sociedade'!Gostei do post... e tu foi verdadeira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dos comentários, concordo que o importante é o caimento da peça, no exterior as mulheres não estão preocupadas com o nome e sim com a qualidade. Aqui no Brasil tem gente se importando demais com o nome e fazendo cada coisa ridícula que chamam de corset. Estou criando um atelier e pra isso tô pesquisando tudo o que puder a respeito do assunto, pois pra fazer sob medida você primeiro tem que conhecer bem a peça, pra não fazer feio.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in