Destaques

1 de maio de 2010

Goth Chic: Um Guia para a Cultura Dark

Quando estava na faculdade e fui fazer um trabalho sobre a Moda das Subculturas, minha grande dificuldade foi achar fontes bibliográficas sérias sobre o tema em português. Então, eu passava horas e horas na biblioteca do Senac Moda na Lapa, que tem um acervo incrível, lendo livros e revistas sobre a moda e a cultura underground em inglês. Aqueles livros não se podia pegar emprestados e xerocar seria um desperdício de dinheiro, já que muitos deles são pura imagem e poucos textos. E as revistas, puxa, como há revistas no exterior voltadas ao mundo alternativo. Aprende-se muito com elas!

Qual não foi minha felicidade quando encontrei o  Goth Chic, um dos únicos livros sobre subculturas lançados em português. E esse é o livro que venho recomendar hoje, se bem que um pouco tarde, pois ele foi lançado em 2005 e já é difícil achar ele hoje em dia, então se encontrarem ele por aí, agarrem e não soltem mais!

O livro foi escrito por um expert em assuntos obscuros Gavin Baddeley - que entre outros títulos, escreveu um livro sobre a influência das lendas de vampiros na mídia e mais um outro sobre a subcultura gótica, o Goth: Vamps and Dandies: The Dark Subculture.
O livro explica as origens da subcultura gótica e do termo "gótico" desde suas origens, remontando aos guerreiros visigodos, passando  pelo gótico na cultura de massa e chegando até os dias de hoje, mostrando que o gótico é um estilo de vida que congrega milhares de seguidores ao redor do mundo. Cada capítulo é dedicado à um tema, como literatura, quadrinhos, cinema, televisão, sexualidade, moda, música e estilo de vida. O livro é em preto (óbvio) e branco e tem muitas imagens. Uma pena a parte de moda ser bem pequena e não muito profunda,talvez porque o assunto não interesse muito à ele, mas melhor do que nada.
É recomendado para quem faz parte da subcultura ter como acervo, quem tem interesse em saber mais sobre e para pessoas que como eu, que não são góticas, mas admiram e acham esta subcultura uma das mais apaixonantes.
Abaixo umas fotos que tirei das páginas do livro.

 

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Eu lembro desse livro quando lançou, quase comprei, mas depois nunca mais vi por aqui.
    E ouvi falarem um pouco "mal" do livro, que não tinha muito sobre a parte de moda mesmo, e pelo nome do livro, o que chama atenção é essa parte mesmo hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Deze,
    Gente pra falar mal sempre vai ter. Como o autor diz, a própria subcultura gótica é cheia de indefinições.
    Mas é ótimo o enfoque do gótico em geral: literatura, cinema, artes. Ótimo pra abrir a mente pois somos muito fechados e conservadores por aqui.
    E temos é que agradecer por alguém ter escrito um livro sobre uma subcultura. É tão raro alguém fazer isso.

    ResponderExcluir
  3. O meu eu agarrei e não soltei mais *-*

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é interessandíssimo, mesmo eu não concordando com algumas das passagens, já que ele trata de todos esses elementos que influenciarão o gótico como algo gótico deste do principio. Junto com o livro-texto do Kipper e alguns antigos, é uns das únicas literatura em português que trata sobre esse assunto mesmo. É um livro excelente, mas introdutório e, lembrando, ele fala da cena gótica da Europa, principalmente a britânica. Infelizmente estamos carentes de livros que fale da nossa cena ou de outras, mais abragente.

    Também vale citar que ele é um "outsider" que fala com uma visão não de um gótico, mas alguém que se interessou e estudou com profundidade o assunto. Por isso ele comete algumas gafes, como dizer que existe góticos antes dos góticos terem existido e confudir várias vezes membros de outras tribos de diversas épocas com o gótico, principalmente quando fala de sexualidade e da música.

    Ainda sim, recomendo o livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro! Ganhei de presente do namorado na bienal do Rio, há alguns anos. Eu amo seu blog, é uma grande iniciativa. Atualmente estou finalizando minha pós-graduação em moda, arte e cultura de moda. E a minha monografia é sobre o estilo cybergoth/cyberpunk.:)

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho ele livro mas sinceramente acho muito superficial é um guia literalmente =P

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, mas sinceramente acho muito superficial, é um guia literalmente =P
    eu to fazendo um trabalho sobre moda underground só em antropologia ai tipo tem que fazer trabalho de campo etc, mais sobre importancia da moda dentro dos grupos, mas to meio perdida, apesar do seu blog estar me ajudando muito o/

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, como eu quero este livro! =O Desde q ele saiu q eu tbm to atrás. rsrsrs Quem sabe um dia eu dou sorte ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in