Destaques

25 de maio de 2010

Picnic

Eu tava aqui pensando... muitos de nós somos apaixonados pela moda do século XIX. E muito se faz, ao redor do mundo, picnics vitorianos.
Eu com essa minha mania de adorar a cultura riquíssima brasileira e de torcer por uma identidade genuína na moda nacional, pensei: os gringos fazem picnics vitorianos pela beleza de uma época perdida, uma era romântica e, de certa forma, aquilo foi parte da realidade histórica deles, mas e nós? Qual era nossa realidade na moda e nos hábitos do século XIX e nos tempos de Império?

Não seria interessante, como brasileiros, criarmos um picnic anual da época Imperial e do século XIX com encontros feitos no Rio de Janeiro antigo, Petrópolis, Paraty ou nas cidadezinhas históricas de Minas como cenário? Qualquer outra cidade antiga valeria também. Seria lindo e poético andar nas ruas antigas com trajes de época. Teríamos chás, doces e salgados brasileiros, coisas típicas das regiões do Brasil. Ok, precisamos de grana pra roupa e pra viajar. Mas seria nosso. Não seria uma imitação 100% das festas gringas. Que aliás, é nosso grande problema: achar que do lado de lá, as coisas são sempre melhores. Mais avançados que nós, eles são, e compreendem a moda de uma forma que nós ainda não compreendemos, mas nós sofremos de um sério complexo de inferioridade.

A moda brasileira no começo do século XIX, imitava a moda britânica, mas lá pelos idos de 1851, passou a imitar a moda francesa. E foi quando pela primeira vez, nossas roupas foram adaptadas ao nosso clima!! Em casa se usava pouca ou quase nehuma roupa e se dispensavam espartilhos devido ao calor pois muitas das roupas vinham de fora, mas na rua, as brasileiras caprichavam.

Eu pretendo postar sobre a moda brasileira no século XIX, mas há pouco material de consulta disponível e um livro ainda está em fase de escrita, então, dados certeiros, teremos que esperar, mas vou escrever sobre o que aprendi.

Enquanto a idéia de um picnic nacional Imperial/Séc. XIX não rola, vamos nos divertindo com os vitorianos, afinal, que era de roupas e mais lindas! Para os ricos é claro. Os pobres sempre se ferraram em qualquer época. Uma pena as mulheres serem tão submissas na época, mas ainda bem, que hoje somos capazes de adaptar a beleza daquela época à nossa mentalidade atual e isso só deixa esses eventos cada vez mais perfeitos.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. A idéia está longe de ser ruim e não é algo difícil de fazer, já que a passagem para esses lugares é barata (alias, relativamente barata =P) principalmente quando é fora da temporada e uma coisa dessas, com 6 a 10 pessoas, fica ótimo e fácil de organizar.

    Talvez a única dificuldade é encontrar pelo menos 6 meses comprometidas, porém dependendo dos seus contatos, isso é tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que algumas lojas alternativas adorariam ajudar no figurino, lembrando que em Curitiba a Dita Alice fez o seu...Mesmo que num parque ou num casarão, aqui em Campos do Jordão tem otimos cenários e não fica tão contra mão ^^

    ResponderExcluir
  3. É verdade! Tem muitas cidades e muitas opções de lugares, casas antigas...

    Mas acho que o principal "problema" seria a organização, teria que ser tudo planejado pelo menos uns 6, 7 meses antes: local, planejamento, início de feitura de figurinos - que poderiam ser feitos em parceria com lojas nacionais - para dar tempo de as pessoas se prepararem e não marcarem outros compromissos para a data, porque sempre tem alguém que desiste pq a data não é ideal.
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Sana, que ótimo você tocar nesse assunto, justo agora que o Rio de Janeiro está se preparando para organizar um picnic vitoriano e nós aqui em Floripa também. Acredito que dentro de algum tempo teremos um calendário fixo desses eventos e talvez uma espécie de convenção nacional. E sim, por que não tomar a temática do Império Brasileiro?

    ResponderExcluir
  5. Eu acho super válida essa ideia, amo ver as fotos de picnic vitoriano e sempre desejei participar de um. essa sua ideia então é maravilhosa, e só no município do Rio de Janeiro já tem lugares maravilhosos, como o Parque Lage, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista. etc. Também acho boa a ideia da temática do Império, dá pra explorar várias fases da moda nessas épocas de início de Brasil.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in