Destaques

31 de maio de 2010

A Incrível Popularização da Moda Fetiche

Anos atrás enquanto fazia meu trabalho de graduação na faculdade sobre subculturas e moda alternativa, nunca imaginaria que as roupas de látex  estilo fetiche, voltariam tão rápido à moda mainstream. Tive que explicar sobre a origem, simbologia e o uso do látex, vinil, couro e outros materiais usados nas peças de roupas fetichistas, peças tão obscuras e desconhecidas de todos há poucos anos atrás.

Ao assistir um clipe do grupo "Pussycat Dolls", observei que uma das garotas estava usando calça de vinil e fiquei surpresa de ver a peça na mídia. Dias depois, um clip da recém lançada cantora Lady Gaga um look preto de malha que imita o brilho latex é exibido num clipe ao redor do mundo. A mesma artista, posteriormente, usou outras peças em látex ou vinil na mídia. Boa parte da recente popularização da moda fetiche, é por conta do exibicionismo conceitual de Gaga, inclusive popularizando os sapatos sem salto.


Nenhuma artista pop quer parecer fora de moda, pode notar! A competição por "estar na tendência" aparece em Beyonce e Rihanna, que já usaram ballet heels e vinil em seus vídeos. Recentemente, os looks do clip novo da Christina Aguilera são pura moda fetichista. Parece até que fez pesquisa em revistas especializadas.

Popularização da moda fetiche: Cantoras pop em modelitos antes restritos à subculturas.


Clipe de Christina Aguilera. TG Clothing é uma das marcas que identifiquei ao ver o clipe.




Não podemos nos esquecer a popularização de Dita von Teese, a ex-Marilyn Manson (foi através dele que a mídia mainstream americana a conheceu) domina a mídia há algum tempo explorando a estética "fetiche + Pin-up".

Uma das responsáveis por fornecer essas roupas às celebridades, é Atsuko Kudo, antes apenas uma designer de roupas de vinil e pvc de alta qualidade e com público restrito, hoje é praticamente uma celebridade, já que passou a vestir artistas.

Assim como o corset (também uma peça muito usada nas subculturas) caiu no gosto popular pelo apelo da mídia e artistas, o mesmo pode ocorreu com a moda fetichista: toda mulher querer ter sua legging que lembra vinil. A forma como a moda das subculturas está massificada, vendida fora de seu contexto original, de não ser justamente uma moda popular, é espantosa. Novos tempos.



Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Nossa eu AMO ballet Heels!
    Amei vc ter sido uma das pouquissimas pessoas que quebrou a hipocrisia quanto a Dita Von Teese!
    Eu AMO a Dita mas todo mundo quebra o pau com o Brian por ele ser feio e a Dita linda, não sabem que dita era uma atriz de filme pornô e usava roupinhas de fetiche de plástico antes dele!
    Hoje ela veste alta costura, e continua falando mau do pobre Brian...

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas isso é fato!
    Antes de namorar o Brian a Dita era MEGA underground. Eu lembro que todos comentavam da beleza dela na época, diziam que era a Bela e ele a Fera. Bom, ela evita a todo custo falar dele hoje em dia, é curioso, porque se não fosse por ele, ela ainda seria beeem alternativa. Ele a levava pros eventos, colocou o show burlesco dela no clip da música MObscene...Ele a divulgou pra mídia mainstream, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  3. Realmente quem mais sofre com isso são as subculturas,tudo aquilo que tem um significado,uma origem,um visual diferente,etc... Enfim muita coisa que serve como referencia,como gosto,como filosofia de vida ser utilizado por muita gente que não sabem ao menos como aquilo tal surgiu ou tem seu significado.tudo isso por causa de cantoras(os) pops que sempre o que usam todo-mundo-quer-comprar.Acredito que as subculturas vão se inspirar em outras coisas já que que nao concordam com os modismos e a grande maioria não gostam dessas bandas e cantores pops e o pior talvez perder parte daquilo que fazia parte de sua cultura.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Quando vi esse clipe da Chirstina Aguilera na TV outro dia até fiquei com medo, hahaha. Senti muito forçado.
    Isso também me preocupa quanto às subculturas, mas acho que logo sai da moda mainstream isso, pelo menos, eu espero.
    E também eu acho que não deve pegar muito, nem todo mundo (do mainstream) tem coragem, e peito de sair usando as roupas que a Lady Gaga ou Christina Aguilera usam nos clipes e shows.
    Acho que (in)felizmente, o povo do mainstream tem muito preconceito quanto a isso... Talvez se uma mulher for na balada vestida de vinil ela seja hostilizada. Se uma mulher com uma mini saia comum foi hostilizada (apesar de ser numa faculdade) foi hostilizada, imagine uma de mini saia de vinil. A coitada é linxada hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Porque Lady Gaga, Christina e não sei mais quem podem usar vinil à vontade e uma rockeira, se usar, a mídia mainstream vai falar mal dela? Quantas vocalistas nós conhecemos que usam vinil e pvc direto nos palcos? Eu conheço algumas. E nenhuma delas foi parar no maintream. Mas as "divas" pops podem usar que todo mundo acha lindo.

    Pegar pra usar na rua acho que não pega, no máximo pra sair à noite ou em eventos como o Luxúria por exemplo.

    Mas que destrói a essência da subcultura, destrói. Porque não tá chegando na massa como parte da cultura de uma subcultura e sim como visual de música pop descartável.

    ResponderExcluir
  6. Nas palavras do próprio: "They say they don't want fame. But they get famous when we fuck"

    ResponderExcluir
  7. Mas a Madonna já tinha usado vinil no video de Human Nature há mto tempo !

    ResponderExcluir
  8. Oh, sim!! Madonna usou muita coisa antes! =D

    Mas a questão abordada no post não é quem usou primeiro e sim a popularização recente das peças não apenas entre celebridades como entre pessoas normais. =)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in