Destaques

12 de julho de 2010

Livro: Goth - Vamps and Dandies

Quando o jornalista e escritor Gavin Baddley lançou o livro Goth Chic em 2002 (lançado no Brasil em 2005), os góticos estrangeiros o parabenizaram pelo trabalho, mas reclamaram da falta de imagens e de pouca coisa falando sobre moda, contrariando o título da publicação. Então, Gavin, acabou de lançar a "continuação" do Goth Chic, como ele mesmo diz, na tentativa de sanar as deficiências de imagem e de estilo do primeiro livro. O livro Goth: Vamps and Dandies tem mais de 200 imagens coloridas e é uma delícia de ver! 
Comprei ele junto com o Goth Culture e pretendo falar sobre seu conteúdo à medida que se encaixar nas postagens do blog.

O livro, assim como o Goth Chic, aborda a influência da literatura, música, TV e do cinema na subcultura, passando pela egiptologia, século XIX e depois analisa década por década o século XX, o surgimento das modas e também fala dos festivais como o WGT e o M´era Luna. O livro também fala do uso da vestimenta nos locais de trabalho e nas ruas, da provocação e ousadia dos adeptos ao usarem o visual no dia a dia e destataca a resistência e a integridade dos adeptos da subcultura.

Alguns críticos de Baddeley, que antes falaram mal dele e do Goth Chic, assumem agora que apreciaram o Vamps and Dandies e que Gavin Baddley faz conexões interessantes da subcultura gótica com aspectos nunca antes abordados e que os argumentos são convincentes. E estilos recentes de moda gótica como o Dark Cabaret e SteamPunk também tem estão presentes no contéudo do livro que mostra as diversas vertentes de moda e a adoção de cores vivas ao invés de apenas preto.

Outro destaque é quando Baddeley fala que a subcultura gótica não é baseada apenas em música como as outras subculturas, que tem uma base muito mais ampla e profunda. E aborda inclusive o preconceito e a violência contra os góticos, dando como exemplo o assassinato de Sophie Lancaster  em 2007, a garota inglesa de 17 anos morta por ser usar a estética gótica. Segundo Baddley, esse foi o ponto chave da melhor aceitação dos góticos na cultura mainstream já que o caso teve grande cobertura da mídia. 

O livro é de fácil leitura e é um ótimo passatempo ficar vendo as imagens. O que faz a gente pensar em como a imagem é importante pras subculturas e diz muito sobre elas.

Cada pessoa tem seus próprios questionamentos e procura sua identidade, algumas pessoas se encaixam na subcultura gótica e outros se encontram em outras subculturas. Uma pena não termos tantos livros de outras contra-culturas para pesquisarmos.

Peço desculpas pela má qualidade das imagens tiradas com a câmera.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Adorei o livro Sana!!!
    Pelas fotos da pra ver que o livro é lindo, e parece bem interessante também!
    Preciso comprar, assim como o Gothic Chic.
    Você comprou pela internet ou já tem nas livrarias nacionais?

    beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais lindo *-*, quero comprar todos :P

    ResponderExcluir
  3. Ola!Mais um livro que vai pra minha lista de compras.Sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  4. nada não, as imagens estão e são ótimas e o livro parece ser muito legal:)

    ResponderExcluir
  5. Não tive a oportunidade de ler Gothic Chic.estou até atrás do livro, mas com relação ao segundo, já estou gostando dele só pelas imagens, imagine os textos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quem ainda não tem o Goth Chic melhor correr atrás, ao que parece o livro saiu de catálogo aqui no Brasil e em algumas livrarias já esgotou.
    Sugiro esse sebo online pra quem quer ter, mas que não se importa se é usado: www.estantevirtual.com.br . Tem vários Goth Chic lá pra vender, a todo preço.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  7. Opa, valeu pela dica Sana.
    To indo já comprar o meu na estante virtual!

    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela dica Sana!
    Imagine nos sebos possui vários livros ótimos.
    Beijos=^^=

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in