Destaques

18 de agosto de 2010

Anos 20/30 nas Subculturas

Textos Complementares:

Não é comum ver um adepto de subcultura vestido 100% no look dos anos 20/30, mas é fácil encontrar as referências do cinema de terror e do estilo vamp da época aqui e ali.
A herança mais forte dos anos 20/30  em todas as subculturas são os olhos maquiados de preto. 

Na subcultura gótica a maquiagem vamp é comum: olhos e boca  pintados em cores escuras. Os olhos maquiados ao estilo egípcio também é outra característica que é uma constante na maquiagem de não apenas a subcultura gótica, mas de adeptos de outras subculturas  como a  deathrock e a  Heavy Metal. Os cabelos pretos cortados curtos aos estilo bob ou Chanel  também se referem ao início do século XX e podemos encontrar referências em diversos acessórios como colares, gargantilhas, broches, penduricalhos de lantejoulas ou outro aviamento delicado e em tecidos finos, fluidos e transparentes.

A imagem do personagem Drácula, interpretado por Bela Lugosi é, até hoje, a imagem mais comum usada para reproduções de fantasias de vampiro:


Uma das principais responsáveis pela popularização e divulgação da maquiagem egípcia na subcultura gótica e pós-punk foi Siouxsie, que bebeu da fonte inspiradora da maquiagem e da egiptologia dos anos 20.


Exemplos da maquiagem pesada/egípcia, pele pálida e cabelos em versões atuais que lembram a estética 20/30:



Além de referências no cabelo e maquiagem, as roupas e acessórios abaixo também têm influência do início do século passado. Uma das estilistas alternativas que mais se inspira nestas décadas é Louise Black (última foto), que se veste e cria peças alternativas/góticas inpiradas nos 20s.


Um recente exemplo de como a década de 1920 pode influenciar de forma glamurosa a subcultura gótica, foi a sessão de fotos feita pela socialite americana Kim Kardashian, "fantasiada" de gótica, o glam goth e o look vamp se encontraram de forma moderna e classuda.


Maquiagem egípcia na subcultura deathrock:


Entre as roqueiras, também é comum batons em tons escuros, maquiagem egípcia e os olhos pintados de negro, embora bem mais leve do que o usado pelas garotas góticas. Os famosos "panda-eyes" são usados constantemente pela cantora de Heavy Metal Doro Pesch, desde os anos 80.
Abaixo: a punk Theo Kogan e as roqueiras Amy Lee, Tarja Turunen e Doro, todas de olhos negros e batom.


Veja também: 
Textos Complementares:

Mais postagens em: Moda Histórica

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Acho que o que mais me encanta dos anos 20/30 e sua influência nas subculturas hoje é sem dúvida a maquiagem.
    Gostei das peças da Louise Black também.
    Seria legal ver mais looks dos anos 20/30 "gotiquizados" por aí. Ficaria interessante.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post.Queria aproveitar também para fazer um pedido, teria como você fazer um post só sobre as saias rodadas que estão voltando.Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!
    Também adoro as saias rodadas!
    Valeu pela dica de postagem.
    Pode deixar que já vou começar a bolar o post!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amo a maquiagem e o corte de cabelo dos 20/30!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem.. sou suspeita pra falar.^^
    AMOOOOO!<3
    Adoro mixar os clássicos. ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in