Destaques

28 de agosto de 2010

Esclarecendo Dúvida da Pergunta 35

Faço essa postagem pra esclarecer uma dúvida que algumas pessoas que estão tendo com relação à pergunta número 35 da Pesquisa Sobre Moda Alternativa no Brasil.
É uma pergunta incomum, eu confesso, mas não tenho certeza se me expressei de forma clara ao elaborá-la.

A pergunta é: 
"Qual aspecto da cultura/folcore/história do Brasil você gostaria de ver adaptado à moda alternativa? Ex: bordados nordestinos, referência da estética tradicional gaúcha etc."

Nosso país é tão grande e tem muitas características regionais, algumas que nem conhecemos, às vezes achamos lindo tal característica mas não encontramos referências à ela na nossa moda alternativa e por isso as descartamos ou as tratamos com preconceito.
Mas vale lembrar que as tendências da Moda Alternativa vêm de fora, são aspectos culturais DELES (Europa/EUA/Japão) adaptados nas roupas, o que eu quero com essa pergunta é captar quais características culturais nacionais são apreciada, pra analisar a possibilidade de como elas poderiam ser incluídas ou adaptadas à uma moda alternativa nacional. 
Vou dar exemplos visuais para melhor compreensão:

Ex 1: Vestimentas tradicionais gaúchas.
Ao público alternativo sulista que é tradicionalista, bolar roupas underground com referência à cultura gaúcha. Bom, eu sou gaúcha e sou suspeita pra falar, porque eu adoro aqueles vestidões de prenda e as bombachas usadas com botas dos garotos. 


Ex 2: Festa Junina
Alguns daqueles vestidos juninos de Campina Grande são lindos, lógico que eu mudaria as cores e as estampas deles, mas o caimento e formato é bem semelhante à certos vestidos tradicionais americanos muito usados com petticoats como este.



Ex 3: Bordados Nordestinos, Renda de Bilro, etc...



Ex 4: Outras danças/figurinos folclóricas regionais, como Reizado e Dança das Fitas:


E outros aspectos que você mesmo pode citar.

Essa pergunta é bem parecida com a número 34, porém, a número 34 é uma pergunta mais generalizada, sobre coisas que você aprecia e não necessáriamente serão adaptadas à moda. A pergunta 35 é específica: Qual característica você gostaria de ver adapatda à moda alternativa.

Qualquer outra dúvida sobre qualquer outra pergunta, entrem em contato!

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Oi.
    Gostei muito da sua iniciativa,já que é de nossa cultura valorizar mais o que é de fora e acabamos esquecemos que o nosso país é tão ou mais rico culturamente do que muitos paises referênciais.
    Gostei da idéia por ela ser bastante criativa,já que roupas com referências culturais nacionais fugiria dos estereótipos e acabaria originando uma coisa mais original e seria ótimo para a marca que você está pensando em criar.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in