Destaques

18 de setembro de 2010

Lingerie Histórica - Parte 5: Crinolette/Bustle

Por volta de 1864, a forma da crinolina começou a mudar. Ao invés de ser em forma de cúpula, a frente e os lados começaram a se estreitar, deixando apenas o volume na parte de trás. O tipo de crinolina que apoiava este estilo era conhecido como um Crinolette

O crinolette é composta por 26 meios-arcos costurados em uma meia-saia de algodão. Os meios-arcos eram conectados por dentro da saia através de tiras, que poderia-se apertar ou afrouxar dependendo do tamanho desejado.

1870
1870
Mas a Crinolette  foi rapidamente substituído pelo Bustle.

Bustle é a evolução da crinolette, que aconteceu entre 1867 e 1872. Eram feitos em tecidos pesados visando puxar a parte traseira de uma saia para baixo e esticá-la, mas podia perder a sua forma no uso diário devido à movimentos como sentar-se ou movimentar-se com freqüência. Os crinolettes e os Bustles eram mais restritivos que as crinolinas, a frente reta e as tiras presas ao redor do corpo tornavam os movimentos mais difíceis.  O problema de sentar era resolvido empurrando o bustle para o lado ou sentando na ponta dos assentos.
Abaixo, bustle de 1875, 1885-87 e um desenho:


Muitos cartoons fizeram piada dos bustles, comparando as mulheres à besouros ou caracóis.


Com o bustle, o tecido em excesso e os enfeites foram transferidas para a parte de trás da saia. Esse volume ainda era necessário para dar a mulher a aparência de cintura fina e quadris largos. Entre as décadas de 1870 e 1880, o bustle teve as mais diferentes formas. Apenas durante um curto período entre 1878 e 1882, nenhum tipo de bustle foi usado e as costas dos vestidos eram retas. Mas então, ele reaparece em 1885 atingindo proporções exageradas. 

A moda dos bustles imensos acabou em 1889. Entre 1890 e 1900, o bustle sobrevive como um suporte elegante para as saias, pois equilibrava a famosa silhueta em S que empurrava o busto pra frente e os quadris para trás. A peça caiu em desuso entre 1905 e 1913, ao mesmo tempo que o corset.

 
Hoje em dia os bustles -  estruturas de metal - são raros, as exceções são nas coleções alta costura e vestidos de noivas. Mas é comum o estilo Late Victorian sem o bustle, apenas modelando e dando volume à parte de trás  dos tecidos dos vestidos.
Um famoso exemplo recente de vestido com o bustle feito apenas em tecido, é o vestido feito pelo estilista Eiko Ishioka, que ganhou um Oscar por seu figurino no filme Drácula de Bram Stoker.



Bustles de gaiolas em metal são raros hoje, mas as subculturas como a gótica, a moda Lolita e os apreciadores de trajes históricos, reproduzem as suas roupas modelando e dando volume ao tecido, de forma que o uso da gaiola é descartado.


Mais sobre lingerie histórica:
Lingerie Histórica - Parte 1: Farthingale e Guardainfante
Lingerie Histórica - Parte 2: Pannier 
Lingerie Histórica - Parte 3: Petticoat (Anágua)
Lingerie Histórica - Parte 4: Crinolina/Cage
Lingerie Histórica - Parte 6: Bloomer/Pantalette

Postagens sobre história da moda no link Moda Histórica.
O texto foi escrito por mim, de acordo com minhas pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil. Se forem usar para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Essa é a minha lingerie favorita, acho que a grande culpa disso na verdade é o vestido do filme Drácula. Sempre fui apaixonada por esse vestido hehe.
    Achei até um tutorial para fazer um bustle outro dia. Eu ainda não tentei fazer mas parece interessante, não sei se você conhece mas é esse aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=lbxRdDjp67g&feature=channel

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Pelo link, vou assistir!
    Sabe que eu tenho a incrível mania e nunca procurar nade moda no youtube? Eu esqueçoooo, preciso mudar meus hábitos hahaha!

    Eu acho o bustle um charme!!

    ResponderExcluir
  3. Só não ando assim nas ruas porque iam mandar me internar...as pessoas nao aceitam as diferenças...pena...acho que nasci na epoca errada

    ResponderExcluir
  4. @Thais, sabia que a vida para as mulheres naquela época era muito difícil?
    Leia as 3 postagens sobre o século XIX ;)

    Acho muito melhor usar essas roupas nos dias de hoje, dá sim! Temos a liberdade, ninguém vai te internar não, fica sossegada.
    Vc já ouviu falar dos picnics vitorianos e históricos? Dá uma procurada sobre eles aqui no Blog. É sua chance de usar esse tipo de roupa nos dias de hoje.

    bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in