.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Lingerie Histórica - Parte 6: Bloomer/Pantalettes

18 de setembro de 2010

Lingerie Histórica - Parte 6: Bloomer/Pantalettes

O Bloomer original foi uma peça de vestuário inventada pelas americanas Elizabeth Smith Miller e Fabrizia Flynn, mas popularizada por Amelia Bloomer  no início de 1850. Amelia era advogada e lutava pelos direitos das mulheres, por isso a peça recebeu o nome dela.
Bloomers eram calças largas, compridas e folgadas que se estreitavam na altura dos tornozelos e usadas por baixo das saias. Também eram  destinados a preservar a decência vitoriana, uma época de regras rígidas para as mulheres.

O século XIX, foi uma era de urbanização. As bicicletas e a prática de esportes estavam se tornando populares e para que as mulheres pudessem pedalar seria necessário o uso de um vestuário simplificado e confortável. As mulheres adotaram o bloomer nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde eram chamados de Knickerbockers.


Mas poucas mulheres usavam a peça, e as que usavam eram ridicularizadas e insultadas pela imprensa. Só que muitas das mulheres que usavam a peça estavam profundamente envolvidas na  “reforma do vestuário”, na abolição da escravatura  e do movimento pelos direitos das mulheres - eram as primeiras feministas, que reclamavam das restrições das roupas e da saúde. O bloomer acabou sendo adaptado também para as meninas e para educação física feminina.

Mas  com o passar do tempo,  ficaram em alta para a classe média, ficando mais populares na década de 1910 e 1920.

Algumas vezes os bloomers são relacionados às pantalettes (calças longas), um tipo de pantalonas  usadas por meninos e meninas muito jovens que se originou na frança no século XIX e se espalhou pelos Estados Unidos e Inglaterra. As pantalettes (imagem ao lado) eram usadas por meninos e meninas. Feitas em seda, linho ou algodão, eram usadas para cobrir as pernas até o tornozelo ou as panturrilhas, eram lisas com babado de rendas ou outro acabamento na parte inferior de cada perna, presas na cintura com botões ou laços. As mulheres do século XIX costumavam usar embaixo do petticoat para se protegerem do aço da crinolina e garantir que as pernas nunca fossem mostradas.  

O bloomer é uma das mudanças (ou reforma) mais importante na história do vestuário feminino. Subverteu gêneros e botou abaixo a regra de "calças para homens/saias para mulheres". Foi um marco também na roupa para esportes. Até então não havia um tipo de roupa específica para a prática esportiva. Além de ter vestido as mulheres em calças, o bloomer também deu origem ao sportwear.

Atualmente, os bloomers e pantalettes são usados pelas diversas variações da moda Lolita, pelas góticas e pelas moças Steampunks. Podendo serem usados embaixo das saias ou mesmo como peças à mostra.

Pantalettes e Bloomers:


Mais sobre lingerie histórica:


Postagens sobre história da moda no link Moda Histórica.
O texto foi escrito pela autora do blog, de acordo com pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil e no exterior. Se forem usar para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.

  • 5Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

5 Comments

  1. Acho incrível a capacidade das subculturas fazerem adaptações tão lindas dessas peças históricas.
    Essa última de vinil achei muito original e bonita.
    O look todo branco também... Bem estilo da Emilie Autumn.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A branquinha é linda mesmo, bem bufate. E a de vinil dá até pra sair na rua. =)

    ResponderExcluir
  3. Coincidência, pois eu adorei a roupa, mas não sabia que o estilista já era falecido...vi outras peças dele e achei demais! Não entendo muito de moda, mas achei os modelos lindos, pois são elegantes, sem muito exagero, mas com estilo(pelo menos as peças que eu vi pareciam assim pra mim!)Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essas roupas (só não saberia usar)!
    Eu adoro roupas steampunk - que algumas artistas de darkcabaret usam também - engraçado como algumas coisas da moda vitoriana estão voltando com tudo.
    Dão uma classe super especial e aristocrática...

    *kisses*

    ResponderExcluir
  5. Liis, na verdade a Era Vitoriana não voltou, ela sempre esteve presente na moda subcultural.

    A Era Vitoriana e o Século XIX são a base estética da subcultura gótica. O Steampunk e do Dark Cabaret que - embora sejam outras subculturas - são ramificações da estética gótica.

    Outras épocas e décadas também são referências estéticas pra essas subculturas. Você vai encontrar mais informações sobre essas épocas no link "Moda Histórica".

    bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover