Destaques

27 de outubro de 2010

Anos 1940: Filmes de Terror que são influência nas subculturas

A estética dos filmes de terror influenciam as subculturas. Assim como nos anos 30, os filmes de terror também tinham espaço nas telas dos anos 1940.

O filme "The WolfMan" de 1941, foi um dos primeiros filmes de lobisomem e  influênciou muitos dos que vieram a seguir. O diretor Jacques Tourner foi um dos mestres dos filmes de horror da década e fez filmes como "Cat People" (1942), "I Walked with a Zombie" (1943) e "The Body Snatcher" (1945) com dois atores lendários atuando juntos: Boris Karloff e Bela Lugosi. 


Em "Cat People" a atriz Simone Simon interpreta uma moça que acredita ser descendente de um povo pagão que são  uma mistura de homens com felinos: "Um gato acaba de andar sob o meu túmulo..."


Boris Karloff atuou em "Isle of the Dead" (1945), assim como "House of Frankenstein" (1944), que atuou com Lon Chaney e "Bedlam" (1945).


Bela Lugosi, trabalhou no já citado "The WolfMan" e "The Ghost of Frankenstein" (1942),  "Frankenstein Meets the Wolfman" (1943), "The Return of the Vampire" (1944), "Voodoo Man" (1944) e "Abbott and Costello Meet Frankenstein" (1948).
Lon Chaney atuou na série de quatro filmes "The Mummy" entre 1942 e 1944. A mesma série de filmes atuais estrelada por Brendan Fraser e Rachel Weisz. Atuou também em "Son of Dracula" (1943) e "House of Dracula" (1945).


Outros filmes da década: "Black Friday" de 1940, "King of the Zombies" (1941), o semi-musical "Phantom of the Opera" (1943), "Revenge of the Zombies" (1943), "I Walked With A Zombie" (1943) e satânicos como "The Seventh Victim" (1943) (foto abaixo) e "The Uninvited" (1944). "The Picture of Dorian Gray" (1945), Crime Reporter (1947), Dr Morelle - The Case of the Missing Heiress (1948), The Man in Black (1949) e Someone at the Door (1949). 


Podemos citar também os filmes “Hangover Square”, “The Lodger” (foto abaixo, inspirado na história de Jack, o Estripador) e “The Undying Monster”, lançados entre 1944 e 1946, cujas histórias são baseadas na Inglaterra do fim do século XIX, começo do século XX.



Vemos muito destes filmes influenciando a subcultura gótica e heavy metal, e você, tem algum deles como preferido?


Os filmes antigos podem ser achados para download em sites de Torrente ou assistidos em sites de filmes online. 


Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.



Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. A atmosfera desses filmes é mesmo ótima.

    Boas dicas de filmes!

    ResponderExcluir
  2. Não vi ainda nenhum desses clássicos infelizmente.
    E realmente é muito díficil encontrar esses filmes na locadora ou em lojas de DVD, o jeito é fazer download e se tiver sorte ver no TCM (eu não tenho telecine em casa hehe)
    Outro dia eu vi uma promoção na Saraiva que até agora me arrependo de não ter comprado.
    Era um box com Drácula, Lobisomem e Frankstein, e vinha o busto em miniatura dos três monstros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Noossa Deze! Que bonitinho devia ser esse box. No exterior eu sei que tem um box com os 5 monstros clássicos da Universal.

    Ah e o TCM é o canal que mais passa esses filmes antigos. Recentemente passou o "A sétima Vítma". E tem passado também uns dos anos 50/60 com o Vincent Price inspirado nas obras do Poe.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in