Destaques

29 de outubro de 2010

Halloween: Decoração

Ah! Nada como a época de Halloween pra dar a desculpa de decorar a casa com enfeitnhos macabros.

Os festejos do Halloween tem origem  nos Festejos Celtas do Samhain,  que começavam no dia 31 de outubro e acabavam dia 2 de novembro (você pode ler a história completa aqui). Nós, que somos latinos não celebramos culturalmente o Halloween, apenas o dia 2, o Dia de Finados ou Dia dos Mortos (leia mais aqui). No Brasil, um país de herança fortemente católica, a data é conhecida como "Dia das Buxas" por herança da perseguição religiosa da Inquisição da Idade Média, onde aproveitava-se a data para caçar e queimar mulheres e pagãos.

Para os celtas, assim como para alguns povos da américa latina (especialmente os Mexicanos), o Mundo dos Mortos é um lugar feliz, sem fome nem dor. Entre o dia 31/10 e dia 02/11, o portal do mundo dos mortos está aberto e eles vagam pela terra para visitar seus antigos lares ou serem visitados por seus familiares e amigos. 
Para não perder os fiéis simpatizantes do paganismo, na Idade Média as Igrejas acabaram por incorporar essas datas à seus calendários oficiais. A data recebeu o nome de "Dia de Todos os Santos", em inglês "All Hallow´s Eve", que deu origem à palavra "Halloween".

Embora muitos pensem que sim, não há nenhuma ligação dessa festa com o mal, apenas a lembrança de que devemos aproveitar a vida ao máximo e lembrar de nossos mortos com carinho.



Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Lady!

    Tô sumida devido uma correria danada, mas tô aqui!

    Adorei a fotos de decoração, principalmente as luminárias laranjas e pretas!

    bjuus!

    ResponderExcluir
  2. Cada decoração linda!
    Amei esses cupcakes.
    Adoro a festa de halloween, apesar de não ser uma comemoração típica latina e brasileira.
    Mas acho muito interessante! :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in