Destaques

2 de novembro de 2010

O Dia dos Mortos nas Subculturas

Há até poucos anos atrás (4 ou 5), falar sobre o Dia dos Mortos era uma grande novidade curiosa. Poucos conheciam, poucas lojas ofereciam peças inspiradas na data.
Desde então, as subculturas descobriram os festejos, imagens e as lendas da celebração latina de Finados e esta tem sido explorada, especialmente na forma de estampas, pelas lojas alternativas e também em fotografias e maquiagem. Antes tema restrito apenas à fãs de Horror Punk, zumbis  ambulantes e aos mais mórbidos, aos poucos conquistou o mercado gótico e mais recentemente até o estilo Pin-up (seja lá o que caveiras e Pin-ups tenham a ver! Mas na moda alternativa tudo é possível).

Lembro até hoje que uma das minhas primeiras fotos do orkut, lá por 2006, era uma foto em que maquiei meu rosto de caveira, inpirada pela data. E sim, aquilo provocava muita curiosidade, as pessoas não entendiam porque eu estava maquiada daquele jeito e meu nick era "Lady Skull". Hoje, esse imaginário já está tão bem divulgado, que dificilmente alguém vai dizer que nunca viu uma maquiagem de caveira no rosto. 

E pelo que posso observar, em minha opinião, essa tendência veio pra ficar na moda alternativa e vai acabar se tornando um tipo de estampa e estética tradicional.


Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Adorei o post.
    Confesso que comecei a entender isso dos dias dos mortos mais, depois que li seu post sobre a data aqui.
    Mas sempre achei fofo esse tipo de estampa nas lojas alternativas.
    Mas não lembro de ver isso daqui no Brasil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Sana !! De onde são essas baby looks estampadas ?? Se vc tiver o link passa pra mim, por gentileza !!
    Bjins !!

    ResponderExcluir
  3. Melina, há 3 dias atrás eu fiz uma limpa no meu pc e apaguei as pastinhas que tinha as imagens com nome da loja. Não lembro qual a marca das baby looks, mas te dou quase certeza que vc encontra essas peças no site da Sourpuss Clothing.
    ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doido por uma camisa dessas mas eu nunca acho...o jeito vai ser mandar estampar...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in