Destaques

23 de fevereiro de 2011

O Século XVIII e XIX : Diretório, Império e Regência

A moda do final do século XVIII e começo do século XIX na França, se divide em três períodos: o primeiro, de 1789 a 1799, chamado de Diretório, foi um período de mudança brusca nas vestimentas. O segundo período, de 1800 a 1815, é a época da chamada “moda Império”, baseada na silhueta neoclássica. De 1815 a 1825, ocorre o período final do Neoclássico, chamado de Regência, cuja moda muda gradualmente para o estilo romântico.

Para ler a postagem sobre A Moda na Diretório, Império e Regência , você precisa ser redirecionado ao meu novo blog, exclusivo sobre História da Moda. Clique na imagem abaixo para acessar o blog e o link do post:




Mais postagens sobre história da moda no link Moda Histórica.
O texto foi escrito pela autora do blog de acordo com pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil e no exterior. Se forem usar o texto na íntegra para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Com relação a essa rejeição vitoriana da moda regência, existe até uma charge da época. Vou procurar e te mando o link.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem Sana.
    Pro picnic vitoriano que eu queria ter ido mas acabei nem indo, eu planejava fazer algum traje do perído império ou regencial, por serem mais frescas as roupas do que as vitorianas pra um picnic no Brasil no verão hehe.
    Gostei ainda mais de saber sobre essa época, e que ainda foi a moda foi influenciada por Napoleão e Josephine (a rival da minha chará Desireé) hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse Blog é muito caprixado, ein! Eu curto muito História e arte e, como eu gosto de desenhar personagens e cenas de livros, eu tô sempre pesquisando sobre a moda da época em que eles viveram.
    Agora estava a procura de dicas de roupas pra burguesia de final do século XVIII na Louisina (EUA), e resolvi dar uma espiadinha por aqui. E não é que eu encontrei exatamente o que eu queria?
    Parabéns pelo blog, pessoal! E obrigado!

    ResponderExcluir
  4. JH: Eu também sou apaixonada por história da arte!
    E uma das maneiras de se aprender sobre história da moda é exatamente estudando obras de arte e claro, as obras sempre retratavam nobres e burgueses pois eles é que tinham dinheiro e vaidade suficiente para serem retratados ;)
    Que bom que encontrou o que queria aqui no blog.

    ResponderExcluir
  5. @Deze: Também acho as roupas do período império perfeitas pro nosso clima!
    Dá pra usar cores e rendinhas delicadas. Uma graça!

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Regina Pessoa. Fiquei sabendo do blog por amigo e adorei! Sou atriz e contadora de histórias, ás vezes desenho e produzo ficurinos para teatro. É uma ótima referência, faltava isso mesmo para a gente consultar e apreciar fotos e figuras lindíssimas! Eu divulguei o blog no meu blog também (reginappessoa.blogspot.com)! A postagem está programa da para a próxima quarta, dia 02/03. Um abraço
    Regina Pessoa

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu estava visitando o blog http://artegrotesca.blogspot.com/ e vi a tua visita nele, resolvi visitar :D
    Achei muito interessante o teu blog^^
    Por isso irei seguir^^

    Espero pela tua visita no meu :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Me identifico muito com a moda Império. Acho os vestidos lindos e adoro os rufos mais discretos. Acho bem feminino, tanto as cores quanto os cortes. Sempre viajei nas pinturas francesas desse período justamente por toda essa delicadeza. Outro excelente post, com uma leitura agradável porém acadêmica! Sana, publique um livro, faltam referências como a sua para o público alternativo sério. Garanto que muita gente ia gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Helena, Obrigada!
    Pode deixar, vou na possibilidade de um livro de moda para o povo alternativo. ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi! Gostei muito de conhecer o blog.
    Sou estudante de Design de Moda na UDESC. Estou fazendo um trabalho sobre a Moda Império e este post irá me ajudar bastante. Além disso, acho muito interessante citar como o estilo está inserido no mercado da moda e nas subculturas. Parabéns pelo conteúdo do blog.

    ResponderExcluir
  11. Sana, James Laver chega a dizer que o Império foi uma das épocas mais nuas da História!

    ResponderExcluir
  12. É verdade!
    Até os anos 20 foram mais vestidos! Acho que a nudez do império só perde pros dias de hoje.
    Você leu no A Roupa e a Moda? Eu consulto ele entre outros livros pra escrever os textos. ^^

    ResponderExcluir
  13. Sim, eu li,


    Veja isso. Vi na Wikipédia. Capa de uma edição de 1830 de Orgulho e Preconceito.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Pickering_-_Greatbatch_-_Jane_Austen_-_Pride_and_Prejudice_-_She_then_told_him_what_Mr._Darcy_had_voluntarily_done_for_Lydia.jpg

    ResponderExcluir
  14. O link acima deu erro, seria essa?

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Pickering_-_Greatbatch_-_Jane_Austen_-_Pride_and_Prejudice_-_She_then_told_him_what_Mr._Darcy_had_voluntarily_done_for_Lydia.jpg

    Muito legal! =)

    ResponderExcluir
  15. Virei fã de carteirinha deste blog! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    eu faço cenografia e indumentária na UFRJ e estudo o desenvolvimento do traje através dos séculos o tempo todo e é bom ver artigos tão completos. Seu blog é muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Anne e Lenes: Muito obrigada pelos comentários positivos! Me anima a continuar escrevendo e blogando! =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Olá.. estou escrevendo uma dissertação sobre figurino, e o seu blog me ajudou bastante em alguns detalhes. Porém gostaria de saber se você pode me passar a bibliografia que você utilizou para escrever este post! Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestas alturas (mais de um ano da publicação) eu nem lembro exatamente quais os livros que consultei! Eu fiz um apanhado geral e escrevi o texto. Então vou te dizer o nome de alguns livros que tenho aqui e que abordam essa época: A Roupa e a Moda, História do Vestuário, Empire Fashions e English Costume from the Seventeenth Through the Nineteenth Century. Com certeza tem algo desta época neles. ^^

      Excluir
  19. Muito Obrigada!! Mas de qualquer forma mesmo com essa bibliografia que me passou o seu blog será citado!!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Encontrei o seu blog por acaso, e gostaria de saber se tens como me ajudar.
    Estou fazendo um projeto de História da Moda, e me chamou a atenção uma imagem que postou neste artigo.
    É um quadro com o rosto de uma moça com flores do cabelo, na parte de 1811 -1820 ( quinta imagem)
    gostaria de saber se tem alguma informação sobre ela, nome, pintor ou data específica.
    Agradeceria muito as informações. Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a beldade alemã Auguste Strobl pintada por Joseph Karl, aqui vai um link na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Strobl

      Excluir
  21. Nossa! Adorei o seu blog...
    Você escreve de modo facil de ser entendido,e não é cansativo...
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  22. A história da moda é muito fascinante e você começa entender que algumas vestimentas e como surgiu tem todo um contexto histórico.

    www.thefashionfit.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in