Destaques

26 de abril de 2011

Iron Fist x Melissa + Inspirações Brasileiras

A nova coleção da marca de calçados alternativos Iron Fist lançou dois modelos super parecidos com duas sandálias da marca nacional Melissa.
Não pude evitar as comparações, desde que sou uma Melisseira de plantão e também fã dos designs da Iron Fist.

Iron Fist X Melissa Cute

Iron Fist X Melissa Zen girl + Vivienne Westwood


Se realmente houve inspiração de uma marca estrangeira em peças de uma marca nacional, não é a primeira vez que acontece, como já postei aqui.

Muitos de nós odiamos o carnaval não é? (ou ao menos odiamos o que ele se tornou, uma indústria milionária), tempos atrás vi um look gótico num evento estrangeiro, completamente sexy, cheio de penas, brilhos e adereços, bastante sugado de nosso carnaval e daptado à estética gótica. 

Tudo da nossa cultura pode ser adaptado ao alternativo, basta ter criatividade. Lembram de uma pesquisa de moda alternativa nacional que fiz ano passado?  (poucos se interessaram em responder). A maior dúvida foi quanto à pergunta de número 35 que era sobre características da cultura nacional que poderiam ser adaptadas à moda alternativa. As respostas foram "não entendi a pergunta", "nada" ou "não sei". O que mostra a falta de visão inovadora/empreendedora do nosso público.

A diferença é que os estrangeiros vêem a moda como um mercado de fazer dinheiro, para tal, quem for mais inovador/diferente cativa mais público ávido por coisas diferentes, vendem mais, por isso adaptam ao alternativo tudo que puderem. Tendemos a não ver nossa cultura como algo adaptável ao lado obscuro da vida.
Se pararmos pra pensar, os estrangeiros se inspiram em aspectos da cultura e história deles e a gente acaba tomando isso pra para nós. Sabemos e admiramos a cultura deles e esquecemos de olhar para a nossa. Se não adaptamos nossa cultura e história ao alternativo, os estrangeiros fazem isso por nós e o dinheiro, claro, vai pro bolso deles.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. eu adoro a iron fist tb! ja tentei fazer parceria para comercializar os produtos mas nao consegui, voce teria mais infos pra mim?

    xxx
    @Babyalicious

    ResponderExcluir
  2. O pior é que realmente são bem parecidas. =o
    Concordo com vc, Sana, muitos de nós não dá valor algum a nossa cultura e a nossa estética. Vêmos o mundo conforme a lente dos países desenvolvindos, quando poderíamos estar inovando aqui, e gerando empregos.
    Não soube sobre essa sua enquete, senão teria respondido com prazer.

    ResponderExcluir
  3. Os produtos dessa marca são lindos, ja pensei em importar os produtos dessa marca mas acabei nem indo atras, minha loja ainda não é grande o suficiente pra importar tanta coisa sendo que ja estou com planos de trabalhar com mais 3 marcas(Darkstar, Evil Clothing e Nemesis Now) alem da Alchemy Gothic e da Manic Panic mas infelizmente as coisas estão atrasadas :(.
    Quem sabe no futuro(apesar de que se fosse trabalhar com calçados daria preferencia a New Rock).

    ResponderExcluir
  4. @ Ana Paula, a pesquisa ainda pode ser respondida, é só fazer download no link que está no final do texto da postagem "pesquisa de moda alternativa nacional" ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa são bem parecidas,mas a diferença de valor algumas vezes chega a ser gritante!Sem contar que produto nacional fica bem mais fácil de encontrar caso que outra de outra cor ou outro modelo da coleção.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fico imaginando essa última vermelha de coração na cor preta, seria legal!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. @Rart og Grotesk: vc fala da Melissa? Acho que tinha a preta na época que foi lançada...

    ResponderExcluir
  8. @Rart og Grotesk e Sana: Tem preta sim, eu inclusive tenho uma :)
    Gostei da inspiração da Iron Fist, acho que o material deve ser até mais confortável que a melissa.
    Gostaria de comprar algo da Iron Fist, mas importar é dose hehe.
    Concordo com você, a gente deveria valorizar um pouco mais nossa cultura. A idéia do carnaval meio gótico me atrai :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o teu blog!
    Já estou a seguir-te. Se quiseres passa no meu também ;)

    Cheers!

    ResponderExcluir
  10. Realmente são bem parecidas!!
    Concordo, deveríamos valorizar mais a nossa cultura. Além do mais, teríamos belas peças e quem sabe conquistaríamos até os estrangeiros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Verdade Violet.
    Pelos exemplos citados, nossas peças já estão conquistando os estrangeiros.
    Fora que vem copa e olimpiadas por aqui e a cultura brasileira estará em TVs do mundo todo. Quem for esperto vai roubar muitas idéias nossas... e nós não levaremos crédito.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in