Destaques

23 de dezembro de 2011

20 Anos da Loja Alemã X-Tra-X

Não posso deixar o ano acabar sem fazer uma postagem dos 20 anos da maior e mais famosa loja de moda alternativa da Alemanha: a x-tra-x! A loja é uma das maiores de moda alternativa do mundo em termos de variedade de peças.

A loja abriu em 1991 e em 1992, já fazia grande sucesso; em 1993, criaram seu primeiro catálogo que seria feito todos os anos e a partir de então, abriram filiais em outras cidades alemãs. Em 1997, quando ainda mal havia uma moda alternativa de fato no Brasil, seu catálogo já tinha 200 páginas e atingiu 370 páginas em 2004! Em 1998, a loja virtual é criada e desde então, a loja se tornou mais e mais conhecida e mais copiada. Atualmente patrocina bandas, todo ano tem um stand no WGT e revende as mais variadas marcas alternativas além da marca própria. 

Durante este ano inteiro, eles forneceram o catálogo comemorativo de aniversário, e fizeram também um catálogo versão Deluxe, com capa dura, formato de livro, lindíssimo, feito para guardar a vida inteira, vendido por 10 euros. Além desse catálogo comemorativo, eles também tem mini catálogos mensais e cards para distribuir aos clientes.
A foto abaixo é dos meus catálogos e cards da marca.


Seguem algumas páginas do catálogo, que tem 212 páginas, pra mostrar pra vocês o tamanho da profissionalização da marca. E o quanto o emprego das modelos corretas para as sessões de fotos, assim como um bom styling (montagem dos looks), são fundamentais para atrair e provocar desejo de consumo nos clientes. Como já trabalhei com catálogos, percebo que quem fez o trabalho entende de como funcionam as coisas na área de Moda.
Também é obviamente notável a variedade de estilos de moda disponíveis para compra. Farei pequenos comentários antes de cada imagem:
 
O catálogo tem em torno de 10 páginas apenas com camisetas básicas (1º imagem). Isso não é estranho pra mim, a venda de peças mais básicas é o que paga as contas de muitas empresas, por serem mais baratas, tem venda garantida o ano inteiro justamente por serem peças combináveis com tudo. Na 2º, 3º e 4º imagens uma amostra da darkwear do catálogo com blusinhas em estilos diversos, corselets, saias variadas.

Atualmente, a mais forte tendência na moda alternativa, é o estilo retrô anos 40 e 50. As páginas abaixo ilustram bem a referência pin up e vestidos/saias que remetem ao estilo New Look Dior de  1947 e ao rockabilly dos anos 50.
 

Abaixo: militarismo dos anos 40 e estilo Steampunk.
 

Um pouco de cor como alternativa ao preto; cyber e um pouco mais de darkwear feminino e iniciando o catálogo no segmento masculino com a elegância de casaca cinza em risca de giz.

Na moda masculina também há várias paginas dedicadas apenas à camisetas e camisas básicas, assim como muita variedade de calças e de saias.

O estilo Diretório, cheio de golas ao estilo jabô, divide espaço com o estilo dândi vitoriano e o estilo steampunk.

Como na moda alternativa feminina: muito militarismo anos 40 e referência aos rockers dos anos 50 no estilo retrô masculino.

Há muitas mais páginas de moda masculina, feminina, infantil, acessórios, calçados... Uma amostra de como a moda alternativa está cada vez mais variada em estilos no exterior, já que está cada vez mais profissionalizada e existe desde praticamente os anos 70, surgida com a moda punk de butique de Vivienne Westwood. Aqui no Brasil, camisetas de bandas sempre existiram, mas linha de roupas, feminina ou masculina, uma "Moda" de fato, só começou no final dos anos 90. Profissionais formados em Moda que trabalham ou são empregados nesse segmento é algo muito mais recente ainda: desta década.


Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Ui, nem preciso falar que amei esta marca. Como faço para ter um catálogo, basta pedir no site? Olha, divulguei o concurso Vitoriano lá no blog!
    bjkassssssss

    ResponderExcluir
  2. Lauren: A xtrax é uma loja que revende diversas marcas, a marca deles, intitulada Bat Attack é pequena, faz praticamente só camisetas e um ou outro acessório.
    O catálogo mensal (o pequeno) e esse comemorativo de 20 anos com 212 páginas, você consegue se comprar algo na loja.
    Já o catálogo versão deluxe está à venda por 10 euros se não me engano. =)

    ResponderExcluir
  3. Você já comprou pelo site? é confiável? Corro o risco de ser taxada? Quantas dúvidas rsrs
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. @Thenebra: compras internacionais são taxadas quando custam acima de 50 dólares SE pararem na alfândega. Tudo que comprei do exterior até hoje, nunca parou na âlfândega pra ser taxado mesmo que custassem acima de $50, vai da sorte mesmo e do tamanho do pacote. Eles costumam invocar com pacotes grandes ou muito pesados. ^^

    ResponderExcluir
  5. Já tinha entrado uma vez no site da loja.
    Muito lindo o catalogo, interessante saber que as peças mais básicas que fazem a loja "sobreviver", eu não tinha ideia disso!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in