Destaques

24 de dezembro de 2011

A história das Pin-ups!

Engana-se quem pensa que as Pin-ups se resumem às décadas de 40 e 50. As garotas de cartazes existem pelo menos desde o fim da Era Vitoriana e ilustraram pôsteres da Belle Époque e Era Eduardiana


*Atenção: o texto a seguir é resultado de uma pesquisa autoral inédita em português até o momento de sua publicação em 2011. Devido à recorrentes plágios e uso do conteúdo sem citação da fonte, esse aviso se fez necessário: ao fazer uso desta pesquisa, a recomendação é linkar este artigo do blog como fonte consultada para evitar problemas com os direitos autorais.


O termo "Pin-up" foi documentado pela primeira vez em 1941, mas já era usado, ao que se sabe, pelo menos desde 1890. O termo se refere a desenhos, pinturas, ilustrações e fotos de moças sexualmente atraentes em poses sensuais. Estas imagens eram reproduzidas em revistas, jornais, cartões postais, calendários, publicidades diversas etc, e visavam ser “penduradas” (em inglês, “pin-up”) em paredes. Elas também podem ser chamadas de cheesecake, termo deriva de uma determinada escola de arte usada nos últimos 100 anos onde o foco é a garota atraente e o fundo da foto pouco importa. O equivalente masculino é "beefcake".

No último trimestre do século XIX, a moralidade vitoriana começou a enfraquecer e pôsteres e cartazes com moças atraentes se tornaram bastante populares. O homem que pode ter inventado esse tipo de cartaz foi o artista parisiense Jules Chéret.

 

É difícil definir a origem das revistas Pin-up. As "Gibson Girl", de Charles Dana Gibson , embora não sejam consideradas de fato pin-ups, prenunciam as características do gênero, pois eram a personificação da ideal beleza americana, além de terem suas próprias histórias satíricas, foram tão populares que ilustravam temperos, cinzeiros, toalha de mesa, sombrinhas e etc do final do século XIX.

 

Outro possível criador das revistas pin-up é o francês Raphael Kirchner, seu trabalho trazia mulheres nuas ou em poses provocativas.


Lá por 1890 a maioria dos artistas parisienses estavam fazendo cartazes, talvez o mais famoso de todos seja Toulouse-Lautrec, que inclusive fez o primeiro poster do Moulin Rouge.
 

Em 1894, a art noveau também tinha seus pôsteres sensuais.


Uma das mais famosas imagens Pin-up do começo do século XX, é a September Morning de 1912.

A grande "era das pin ups" foi entre os anos 30 e 50, época de artistas como George Petty, Alberto Vargas, Zoë Mozert, Earl Moran e Gil Elvgren.
 

Earl MacPherson fazia fotografia de modelos como referência ao seu trabalho de arte, algumas dessas fotos foram publicadas e durante os anos 40 e 50, as fotografias ao estilo pin up estiveram no auge. As modelos eram as típicas "vizinhas perfeitas" ou artistas de cinema, entre elas Marilyn Monroe cuja sessão fotográfica dela nua em um fundo de veludo vermelho estampou os primórdios da revista Playboy. Mas a modelo pin-up mais fotogafada dos anos 50 foi Bettie Page.

Atualmente, a idéia primordial de pin-ups como ilustração sensual está principalmente nos gibis. Citando apenas três  super heroínas bem populares: Vampirella, Ghost e  Lady Death, são sensuais, flertam com o observador e se vestem com roupas de apelo erótico.


Uma das tendências de moda alternativa que mais tem dado certo nos últimos anos é a estética Vintage/Retrô dos anos 40 e 50, com isso as figuras das pin-ups da época viram referência visual. Até a moda gótica se rendeu ao tema que sempre foi característico das garotas do rockabilly, psychobilly e agora do gothabilly, isso é o que veremos na próxima postagem.


Artigo das autoras do Moda de Subculturas. Para usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, linke o artigo do blog como respeito ao direito autoral do nosso trabalho. Tentamos trazer o máximo de informações para os leitores até a presente data da publicação. Todas as montagens de imagens foram feitas por nós.
 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. FELIZ NATAL HONEY!

    Querida te peço um favor, caso você tenha o link do meu blog em seu blogroll, atualize pq mudou o endereço. Agora é http://chacomcupcakes.com

    Em breve com novo layout.

    =**

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, Sana. Até acabei fazendo um post rápido sobre a Gibson Girl^^

    ResponderExcluir
  3. Ixe! Coloquei o meu bem depois...mas adorei as fotos e o texto, é impressionante como um tema rende vários assuntos. É tão bom quando se tem tanta coisa para se aprender. Estas décadas de 50 e, principalmente 60, são híper-mega-ricas! Bjkas

    ResponderExcluir
  4. @Dhy: Que bom que gostou *_*

    @Monike: Muito obrgada! Atualizarei seu endereço sim!

    @Laura: Elas são lindas né?

    @M.Mean: Obrigada Mean! Vou lá ver o post ;)

    @Lauren: Tem mais textos pin-up vindo! Pra mim, a década de 50 e 60 são as mais férteis de todas rsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Sana! Muito explicativo mesmo!! =D

    ResponderExcluir
  6. @Deze e Juliana: Obrigada! Que bom que gostaram! ^^

    ResponderExcluir
  7. Melhor post sobre o assunto, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Bom,é muito desconfortante ver mulheres adorando sua própria objetificação sem perceber que os principais artistas que criaram tal estilo são todos homens.Fico me perguntando onde estão as artistas mulheres e seu homens pin ups.Achamos lindo aquilo que mais tarde justifica violências horrendas contra nós.Um pouco de senso crítico não faz mal,meninas...e nem as torna "feministas feias e mal-amadas"...

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  9. Haha eu já tinha visto esse seu post aqui. Sempre acompanho suas postagens. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in