.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Setembro 2011

30 de setembro de 2011

Look Louis Vuitton em versão Alternativa

O vestidinho estilo anos 40 com toque de empregada francesa e com gola Peter Pan, dessa coleção de Louis Vuitton (a coleção inspirada em fetiche, que é a próxima tendência de inverno), está em praticamente todos os editoriais das revistas de moda internacionais! Inclusive em alguns dos editoriais que postei recentemente como este (3º imagem) e este (5º imagem).

Achei esse vestidinho muito chique! O único problema seria a gola, muito fechada pro nosso clima (ok, a coleção é de inverno). Gostei tanto do look que decidi procurar em lojas alternativas uma opção semelhante pra usar no verão dos trópicos.

Porém, segundo minha pesquisa, as marcas alternativas ainda não estão investindo na gola Peter Pan, achei poucas opções de peças semelhantes, sendo a mais parecida a escolhida abaixo. Adoraria que houvesse o vestido num tom de vinho, mas ele está disponível apenas nas cores preta, verde e vermelha. Mas podem notar que é mais curto e mais justo, a gola é mais baixa e as mangas não são bufantes.

Quanto à bota, bom, como penso em um look veraneio, a bota não seria o ideal, mas vale dizer que uma marca de calçados alternativos já havia feito um modelo muito semelhante ao da foto (como podem ver AQUI) e creio que até mesmo antes. A opção de calçado vai então pra um sapato com as mesmas cores da bota e recorte semelhate.

Elvira na Ponystep

A revista Ponystep colocou Elvira, a Raina das Trevas como uma das opções de capa de sua 2º edição (as outras opções são Donnatella Versace e Dame Edna).
Vejam as fotos da matéria ;)

 

Look do Leitor: Stella

A sessão Look do Leitor de hoje é especial!
Há mais ou menos um mês, a Stella deixou uma mensagem na página no blog no Facebook: "Amei seu blog e a história dos chapeus medievais. Adoraria usá-los..." Ela se referia aos chapéus medievais da postagem Moda na Era Medieval pt. 3.

E então, Stella fez um chapéu para uma Festa Medieval em Brasília, segundo ela, adaptações foram necessárias pois como ela mesma disse: "como não vou à festa a cavalo precisarei fixar a armação em uma tiara para poder entrar no carro". Seguindo a idéia do chapéu "coração", ela fez  uma releitura, já que raspar os cabelos do alto da cabeça e as sombrancelhas para ser fiel à época seria algo um tanto quanto desnecessário.

O adorno coração, foi feito com chapeuzinho de papel de festa infantil fixado numa tiara, forrado de papel camurça e decorado com sianinha prata. O véu é um echarpe que passa por dentro dos dois chapéus e foi unido na parte de trás com um alfinete.

O figurino foi elaborado para uma festa à fantasia, mas em vista de tantos picnics históricos ocorrendo no Brasil, está aí mais uma prova de que usando a criatividade tudo é possível (e barato!).
Tomara que muitas outras moças se inspirem nos adornos medievais para as próximas festas e picnics!


Quer ver quem já participou desta sessão? Clique no link abaixo:


Renew Black

You Inspire, setembro 2011.


Meadham Kirchhoff SS2012

Colorido e divertido, o desfile parece ter saído diretamente de Harajuko, o bairro alternativo japonês! Muitas peças aí são bem semelhantes à peças de moda alternativa.
Trashy, infantil, pré-adolescente... tenho certeza que as meninas mais novas vão gostar, assim como as fãs de coisas fofas!
Anáguas de pelúcia, decotinhos renascentistas (duas primeiras fotos), e os vestidinhos com modelagem Rococó-alternativa? Umas graças!

 


29 de setembro de 2011

True Colors (com Rick Genest)

Editorial da Vogue Hommes Japão com Rick Genest. Referência aos anos 80: as tachas punks, as cores berrantes todas misturadas, estampa animal, vinil, acessórios de plástico.



28 de setembro de 2011

Postagens Antigas

Quer ver as postagens antigas do blog?

O blogger disponibilizou novos métodos de visualização dos arquivos dos blogs.
Se você conheceu o blog agora, quer ler as postagens antigas, relembrar os primeiros posts, dar busca por determinado assunto... clique no link abaixo e divirta-se!






24 de setembro de 2011

Linda Friesen: Couture Noir

Já faz um tempo que não falo de estilistas alternativos estrangeiros, então, falarei brevemente do belo trabalho de Linda Friesen: a marca Couture Noir.

A estilista holandesa gosta de temas teatrais, tem obsessão por esquisitices e talento para a costura, o que se percebe com a escolha certa de tecidos e a atenção para os detalhes.
Linda se formou em Design de Moda em 2009. Durante os anos de estudo, seu amor pela moda gótica se tornou mais maduro, o que ela agora descreve como Couture Noir. Logo que se formou, ela começou a trabalhar em uma etiqueta com seu nome, juntamente com sua já existente marca de moda alternativa lolita chamada "Mirror".
Em outubro de 2009, ela venceu um concurso de Moda durante a Fashion Week holandesa em Eindhoven e foi convidada a fazer styling numa revista de moda alternativa.
As imagens que ilustro abaixo são parte de sua coleção de formatura "Tea Injection".


23 de setembro de 2011

Look do Leitor: Lucas

Quer mostrar seu estilo aqui no blog? Basta participar da sessão Look do Leitor! Leia as regras AQUI e entre em contato!

Eu devo dizer que fiquei encantada com o participante do Look do Leitor de hoje! Seu nome é Lucas, apelido Luck, tem 18 anos e cursa o  3º colegial. E olha só, ele será meu colega de profissão: quer fazer faculdade de Design de Moda com a intenção de ser um estilista somente linhas masculinas, pois sente falta de variabilidade no mercado. 

Ele diz  não ter um estilo definido, mas particularmente, acho que ele tem um estilo bem gothic rock  com toque de street wear.

Lucas é tão ligado em moda que me mandou um link do seu álbum de fotos do orkut chamado "Moda e Estilo", onde ele posta somente fotos looks masculinos que o inspiram, os looks vão de pessoas normais à estilistas como McQueen, Alexander Wang, Jeremy Scott, DSquared2, moda alternativa masculina especialmente Ouji e artistas como Vile Valo, Bill Kaulitz, Taylor Lautner... É, este rapaz tem bom gosto!

Ele me mandou uma breve explicação dos visuais dele, aí vai:
Estilo mais gothic rock:
 

Street Wear casual, que ele usa no dia a dia:

Dia de "pedágio de rock" na escola. Ele diz que esse é o estilo dele de todo dia, a novidade é a unha pintada de preto que ele não costuma pintar sempre.

Um estilo bem legal que me lembrou muito o de Tobias Sammet, vocalista das bandas Edguy/Avantasia.


Um cabelo estiloso  que faz diferença no visual.


Festa à fantasia com tema "rock", com direito à cartola como diferencial.

No Look do Leitor, eu posto no máximo 8 fotos, mas Lucas me mandou uma a mais com a mãe dele, dizendo que ela é linda, e achei tão fofo que não podia deixar de postar né? =)


Quer ver quem já participou? Clique no link abaixo:


18 de setembro de 2011

Early Victorian x New Look Dior

Leituras Complementares à esta postagem:
Anos 50 - Parte 1: A Era de Ouro da Costura

Como vimos na postagem anterior sobre o New Look de Christian Dior, o estilista se inspirou na estética de 1860 (Early Victorian) pra criar sua primeira coleção em 1947. Vocês encontrarão alguns (raros) livros de moda dizendo que Dior se inspirou na Belle Époque, porém, a maioria dos livros fala em 1860. Particularmente, acho o New Look muito mais Early Victorian do que Belle Époque, basta analisar a silhueta em geral.

A silhueta early victorian (1837 – 1860) tinha ombros estreitos com mangas até o punho, luvas, pequenos chapéus, cintura marcada com corset, saia em formato de sino armada com diversas anáguas e crinolina

Já o New Look Dior, tinha cintura marcada com o uso de corset, jaquetas com ombros arredondados e mangas até o punho, blusas justas, saias rodadas armadas com anáguas, tule e crinolina, saltos, luvas e chapéu.

O New Look Dior, dominou a moda por mais de 10 anos. Reinou por todo os anos 50 e deu cara à estética rock n roll e rockabilly.

Quem diria que o Early Victorian, o New Look Dior e a moda Rock n Roll teriam algo tão em comum?

Pin It button on image hover