Destaques

19 de fevereiro de 2012

Moda Praia Alternativa Feminina

Foi-se o tempo em que usar um biquini preto era o máximo que se podia vestir para demonstrar sua alternatividade no litoral!

Embora o Brasil tenha um litoral de 7.367 km, não fomos nós que criamos as mais variadas peças de moda praia alternativa da atualidade. Ao analisar o porquê, chego em algumas conclusões (e vocês podem acrescentar suas idéias nos comentários):

1. Toda subcultura renega a cultura dominante. No caso do Brasil, a cultura dominante é usufruir do litorial sempre que possivel. 
2. Muitos góticos idolatram uma pele pálida vampiresca e fogem da praia para não perderem a aparência de mortos-vivos. 
3. Em nosso país, pele clara pode significar descendência européia. Num país onde a pele morena (bronzeada ou não) é maioria da população, ter a pele clara é "ser diferente", há quem goste desse "status". Há os que  assumidamente negam a cultura dominante que prega a mistura de raças.
4. Há os que só gostam de caminhar na praia e ver o oceano mas não gostam de se bronzear.
5. Há os que não gostam de praia mesmo e ponto final, simples assim. 
6. Como já foi comentado algumas vezes nesse blog: a falta de profissionalização de quem trabalha com moda alternativa evita que se tornem aptos a desenvolverem peças inéditas adaptadas ao nosso clima/cultura. 
7. O crescimento lento do mercado alternativo nacional que não permite ($$) que o lojista crie produtos diferenciados para ver se tem demanda de público.

Em Moda, toda situação exige uma roupa adequada. Você não vai trabalhar de pijamas e não vai no churrascão dos amigos de terno. Na cultura brasileira, ir à praia de roupas é, diríamos, ir contra a etiqueta da vestimenta adequada.

Mas quem de nós, alternativos, nunca foi à praia de roupas, seja porque não queria se bronzear seja porque não tinha uma swimwear alternativa? Eu já!! 

Eu não sou fã da areia da praia mas adoro o mar e adoro caminhar na praia, não me importo de me bronzear, assumo minha cor amarelada! Tenho biquinis e saída de praia alternativos comprado numa loja nacional, a Spooky  Look (que eram disponibilzados na primavera e acabavam antes de dezembro!).

Mas porquê são os gringos que desenvolvem a swimwear alternativa mais legal? 
Entre outros pormenores, observei que algumas das lojas alternativas que criam peças litorâneas são baseadas em Los Angeles, cidade quente e com praia. Outras marcas, simplesmente optaram por oferecer ao cliente a maior variedade possível de roupas, para que a consumidora, se um dia precisar de um biquini, ao invés de ir comprar numa loja mainstream, opte pela loja alternativa. E o que dizer de uma das tendências mais fortes da moda alternativa atual: o estilo retrô/pin-up e seus maiôs com jeitinho de antigos, super comportados...

Você pode acessar os seguintes links pra ver o que já foi postado sobre swimwear alternativa no blog:

Vamos à alguns modelitos que separei pensando em subculturas específicas:


-  Para as meninas headbangers e black metallers: preto e caveira estampas clássicas da agressividade. O maiô de esqueleto é da marca Black Milk (que teve post no blog em 2009).


 - Para as góticas: tons escuros, estampas discretas, maiô preto com detalhe em vermelho.


 - Para as meninas que curtem Hard Rock, Sleaze: verde fosforecente com estampa de onça + roxo + preto (o maiô poderia ser mais ousado e menos retrô, teria mais a ver com a sensualidade destas subculturas).


  - Para Punks e Hardcores: esqueleto e cerejinhas.

  
 - Para as roqueiras em geral: muitas caveiras! E biquini preto altamente customizável com tachas.
 
 - Para a rockeira mais fofa que curte rosa ou roxo sem perder os caveirismos:


 - Para as dethrockers que amam zumbis:


- E para as fãs de moda alternativa retrô:


 E você, gosta de ir à praia? Qual modelito escolheria?


    Comentários via Facebook

    23 comentários:

    1. Com certeza eu escolheria o biquini preto com uma mão de caveira, adorei!
      O difícil é achar estes biquinis por aqui, na verdade impossível né? E é super complicado importar biquini, piois é uma peça pequena e tal =(

      ResponderExcluir
    2. Eu sou apaixonada por esse maio de caveira da Black milk, e pelo biquíni de zumbi da iron fist. Os outros modelos eu não conhecia, mas adorei principalmente os retros e os mais góticos.

      ResponderExcluir
    3. Ai que lindos!! Eu gostei do maiô de caveira e o preto da quarta foto. Super usaria! :D Apesar de eu também não gostar muito de praia/sol/piscina hauhauha.. ao menos m aiô fica m ais bonito no corpo e protege mais do sol hahah

      ResponderExcluir
    4. Nossa...eu simplesmente amei esse post...serio...na realidade ficaria com o biquíni gótico, o punk de esqueleto...e o de zumbi verde...enfim.

      Beijos...

      ResponderExcluir
    5. Por falta de encontrar em lojas para comprar, de preferência com preços acessíveis e que valorize a qualidade do tecido eu acabei customizando um biquini meu. Postei no meu blog também: http://9dadesasolta.blogspot.com/2011/12/diy-customize-biquini.html

      Se pudesse comprava todos esses *-* haha

      ResponderExcluir
    6. @AnaLu: A customização ficou ótima!! =D

      ResponderExcluir
    7. Gosto bastante de praia, mas ODEIO apanhar sol XD primeiro porque tenho fotosensibilidade (e o sol nos olhos é umas dores insuportáveis), depois porque, se apanho um pouco de sol, fico logo superbronzeada (odeio XD, as minhas amigas acham-me maluca, mas enfim...), mas como passo imenso tempo na água, fico sempre superbronzeada...

      Quanto aos biquinis, gosto do de zombie (não é que seja deathrocker, mas tenho o vício dos zombies, que é que se pode fazer? XD), o de esqueleto (rapariga com o cabelo rosa), e os dois fatos de banho para "headbangers" =)

      ResponderExcluir
    8. muito legal, na parte do gótico eu juro que nunca vi uma gótica falar que queria ir á praia...

      Eu ñ sou fã de sol, mar e gente me olhando, más com essas roupas ai, cara eu até me interessei á ir! São lindos d+, muito mesmo...

      ResponderExcluir
    9. Moda praia...está ai um um dos ítens da minha enorme lista de coisas a fazer...mais infelizmente ainda não pode entrar na parte de prioridades...Para uma empresa grande é fácil criar qualquer coisa, mais para uma empresa pequena não,ainda mais se for uma marca pequena e alternativa. Creio que outras marcas alternativas de pequeno porte assim como a minha tenham as mesmas dificuldades:
      1 - Moda praia exige um maquinário diferenciado, pois estamos falando de peças que precisam esticar/ceder, e que vão ficar longos períodos em contado com água, por isso precisa de costuras próprias para o seu fim. O que pode ser feito com máquinas comuns ( overloque e galoneira e talves reta )porém em termos de costurabilidade não é recomendado, pois se não for bem feito, ou não estiverem totalmente reguladas, logo pode começar a descosturar , sem falar no acabamneto que nem sempre fica bonito.
      2 - Estampar ( silk) em tecido que estica muito, exemplo a lycra comumente usada para artigos de praia é um problema, pois novamente exige tintas e técnicas específicas, para poder esticar junto, sem romper o silk, sem contar o fato da malha ficar longo período molhada...Então a alternativa em 99% dos casos é o tecido estampado, ai vem outro problema:
      3 - Dependemos dos fornecedores ( empresas que fazem os tecidos e malhas )para obter a estampa desejada, e ficamos limitados ao que a empresa cria, e dificilmente teremos estampas alternativas, pois eles trabalham para a massa. Até hoje, mesmo o motivo de caveiras "estar na moda", ainda não vi nenhuma malha nacional com estampas de caveiras. Tecidos já vi alguns. Falo isso, pois fim do ano passado eu quiz muitos fazer alguns bikines...Então fica bem dificil produzir, sem alternativas. Uma empresa grande, desenvolveria sua própria estampa e mandaria produzir o tecido, e isso é impossivel para empresas pequens, devido ao custo.
      4 - Digamos que uma empresa nacional tenha determinada estampa que seja alternativa, oba! uma raridade. Ai vem mais um problema: Para comprar direto da fábrica é necessário comprar um rolo fechado de 15, 20 k, dependendo do rendimento do tecido, a lycra por exemplo, rende quase 3 m por kilo, por cima seriam no mínimo 60 m de tecido, de uma única estampa. E isso seria um investimento inviável para uma marca pequena e alternativa por 2 simples motivos: 1º o valor seria muito alto para esse único rolo / estampa de malha.
      2º Daria pra fazer zilhões de peças ( bikines) já que o consumo de tecido é pequeno, e como marcas alternativas não vendem como marcas de roupas de massa, imagina quantos anos a empresa levaria para desovar essa estampa, ou seja, não daria lucro par compensar esse investimento.

      Falei muito...mais só explicar que pelo menos no meu caso, o que eu não " crio" não é por falta de visão de mercado e nem de criatividade, pelo contrário, criatividade e vontatde de fazer tudo o que quero chega a ser um problema que me causa muita insônia. Então o que ainda não consegui fazer é simplemente por falta de maiores recursos mesmo e as vezes falta de alternativas em relação ao mercado mainstream. Mais estou sempre na luta, não só como empresária, mais como uma pessoa alternativa que deseja ver o nosso mercado alternativo crescer muito.

      ResponderExcluir
    10. @DARK FASHION: pois é Nívia, você tem uma das melhores empresas do mercado, com variedade de peças, não duvido que lhe falte criatividade, aliás criatividade causa insônia, né? Sei bem disso rsrsrs!

      Como trabalho na área entendo completamente o que quis dizer, mas nem dá pra detalhar muito isso em postagem do blog porque acho que todo lojista/marca alternativa, deve saber obrigatóriamente como funcionam as coisas, assim como vc sabe. Se eles não souberem, não vou dar de bandeja pra eles, eles que vão estudar.

      Já pensou na possibilidade do tecido que sobrar dos biquinis, vc aproveitar e criar saidas de praia como saias com babados (que leva bastante tecido) ou vestidinhos soltos?

      Bjs!

      ResponderExcluir
    11. Gostei de todos, mas o biquini de listras pretas e vermelhas é o mais lindo! Quero um igual. :)

      Ótimo post! Todas temos direito de ir à praia se sentindo bem eh? ˆˆ

      Beijinhos*

      ResponderExcluir
    12. Nunca cheguei a ver uma lady com estas peças, seria bem interessante!

      ResponderExcluir
    13. Eu moro no litoral de SP. Até vou a praia, mas prefiro o horário da tarde, porque apesar do sol ainda estar forte (especialmente nessa época do ano), acaba sendo um sol que não bronzeia nem é prejudicial pra pele.

      Eu não ligo muito pro modelo do biquini porque tenho cabelo azul e algumas tattoos chamativas, então o visú alternativo acaba estando presente de uma forma ou de outra. Faz parte de mim. rs

      Mas se eu pudesse escolher um biquini desses, sem dúvida seria o zumbi! <3

      ResponderExcluir
    14. até que dá para encontrar alguma coisa aqui nas lojas convencionais... ano passado eu comprei um biquini de gatos pretos na blue man e teve um ano que a triya lançou um de caveirinhas coloridas lindas! eu nao compro nas lojas internacionais porque a modelagem de biquinis, pelo menos dos EUA é horrorosa, aquele fraldão no popô hehe
      bjsss

      ResponderExcluir
    15. A Nívea falou com louvor exatamente o que todos nós dessa área pensamos e passamos:
      (Falei muito...mais só explicar que pelo menos no meu caso, o que eu não " crio" não é por falta de visão de mercado e nem de criatividade, pelo contrário, criatividade e vontatde de fazer tudo o que quero chega a ser um problema que me causa muita insônia. Então o que ainda não consegui fazer é simplemente por falta de maiores recursos mesmo e as vezes falta de alternativas em relação ao mercado mainstream. Mais estou sempre na luta, não só como empresária, mais como uma pessoa alternativa que deseja ver o nosso mercado alternativo crescer muito.)

      é muito difícil ter mil idéias na cabeça e não conseguir tornar realidade,se formos listar aqui todas as dificuldades que enfrentamos,não iríamos parar nunca,e sofremos muito com essa situação,acreditem.
      Precisamos de críticas sim,mas precisamos tbm de apoio,incentivo,precisamos vender para poder produzir mais,é uma ajuda mútua.

      ResponderExcluir
    16. @DHY: Verdade! Este ano vi biquinis/maiôs com estampas bem legais e retrôs.
      Até na Marisa eu vi um maiô retrô de estampa de cerejinhas.
      Nossa, o biquini da Tryia, que bom que você falou, tinha um post dele aqui no blog, acrescentei o link ;)

      ResponderExcluir
    17. ameei esse post, um modelo mais lindo que o outro *.*
      já estou seguindo seu blog, adoreei :))
      beijos
      morganapoison.blogspot.com

      ResponderExcluir
    18. Menina, me caiu o queixo o biquíni da Iron Fist, não sabia q investiam neste tipo de peça.
      Como gosto de rock, de maneira geral, curti qse todos os biquínis. Se comprasse um deles sentiria pena de estragá-los com a praia, rsrs.
      É uma pena o país não dar valor aos nichos, todos tem importância no mercado consumidor, como é complicado por isto na cabeça dos grandes empresários, hein? O jeito é ficar catando porra aí algo q caia no seu gosto...
      Bjkassss

      ResponderExcluir
    19. Faz post de volta as aulas com mochilas e caderno?

      ResponderExcluir
    20. Aprecio o banho de mar, mas o ambiente praia e o exagero da nudez me incomoda.

      Eu sou a favor da volta do maiô masculino! Já vi em desfiles..

      ResponderExcluir
    21. Eu também detesto pegar um bronze,apesar de gostar de praia.Sempre que eu vou ver um novo,eu fico vendo como são tão sem graça.Nunca achei um legal com uma estampa mais pro rock ou gótico aqui por São Paulo.Sana,você conhece algum lugar de SP que vende esses tipos de biquini?

      Beijos

      ResponderExcluir
    22. @Anônimo: a Spooky Look costumava vender biquinis com estampa de caveira, mas a dona teve neném recentemente, não sei se ela ainda está fazendo.

      A Black Cat Store, que tem loja na Galeria do Rock também vende biquini com caveira(não sei se ainda tem na loja).

      E a loja Go Sundae vende biquinis e maiôs importados.

      Busque pelo nome delas que vc encontrará os sites e contate-as! =)

      ResponderExcluir
    23. Não gosto de praia e nem da nudez exagerada dos biquinis por aí, mas recentemente achei uma loja no RJ q me fez repensar a idéia.
      A loja se chama Yoho e tem umas peças de caveiras e inspirações de desenhos de tatuagem.
      Eles tem site (a loja virtual tem pouquíssimas peças) e facebook.

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

    © .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in