Destaques

26 de março de 2012

Entrevista para o site da loja Belladonna

Queridos leitores, convido vocês a ler uma entrevista que dei para a loja Belladonna, de Belo Horizonte.
A loja é parceira do blog, patrocinou o Concurso Lady e Lord Vitorianos e o Moda de Subculturas está apoiando o 2º Concurso de Modelos da marca. Concurso o qual, serei uma das juradas na etapa final de seleção.

Este blog é pequeno mas cresce um pouquinho a cada dia graças ao apoio e divulgação dos sites e blogs parceiros, portanto adoraria que vocês dessem uma passadinha lá e conhecessem um pouco mais da história do Moda de Subculturas: Entrevista para o site da Loja Belladonna

Acompanhem o trabalho da marca:
- Facebook Vitrine Belladonna (onde você encontra todo o catálogo da marca)


Você pode ler a entrevista aqui também! Segue:

Entrevista com Sana Skul, do blog Moda de Subculturas
Um blog que realmente apresenta um conteúdo interessante, acerca da moda alternativa, de forma geral.

Belladonna - Como surgiu a ideia de criar o blog Moda de Subculturas?
Sana - Em 2006 fundei uma comunidade no Orkut chamada "Subculturas e Estilo", pois não havia uma fonte de pesquisa em português especificamente sobre moda alternativa que sanasse minha curiosidade sobre o assunto. Passei eu mesma a pesquisar e postava meus estudos no fórum da comunidade. Com o tempo, senti a necessidade de falar sobre a moda das subculturas pra um público maior e não limitado à redes sociais, então tomei a decisão e criei o blog.

Belladonna - Há quanto tempo ele existe?
Sana - O blog existe desde 09 de outubro de 2009

Belladonna - Qual a média de visitas que seu blog recebe, semanalmente?
Sana - Em torno de 14 mil visitas. 

Belladonna - Quais eram seus objetivos ou expectativas, ao criar o blog? Você conseguiu alcançá-las?
Sana - Meu objetivo ao criar o blog era falar sobre o que eu gostava (moda alternativa) de forma analítica e aprofundada, espalhando informação correta e conteúdo em língua portuguesa. O fato de eu ser formada em Moda e ter uma experiência de vida subcultural me deu segurança pra abordar os assuntos. Minha expectativa era encontrar mais pessoas que, como eu, gostassem de subculturas e tivessem interesse em moda. Acabei superando minhas expectativas em termos de aceitação e interesse do público pelos assuntos abordados no blog.

Belladonna - Possui planos futuros para o blog? Se sim, quais?
Sana - O blog continuará tendo o meu ponto de vista sobre os temas abordados, mas adoraria que o mesmo se tornasse uma fonte de referência de pesquisa sobre moda alternativa em português. Pretendo fazer mais parcerias com sites e com boas e inovadoras marcas alternativas nacionais. 

Belladonna - Quais foram as maiores dificuldades encontradas, na criação e manutenção do seu blog?
Sana - Não tive problemas na criação do blog e nem pra mantê-lo. A atualização depende do meu tempo disponível. Infelizmente, posto menos do que gostaria, pois perco um bom tempo pesquisando e conversando com fontes confiáveis para dar ao público postagens com qualidade. A maior dificuldade atualmente é a comunicação com lojas alternativas nacionais. Infelizmente, nem todas as lojas respondem e-mails de contato. Eu adoraria postar sobre lojas nacionais tanto quanto posto sobre lojas/marcas internacionais.

Belladonna - Você daria algum conselho para bloggers que encontram dificuldades em seu trabalho?
Sana - O conselho que dou é "bloggar" com paixão pelo assunto que você escreve. Se você escrever sobre o que realmente gosta nunca lhe faltará assunto, mesmo que o tema do blog seja você mesmo, sua vida. Se você escrever por "obrigação de atualizar" ou sobre assuntos do momento que não te interessam de verdade, não estará sendo verdadeiro consigo mesmo, a postagem não sai com qualidade.

Belladonna - Você saberia especificar qual é o público alvo do seu blog?
Sana - São pessoas que se interessam pela subcultura gótica, rocker e headbanger, nessa ordem. Numa pesquisa recente, descobri que meus leitores são aproximadamente 52% de jovens entre 18 e 24 anos; seguido de um público de uns 25% que vai dos 25 aos 35 anos; 13% dos leitores têm dos 13 aos 17 anos e um público muito pequeno de 35 anos para cima (em torno de 10%). 83% dos leitores são mulheres.

Belladonna - Costuma receber comentários positivos sobre suas postagens? E negativos? Como lida com eles?
Sana - Costumo receber comentários positivos especialmente por e-mail. As pessoas me escrevem elogiando o blog, pedem conselhos de moda, tiram dúvidas de história da moda, perguntam se podem usar o conteúdo do blog em trabalhos acadêmicos e até dão sugestões de postagens. É raro receber comentários negativos, na verdade, acho que isso só aconteceu uma vez, num post muito pessoal de 2010 sobre a moda na Galeria do Rock.

Belladonna - Já passou por alguma situação cômica ou inusitada, gerenciando ou por causa do blog, de alguma forma?
Sana - Algumas vezes dou risada sozinha ao ver que uma pessoa caiu no blog buscando uma palavra chave ou frase completamente absurda. 
Inusitada? Bom, acho que nunca esperaria que Kambriel, uma estilista gótica americana me escrevesse elogiando o blog!

Belladonna - Costuma realizar eventos ou promoções em seu blog? De quais tipos?
Sana - Eu divulgo eventos alternativos que envolvam Moda. Nunca fiz promoções, mas acabei de realizar um concurso de trajes e de conhecimentos da Era Vitoriana em parceria com blogs e lojas alternativas nacionais, incluindo a Belladonna.

Belladonna - Gostaria de passar alguma mensagem, para os candidatos do 2º Concurso de Modelos da Belladonna?
Sana - Um modelo não deve ser apenas um cabide mas também um bom ator e um ótimo vendedor. Ele precisa conhecer a marca, seu conceito e sua história ou ao menos ser apto a decifrar o que o designer ou o fotógrafo desejam numa determinada foto. Deve incorporar a essência da marca fazendo nascer o desejo de consumo no observador. O modelo certo saberá vender a roupa e fazer com que os clientes anseiem por usar o que ele está usando num desfile ou numa fotografia.

Belladonna - Faça uma descrição do seu blog.
Sana - O blog Moda de Subculturas mostra como a Moda Alternativa influencia a moda dominante (mainstream), através de editoriais e desfiles de moda com referências à temática gótica, rock, lolita e metal. Também escrevo sobre como as subculturas buscam suas referências de moda em épocas passadas, concluindo que nada do que se usa hoje é por acaso, tudo tem um porquê. Também posto sobre tendências na moda alternativa, marcas, lojas, comportamento, beleza, arte alternativa, objetos de decoração, eventos alternativos nacionais e algumas análises do mercado da moda.


Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Gostei da entrevista, foi legal saber sobre a história do blog, afinal estou acompanhando há quase um ano. Me surpreendi com o fato de vc ter 14 mil visitas por dia, nossa, já comemoro com 20 no meu blog. Mas vc merece afinal o moda de subculturas é muito bom e muito completo. ^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista e tbém pelo conteúdo do blog!!!!
    Beijinhos
    modanovideoclipe.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista, acho incrivelmente incrível as suas inspirações e você escreve muuuuito bem, vejo o Moda de Subculturas como um livro futuramente, cheio de ilustrações legais e referencias. Tipo aquele livro das Gothic Lolitas *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer uma parceria com seu blog
    http://viciogothic.blogspot.com.br/
    obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa loja, bem alternativa!!Vi a entrevista no blog da loja, muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sana!
    Estou em falta com os meus comentários mas estou viva, hahaha!
    Poxa, q legal! Ver o crescimento do seu blog é ver q a cultura alternativa está entrando nos eixos, digamos assim. Faltava um local q unisse este universo tão amado porém largado. Espero q as pessoas enxerguem q a cultura alternativa tem a sua força.
    Parabéns!
    Bjkassss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauren! Pois é, o blog cresce aos poucos e é impressionante como a cultura alternativa está "aparecendo" mais hoje em dia. A cultura alternativa tem muita força sim, o mainstream tá aí pra provar que direto bebe da fonte alternativa pra sobreviver ;)

      Excluir
  7. Tô indo lá conferir!
    bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in