Destaques

11 de março de 2012

Jean Paul Gaultier x Amy Winehouse

Em seu último desfile de alta costura, Jean Paul Gaultier ofereceu um tributo à Amy Winehouse. Os beehives e o olho delineado, marcas registradas da cantora estavam lá. Quanto às roupas, os característicos corsets de Gaultier não faltaram. Porém, a família de Amy Winehouse não foi consultada se permitia ou não essa homenagem e o pai de Amy disse estar muito chateado porque sentiu que estava havendo uma tentativa de a marca lucrar com a imagem da filha dele.

Gaultier nunca conheceu Amy pessoalmente mas afirmou que seu tributo é sincero. "Para mim, o verdadeiro escândalo é que nenhuma revista de moda tenha colocado Amy Winehouse na capa. Ela era tão exepcional em seu estilo, na forma como segurava o corpo, no jeito que se vestia, misturando peças de décadas diferentes", diz Gaultier.
 
O pai de Amy disse que "Nós somos orgulhosos de sua influência na moda, mas ver véus negros nas modelos, fumando cigarros com um quarteto cantando uma musica de mal gosto, retrata uma visão de Amy de quando ela estava em um dos momentos mais perturbadores de sua vida. Isso magoa a família."
 
Cá entre nós, a influência de Amy na moda recente é inegável! Toda essa onde de retrô e de beehives deu um up quando a cantora estava no auge de sua carreira. E realmente, ela nunca ganhou uma capa de revista de moda que representasse toda sua influência, ao contrário de cantoras de "voz e looks retrô" que vieram em sua cola como Adele, Florence Welch e Lan del Rey, cujos estilos próprios são bem menos marcantes que o de Amy. Foi quando ela estava em seus momentos mais perturbadores que atraía a atenção da mídia e passou a ser conhecida tanto por seus dramas pessoais quanto pela sua música. É inegável que para a família o luto está muito recente e isso, sem súvida, deve ser respeitado. 

E vocês o que acham? É uma homenagem válida ou uma homenagem caça níqueis?



Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Mesmo dom abafafá, não dá para negar que os modelitos são lindo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive o prazer de ver o vídeo completo desse maravilhoso desfile do Jean Paul.
    É uma homenagem arrepiante,
    maravilhosa!
    De um bom gosto extremo!
    como toda a trajetória de décadas do Jean Paul.Respeito o luto da família de Amy,mas o que exatamente ela fez para impedir que ela morresse?Não sabemos,não vimos,ao contrário,tínhamos a clara visão da solidão dessa menina!Agora eles vem querendo "taxar" Jean Paul Gaultier como caça níquel??Essa coleção dele não precisava nem de menção-homenagem à Amy,pois trata-se de "oitavas" muito superiores ao estilo que Amy usava em vida.
    Uma coleção de alta costura,que é algo bem diferente de uma composição "customizada" por uma artista,que se apropriou de algo que várias garotas no mundo especialmente nas "tchurmas" rockabilly das grandes cidades já faziam,a diferença é Amy levou(gloriosamente,diga-se de passagem!)o estilo à maior visibilidade.
    Mas o trabalho de Jean Paul...é algo muito muito maior e um detalhe:a "música de mal gosto" apregoada pela família era a própria música de Amy,tocada ao vivo durante o desfile:quem será que está sendo "carrerista",Jean Paul??Acho que não...

    ResponderExcluir
  3. @Jorge: Nossa, que comentário ótimo o seu!
    Também achei linda a homenagem do Gaultier à esse ícone da moda que nunca mereceu uma matéria digna nas Vogues da vida.
    Amy influenciou não apenas a moda mainstream como a moda alternativa também. Não é difícil er góticas e rockabillies usando o estilo de Amy como referência.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Está ai a pessoa que me influenciou em um dia ousar a pensar em confeccionar corsets.

    Eu ja tinha lido sobre isso ha um tempo atrás...
    Não acho que a homenagem dele foi de mal gosto como diz a família da Amy... Gaultier não precisa de apelação para vender coleção de forma alguma, e isso foi homenagem valida sim.

    ResponderExcluir
  5. Amy influenciou meu estilo...e eu amava sua voz. Acho uma homenagem justa.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in