Destaques

21 de março de 2012

Moda Lolita: Estilos e Subestilos

Na postagem anterior vimos em linhas gerais o que é a Moda Lolita. Neste post abordo alguns dos principais estilos da subcultura. 


Classic Lolita: é um estilo mais maduro. Neste caso, a saia pode ser em formato "A" e de comprimento do joelho pra baixo. Se inspira em épocas como o Renascimento, Era Elizabetana, Barroco, Rococó, Vitoriana e Eduardiana. Roupas em tons neutros como azul, vinho, chocolate, creme, estampas xadrez, listras finas. Os acessórios são elegantes, sem excessos, como camafeus, pérolas, relógios antigos, luvas e bolsas simples.



Sweet Lolita: é um estilo mais infantil, inocente. Com roupas em tons pastel (branco, azul claro, rosinha), estampas fofas, corações, fitas, laços e babados em abundância. Influenciado pelas Eras Rococó, Vitoriana e Eduardiana. Anáguas bem armadas em saias na altura dos joelhos ou um pouco acima. Acessórios como bonnets, bolsa, sombrinha, sapatilha ou pequenos saltos. A maquiagem é leve e natural. É comum carregarem uma boneca ou um ursinho de pelúcia. 



Gothic Lolita: Peças em preto e branco são as características mais forte deste estilo que incorpora em geral, tons escuros e temas sombrios. Uma mistura de gótico ocidental com a ingenuidade Lolita. Gothic Lolita não é um subestilo da Moda Gótica, mas incorpora alguns de seus elementos.



Um dos principais divulgadores do estilo Gothic Lolita foi o músico e crossdresser Mana (ex Malice Mizer e atual Moi dix Mois), ele criou uma marca de roupas chamada Moi-même-Moitié que contém duas linhas chamadas:

Elegant Gothic Lolita (EGL): representa a mulher perfeita na visão de Mana, algo como uma boneca antiga, uma donzela. O estilo é sóbrio e tem babados, renda, laços, anáguas, fitas e um toque "vampírico". Cores como preto e branco, azul escuro, vermelho. Cruzes e caveiras são comuns como acessórios, junto com bolsa e sombrinha para se proteger do sol. As garotas que usam EGL costumam ser fãs de Mana ou da grife, suas maquiagens costumam ser mais pesadas que das outras Lolitas com olhos delineados de preto ou vermelho e batom escuro.

EGL

Elegant Gothic Aristocrat (EGA): representa nas palavras de Mana, a fusão "do belo e do sublime". As meninas que usam o estilo costumam ser um pouco mais velhas. É um estilo cujas roupas tem corte mais maduro, dramático, andrógino e vitoriano. As saias são longas e as cores são escuras. Blusas de gola alta, como acessórios bolsa, sombrinha e botas. Babados, rendas e laços são limitados e a maquiagem também é mais adulta.

EGA

Punk Lolita: é um estilo influenciado pela subcultura Punk ocidental, porém, é preciso saber equilibrar o agressivo com o doce. Preto e vermelho, xadrez, estampas de caveira, teias de aranha, leopardo, blusas de mangas bufantes e saias no tradicional formato de sino na altura do joelho ou um pouco mais curtas. É o único estilo que usa polainas e mangas soltas nos braços. Acessórios como cartolinhas, correnters, spikes, alfinetes, meia arrastão e coturnos ou pesadas botas de plataforma. A maquiagem é ao gosto da lolita.



Casual Lolita: É uma versão mais adequada ao dia a dia, misturando a moda Lolita com roupas casuais. Se adapta à qualquer estilo Lolita. Pra quem está iniciando, esse é um ótimo começo. O look é simples e mistura peças Lolitas com não-Lolitas. Anáguas de volume são recomendadas pra manter a silhueta mas não são obrigatórias. As saias podem ser acima ou na altura dos joelhos.



Subestilos É difícil resumir todos os subestilos Lolita. Como essa é uma subcultura baseada em moda e a moda se renova a cada dia, novos subestilos surgem de tempos em tempos com diferentes temas em foco. Separei alguns dos mais conhecidos: 

Hime Lolita: é uma princesa, ou melhor, roupas que uma "princesa Lolita" usaria. Inspirado pelos exageros do Rococó bem mais que o vitoriano. Elegância e qualidade nos tecidos são essenciais. A saia vai da altura do joelho para baixo, podendo chegar aos pés. Decote um pouco menor e quadrado pra balancear a silhueta e mostra-se mais os braços e ombros. Usa-se uma coroa como acessório.


Kuro lolita: looks em preto total

Shiro Lolita: looks em branco total

Também existe: Aka Lolita (vermelho), Pink Lolita, Lolita Sax (azul) que são a cor + renda branca. E Mono Lolita é blusa e meias brancas e saia e sapatos pretos.

 


Country Lolita: É o traje perfeito para picnics: chapéus campestres de palha, estampas florais, de frutas, xadrez vichy, cesta de picnic, sombrinha. Impossível vê-las em xadrez vichy e não lembrar de nossas caipirinhas da festa de São João. 



Deco Lolita: Inspirado na moda Decora, ficou popular a partir de 2007. O Decora é uma moda colorida e com excesso de acessórios que surgiu no fim dos anos 90.  Tem cores vivas e usa a estética Sweet Lolita como base. Personagens da Disney, Ursinhos Carinhosos e Pequeno Ponei são temas comuns assim como estrelas, cones de sorvete, corações, gatos, ursos de pelúcia, frutas e doces. Os acessórios em excesso são a parte principal do estilo, brinco, colar, anéis, pulseiras, luvas de renda.


decora-harajuku


Erololi: É um estilo sexy, mas nem por isso revelador. Pode ter referências ao fetichismo, em peças de couro ou vinil, decotes um pouco maiores, corsets sem blusa por baixo e saias mais curtas, cinta liga, crinolina aparecendo, uma aparência mais madura.



Guro Lolita

Guro Lolita: Tem aparência grotesca, assutadora, algo como uma boneca quebrada saída de filme de terror. Manchas de sangue, tapa-olhos, falsas feridas, curativos são os "acessórios", de preferência num look de fundo branco pro drama ser maior.


Sailor Lolita
Sailor Lolita: A Lolita marinheira. Temas náuticos, cor azul, preto e branco, listras, âncoras são essenciais. A silhueta pode ser em "A" e pode ter saias plissadas/pregueadas.


Pirate Lolita: diz-se que não é um estilo reconhecido, mas é bastante usado em editoriais.  Tem temas de pirata como caveiras e cruzes, assimetria nas roupas, corsets, coletes, blusas com jabô, tapa olho, sapatos decorados com fivelas.


Pirate Lolita
Wa- Lolita: uma versão que usa peças com corte imitando kimonos ou yukata, fazendo uso de enfeites tradicionais, falso obi e respeitando a silhueta Lolita usando anáguas de volume. 
Wa Lolita




Steampunk Lolita: Como já vimos AQUI, o Steampunk é um gênero de ficção científica cujos temas são focados numa época de energia à vapor, ou seja, a Era Vitoriana do século XIX. Este estilo é mais comum no ocidente, não há registro de Lolitas japonesas usando-o. As cores das roupas tendem pra variados tons de marrom, cobre, ouro, bege, branco, bordô, verde musgo e pouco preto. Os acessórios são os acessórios típicos do Steampunk ocidental.



Moda Masculina/Unisex
Boystyles são modas masculinas japonesas que não se originaram na subcultura Lolita, mas são ligados à estética por haverem Lolitas adeptas dos estilos. Assim como a moda Lolita, os boystyles também podem ser temáticos. Citarei dois estilos populares entre as garotas:

O estilo Ouji é inspirado nos jovens vitorianos, nos Teddy Boys ingleses (que se inspiravam nos dândis da Era Império/Regência) e na Era Eduardiana. Ouji significa “Principe” e também é chamado de estilo “Aristocrat” no Japão. O Ouji pode ser um pouco infantil com mini cartola, colete sobre uma blusa com jabô, suspensórios, knickerbockers (uma espécie de calça bufante na altura do joelho), meias longas e sapatos de plataforma. Mas também pode ser mais maduro e gótico, caindo pro estilo Dândi com cartola,  casaco ou fraque, blusa com babados ou jabô, calças compridas, calçados góticos. Pode ter elementos punks, como correntes, cintos de tacha, meias listradas e saias por cima das calças.

 

Postagens complementares: Dândis nas Subculturas e Dandyzette.

Fonte: fórum brasileiro Moda Lolita, blog fyeahlolita, site lolitafashion.org e hellolace.net.


Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Ficou ótima a explicação dos subestilos, fotos e etc. Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  2. Gosto mto do gothic lolita e elegantic gothic aristocratic, gosto tb de fruits.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Seu blog é mto bom!
    Bastante informativo e recheado de novidades!
    Bjoos ;*

    Aline - www.delicatedollfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu acho uma fofura todos os estilos de lolita!!rsrs Mas como gosto de ter um pé no lado obscuro das coisas, gothic lolita é meu estilo favorito!

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que por aqui no Brasil,iriam rir de alguem que ande assim.Mas seria uma boa mudar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece o blog da Karine, que já este aqui no look do leitor?
      http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2011/11/quer-mostrar-seu-estilo-aqui-no-blog.html

      Ela usa moda lolita todos os dias e posta no blog suas experiências/looks. Recentemente ela postou que sempre é elogiada pelas pessoas que sorriem e até pedem pra tirar foto com ela. =)

      Blog dela: http://mysubarashiilolidays.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. eu tenho uma roupa de Gothic Lolita :D
    fiz pra ir num evento de anime em SP, é a coisa mais fofa *-* hehe

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O old school é um estilo isoladamente?
      Não sabia, achei que era mais questão de gosto.
      Mas de fato, faltam vários estilos no post, impossível falar de todos num post só! ^^

      Excluir
  8. O post ficou maravilhoso! Adorei a disposição das fotos e tudo o mais!
    Muito bem explicado! <3

    ResponderExcluir
  9. Faço golas para Aritocrat, se interessar, segue link para foto de uma delas http://on.fb.me/1jLO0yc

    ResponderExcluir
  10. Sabia que Aka Lolita era um estilo à parte :3
    Arigato gozaimasu por explicar n-n

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in