.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Moda Lolita

18 de março de 2012

Moda Lolita

A Moda Lolita é um estilo que teve seu início lá pelo começo da década de 80 no Japão, seu auge foi em meados dos anos 90 e ganhou bastante popularidade no ocidente na década de 2000. É uma subcultura cuja moda se inspira na cultura "kawaii" (que significa fofa ou vulnerável) na nostalgia de outras épocas, períodos históricos como o romântico/vitoriano ou na própria infância.

As regras da moda Lolita são rígidas. Se você quer adentrar nesse estilo é melhor ser apadrinhada por uma lolita mais experiente que te passará as dicas de como se vestir e se comportar adequadamente na subcultura. Há vários estilos "fixos" de Moda Lolita e algumas outras estéticas em subgrupos. Sendo boa parte do estilo inspirado na moda romântica/vitoriana, as lolitas se preocupam em manter o recato e os trejeitos das moças daquelas épocas, por exemplo, não exibindo o corpo em excesso, evitando uma imagem sexualizada e mantendo uma silhueta de cintura marcada e saias amplas em forma de sino na altura do joelho usadas com anáguas de volume; blusas recatadas e elegantes com decote alto ou bem fechado, tecidos sem brilho, meias calças escondendo as pernas e sapatos ao estilo boneca (mary janes) ou botinhas.

O look deve ter sempre uma aparência elaborada, nada de usar peças que aparentem estar mal feitas, pobres, ter o cabelo (ou peruca) e a maquiagem desleixados. É recomendado que se use marcas japonesas pra compor o visual, mas caso você não tenha como importar direto do Japão, há lojas nacionais que importam e principalmente há a venda/troca de peças usadas entre Lolitas. Você também pode fazer suas próprias roupas, mas deve seguir as regras de moda do estilo. 
Com a popularização da estética no ocidente, já há lojas de marcas japonesas em Paris e marcas independetes surgem a cada ano. Algumas das principais marcas japonesas são: Alice Auaa, Angelic Pretty, Atelier Boz, Atelier Pierrot, BABY, THE STARS SHINE BRIGHT, Black Peace Now, h. NAOTO, INNOCENT WORLD, Metamorphose Temps de Fille, Moi Même Moitié, Na+H, Putumayo, Victorian Maiden entre outras.

O que não é Lolita?
- Saias curtas ou no formato errado; personagens de Cosplay; meninas góticas usando saias rodadas curtas e corpetes. Essas estéticas podem até ser inspiradas na Moda Lolita ou até mesmo ter a intenção de ser algum tipo de releitura mas não são Moda Lolita.

A revista Gothic & Lolita Bible é a principal revista japonesa Lolita, trazendo dicas de moda, estilo, maquiagem, penteados, música, comportamento, receitas, moldes e outras coisinhas relativas à subcultura.

Leia sobre os estilos e subestilos de Moda Lolita.

 Os sites que usei para montar os posts foram: a comunidade EGL e a EGL Brasil no Livejournal, a Moda Roriita no Orkut, o fórum Moda Lolita e o blog da Ichigo, Reino de Morango.


  • 11Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

11 Comments

  1. É um estilo liiiindo demais, mas simplesmente impossível durante o verão quando se mora no litoral Brasileiro. rs

    ResponderExcluir
  2. Adoro lolita, principalmente classical e sweet :3

    E dá pra reparar que foi feita uma pesquisa sobre a moda, e isso é ótimo ,ver um bom artigo como esse em um blog com bastantes seguidores de diferentes meios,porque tem muita gente que resolve se aventurar sem pesquisar e acaba fazendo/falando besteira.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post bem escrito sobre o tema.

    ResponderExcluir
  4. @ Ju Lee e Madeimoiselle Ana: Obrigada!!
    É realmente complicado falar de moda lolita sem ser uma, sempre se pode cometer algum deslize! Uma boa pesquisa é fundamental, há ótimas fontes em português disponíveis.

    ^^

    ResponderExcluir
  5. Gostei do artigo, ficou bem simples, claro e objetivo ^^

    Obg pelos coments no blog, fiquei super feliz -^^- !!! Logo respondo c calma x)

    Tenha uma boa semana ;***

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Sana, tens q testar um azulzinho, pra vc q eh ruiva entao, deve ficar lindo * - * huauhahuahuahu

    Vem pra SC pra nos visitar e te colocamos num regime de engorda! xD
    Aqui, comida boa é oq não falta! <3

    ResponderExcluir
  7. oi sana!

    Esse estilo é super delicado mesmo! Diria que são quase "bonecas vivas", pois quando são bem estilosas ficam muito parecidas!

    Também queria avisar que voltei com o guerra dos mundos, dividi o blog pra ficar mais organizado e agora estou em outro link:

    http://guerradosmundos-leka.blogspot.com.br/

    Estou com projeto para fazer artesanato voltado para o alternativo e por enquanto estou compartilhando peças tradicionais, pois preciso de tempo pra organizar...mas brevemente estarei criando peças personalizadas como coisas simples, mas que muitas vezes não são fáceis de encontrar como panos de copa, porta jóias estilo penteadeira com uma mistura de alternativo, muito preto, roxo, estilo vintage,retrô,oriental com uma pegada mais dark...estarei postando peças no futuro e seria muito legal te ter por lá para saber sua opinião quando coloca-las!

    http://artesanatolekaloja.blogspot.com.br/

    beijão e boa semana!
    A coloquei novamente teu banner lá no guerra dos mundos!

    ResponderExcluir
  8. @Leka: Que ótima essa sua idéia dos artesanatos!! Pode deixar que vou acompanhar os blogs ^^
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da matéria. Ficou bem simples, objetiva e profissional.

    As pessoas geralmente tornam esse tipo de artigo pessoal demais, fugindo do conteúdo verdadeiro, mas este ficou ótimo! Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho umas resvistas da Neo Tokio que falam de lolitas mas,eu acho que elas estão meio erradas.Sana,você sabe mais a respeito de outras revistas que falem de lolitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revista nacional Japan de vez em quando tras matérias sobre Lolitas (foi onde ouvi falar delas pela primeira vez numa edição de 1999), mas revistas japonesas eu sei da Rococo que teve só dois volumes, a Punk Brand Book, a GosuRori que é de moldes Lolita, a Kera que é uma revista de moda alternativas mas que tras editoriais e anúncios lolita e a Fruits que é de street style e de vez em quando aparecem umas lolis. A GLB tem umas edições especiais e acaba sendo ela a principal revista do estilo.
      Sobre história das Lolitas as melhores fontes são as que citei no post mesmo: os fóruns e blogs nacionais.

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover