Destaques

11 de março de 2012

Picnic Vitoriano Poa: Dicas e Molde da Moda Império Feminina

Como alguns de vocês já devem saber, o grupo Picnic Vitoriano de Porto Alegre vai realizar seu 1º Chá das Cinco dia 25 de março. O dresscode tem foco na Moda Império e Regência, mas também são aceitos trajes da Era Medieval, Renascença, Barroco, Rococó, Vitoriano, Eduardiano, Steampunk e Lolita.

A moda feminina da Era Império é super adequada ao nosso clima e os vestidos são uns dos mais simples de serem feitos dentre todos os períodos históricos. Eles eram finos e transparentes, as mulheres usavam uma malha cor de pele por baixo pra disfarçar a tranparência. Cores claras para as solteiras, cores escuras para as matronas. Nos pés: sapatilha ao estilo bailarina. Sombrinhas, longas luvas, leques e bonnets como acessórios.

Dicas:
 

Eu adoro modelagem, sempre estou fazendo cursos e tenho alguns livros com moldes históricos. Dentre todos, selecionei a scan de uma página que mostra o molde de um vestido da época. Podem observar que é muito simples. Se vocês levarem a imagem pra uma modelista ou uma boa costureira, ela vai saber reproduzir no tamanho certo. As medidas estão em inches, tudo o que vocês precisam fazer é converter inches para centímetro. Cada inche equivale a 2,54cm. Assim, onde diz 6"(inches): 6x2,54= 15,24cm - em modelagem, os milimetros precisam ser todos riscados nos moldes, evite arredondar, senão dá errado! =)

Mas caso vocês não encontrem quem saiba reproduzir o molde, dou uma dica um tanto quanto bizarra (e um pouco trabalhosa): vocês podem pegar a imagem e colocá-las no corel draw ou photoshop e recortá-la de modo que cada recorte fique do seu tamanho real adequado ao tamanho de uma folha de sulfite (a mesma técnica que se usa para imprimir moldes online). Aí basta imprimir o molde e depois colcar no chão ou numa mesa e colar. Pronto: você terá o molde do seu tamanho! Basta pequenos ajustes, tranferência para um papel vegetal (depois pra um papel kraft se desejarem), colocar em cima do tecido, cortar e costurar! 
Sim! Eu tenho muitos truques na manga!

Quanto à moda masculina da época, esta é um pouco mais complicada, pois exige uma habilidade mais avançada com modelagem, alfaiataria e costura. Foi uma época de transição, havia uma grande variedade de trajes e pequenas mudanças ocorreram ao longo dos anos. Mas não há motivo para os rapazes se preocuparem. Bordados e babados em excesso devem ser evitados. O traje masculino que surgiu na Era Império, é precursor do estilo dândi do começo do século XIX, um traje mais simples e mais fácil de ser adaptado ou de ser feita uma releitura.

Traje masculino da Era Império que sofreu várias alterações ao longo dos anos e traje masculino da Era Império que deu início ao estilo dândi:

 Vocês podem consultar estes links para buscarem inspiração na estética dândi:

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Acho linda essa modelagem de vestidos!
    Dão um ar super romântico! Esse preto da foto adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. on de vc faz curso de modelagens historicas?
    rebecca.figurino@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz curso de modelagem histórica. Se você souber modelagem "normal" e história da moda, você consegue decifrar alguns moldes históricos, é o que faço. Esse molde é de um livro de meu acervo.

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in