Destaques

15 de abril de 2012

100 Anos de Titanic: A Moda de 1912

Abrindo um espaço para relembrarmos a moda feminina usada há exatamente 100 anos, no dia do naufrágio do Titanic em 1912.
As referências de moda sempre são da elite, no caso do Titanic haviam muitos milionários entre os passageiros e a primeira classe do navio recriava, por exemplo, ambientes dos lugares mais chiques da França da Belle Époque.

A partir de 1910, a estética do oriente médio inspirada nos figurinos da peça Schéhérazade provocou uma revolução na moda européia: os corsets foram banidos, as saias adquiriram drapeados suaves e ficaram estreitas na barra. Nas imagens abaixo são óbvias as influências do oriente mesmo nos delicados vestidos da Belle Époque com suas cores claras e detalhes de rendas e tules. Clique nas imagens para ampliá-las.

 
 

  • Mais postagens sobre História da Moda, AQUI.

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Lindos vestidos. Acho essa época maravilhosa, muito inspiradora =D

    ResponderExcluir
  2. São lindos demais! No seriado britânico Downton Abbey o figurino é dessa época e muito lindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OH, não vi esse seriado ainda! Obrigada pela dica!! =D

      Excluir
  3. Amo suas matérias de moda histórica,é muito bom ler algo que foi escrito por quem entende do assunto,o filme tem trazido o assunto a tona e muitos blogs tem falado a respeito,mas vem tanta besteira,é triste!
    Fico sempre aguardando novas postagens de moda histórica,vc nos enriquece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *encabulada*
      Obrigada Gio! *_*
      Vem mais sobre moda histórica por ai! =D

      Excluir
  4. Parabéns pela seleção de imagens... Dada a quantidade de vestidos lindos que tem nos museus, não deve ter sido nada fácil =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça foi difícil encontrar pela data (1912), tem muitas de anos antes ou depois. No post foquei nos da Belle Époque porque os de 1912 Eduardianos achei poucos. ^^

      Excluir
    2. Suspeito que seja culpa do filme também, porque eu sei que eles compraram praticamente todas as roupas que dava para comprar de 1912. Então, sei que tem bem menos itens à venda e em coleções particulares =(
      O pessoal que trabalha com venda de roupas antigas costuma contar que era assustador, porque nos anos que seguiram ao lançamento do filme, não dava para achar nadinha que fosse de 1910-1912 =(

      Excluir
    3. Não sabia disso!! Então essa pode ser uma explicação. O filme doi uma febre mesmo, eu me lembro rsrsrs! O Titanic saiu da Inglaterra e o que menos achei nos sites dos Museus foram roupas de 1912 da moda inglesa. Sim pode ser isso...

      Excluir
    4. Não sei, tenho a impressão que a moda inglesa estava um tanto quanto subjugada à Paris =) Então a moda parisiense 1911 - 1912 dá pro gasto. Ainda mais porque as mulheres mais ricas preferiam encomendar as suas roupas em Paris diretamente, ou então providenciavam imitações.
      Enfim, dei uma fuçada... Se for pegar moda francesa e tudo o mais, tem uns 20-30 vestidos de 1912, e mais um monte mais ou menos dessa época (1910-1912).

      Excluir
    5. Estava subjulgada à Paris sim, pode notar que os trajes Eduardianos da época se assemelham à silhueta da moda francesa.
      É mais ou menos essa a quantidade de imagens do ano que tenho aqui, sendo que algumas são 1910-12 ou 1912-14. No post fiz uma seleção das minhas preferidas e as imagens que estavam com os melhores ângulos e iluminações. ;)

      Excluir
    6. Enfim, legal conversar com uma pessoa que entende do assunto =)
      E shhh orientalismo é mesmo um grande problema, pois pode, teoricamente, gerar posts infinitos sobre o assunto =)

      Excluir
    7. Sou apenas uma estudiosa, como creio que você também seja. =)
      Tenho muito o que aprender ainda e aprendo muito com seu blog!!

      O Orientalismo é fascinante e uma pena que no oriente de hoje em dia ocorra o contrário, um ocidentalismo fashion. ^^

      Excluir
    8. Eu nem sou exatamente estudiosa... Mais para reconstrutora desocupada =)

      Na verdade, acho bem interessante como essas coisas do passado brotam no presente. Estilos, roupas... E mesmo isso de ocidentalização... Ainda acho que o Japão, por exemplo, engole qualquer coisa que o ocidente possa possivelmente inventar, digere e processa e no final fica com um negócio perfeitamente oriental, pelo menos no espírito da coisa, mesmo se copiar um molde aqui e ali.

      Não acho uma pena, o resultado também é interessante, e o ocidentalismo não é uma simples cópia =)

      Excluir
    9. A nostalgia tende a surgir em épocas de crise ou grandes mudanças mundiais.

      Eu vejo diversas culturas orientais engolindo a moda de massa ocidental e deixando seus trajes milenares de lado. Acho uma pena pois muito das culturas destes países está se perdendo por conta da idéia de que deve-se imitar o estilo das roupas Européias/Americanas para ter status.
      Se eles fizessem como o Japão seria interessante. O Japão é um caso à parte, além de ser mais rico que os outros países do oriente, seus estilistas inovam na modelagem, eles fazem releituras das peças ocidentais. E não é a toa que o inverso também acontece: modelagens elaboradas surgidas no Japão sendo inseridas na moda alternativa ocidental.

      Excluir
    10. Na verdade, não é só o oriente. É que o ocidente fez isso há tempo, então não pesa tanto para nos.

      Excluir
  5. @MORIEL @MdS

    Estou muito triste por homens africanos e indianos adotarem vestes ocidentais e abandonarem suas túnicas e saias

    ResponderExcluir
  6. Realmente, é difícil achar muitas coisas dess época, até porque até em fotos os estilos variam muito, há tanto trajes eduardianos mais antigos com a silhueta "S", como também se encontram amuitas com a silhueta "coluna", sei disso, passei um perrengue pra datar umas fotografias, pois era muito diverso, a gente sempre acaba por colocar 1910-1912 ou 1912-1914, é muito complicado, mas foi uma delícia trabalhar com a era eduardiana, aprendi muitas coisas, inclusive sobre o Titanic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Matheus, essa época dá uma bela pesquisa!!
      Os estilos variam muito mesmo, normalmente a silhueta S é inglesa e a mais "coluna" era a nova moda, digamos assim, mas não havia uma regra específica de vestimenta como antes, tudo estava em transformação, abrindo caminho pros loucos anos 20!

      Excluir
  7. Gostei muito desse ultimo com os detalhes em azul!
    bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in