Destaques

6 de abril de 2012

Moda Underground x Moda Alternativa

Há alguma diferença entre moda underground x moda alternativa?

"Moda Underground" é o tipo de expressão que está cada vez mais rara em meu vocabulário. Mas qual o motivo de eu ter deixado o "moda underground" reservado à situações específicas?

Meu motivo é simples: o underground se referindo à Moda, é exatamente o que significa: algo abaixo do solo, algo que não sobe à superficie. Eu vejo a auto-denominada moda underground como uma moda que quer ficar lá no cantinho escuro dela, junto apenas dos que vivem no submundo. É o tipo de moda que não quer que o que está lá dentro saia e nem que o que está fora entre; não aceita influências externas.

Para certas subculturas como a fetiche, que é reservada e restrita aos que são de fora (quase hermética), me refiro à ela como uma subcultura (e como uma moda) underground. Há lojas que assumem o título de underground em seus nomes deixando claro que seus ideais, produtos e objetivos não se vendem ao mainstream e não misturam sua estética com outras estéticas alternativas. Algumas vezes são lojas que não fazem a mínima questão de terem uma visibilidade maior no mercado, se reservando apenas à seu nicho.

Por outro lado, existem lojas alternativas que fazem questão de terem variedade de estilo em seus catálogos, peças que se adequam à diversas subculturas e que recebem influência externa (tendências). Essas lojas não se adequam à nomenclarura de "loja underground" porque são lojas que recebem um público mais abrangente. São lojas que até mesmo pessoas "normais" procuram quando precisam de algo específico.
Não me importo com o uso da palavra  "underground" pra se referir ao comportamento das subculturas, mas me incomoda o uso da expressão para definir a Moda Alternativa como um todo, visto que há diferenças de loja pra loja. O alternativo PODE ser underground (uma marca, uma pessoa), mas o underground SEMPRE é alternativo.  



Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Gostei muito da explicação!
    Nas pouquíssimas lojas que já vi onde moro infelizmente a maioria sofre influência forte "do comercial" e acabamos vendo "todo tipo de pessoa" usando peças que se fossem, digamos, mais underground e exclusivas valeriam a pena pagar um pouco mais caro para compra-las. Mas infelizmente eles estão priorizando a venda e não a qualidade do estilo...na verdade na minha opinião muitas marcas só estão "pegando carona" em alguns detalhes do alternativo para vender!
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leka, essa questão da influência do comercial é tema de das próximas postagens que estou escrevendo! ^^

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in