Destaques

27 de agosto de 2012

Moda de Harajuko Invade o Reino Unido

A edição de setembro da edição inglesa da revista Marie Claire, trás cinco páginas falando sobre o sucesso dos estilos de moda alternativa do distrito japonês de Harajuko nas ruas do Reino Unido. Abaixo as scans e a tradução do texto.

Harajuku Hits the UK
Orelhas peludas, vestidos com babados e varinhas de fada... o estilo de rua de Harajuku no Japão é distinto - e que é cada vez mais popular aqui também. No maior encontro de Londres, nós perguntamos: o que faz as meninas locais tentarem o look Lolita?

Legendas da imagem abaixo: Bonecas Vivas: Britânicas obcecadas pelo estilo de Harajuku viajam por todo o RU para assistir o Hyper Japan em Londres.
Mundo das Garotas: A performancer Ruth Matsunaga e a fã de J-pop Lizzie Ooi na maior celebração da cultura japonesa no RU.


Sob a trilha sonora de electro-pop japonês, modelos pulam e caminham na passarela em looks exuberantes. Uma usa orelhas peludas e um Game Boy, outra é pendurado com correntes o suficiente para quebrar um scanner de segurança. Mas rivalizando com desfile, há uma massa de fileiras de público, muitos dos quais viajaram de todo o Reino Unido para participar desta celebração da cultura japonesa (ou J-culture) na London´s Earls Court. Amontoados de vestidos frou-frou e acessórios doces, elas são um mar de cupcakes. "Você parece um cruzamento entre a Barbie e Paloma Faith", digo a uma delas. "Obrigada!", ela diz.
Este é o Hyper Japão, onde as mulheres (e alguns homens) se reúnem todo ano para partilhar sua fascinação com tudo que é japonês, de mangá à J-pop (música pop japonesa), e para abastercer o estoque de Hello Kittys e produtos kawaii. Mas é a moda que toma o lugar central, especificamente os estilos de rua que se originaram em Harajuku, distrito de Tóquio.
Existem vários estilos distintos, mas o mais popular é o Classic Lolita e o Sweet Lolita que é caracterizado por vestidos de saia armada, rendas e babados da Era vitoriana. Depois, há o Punk Lolita, Gothic Lolita e muitos mais. Embora o termo Lolita tenha uma conotação sexual no Ocidente graças ao romance famoso de Vladimir Nabokov, seus usuários afirmam o estilo retrata o oposto. "Para mim, moda Lolita não infantiliza as mulheres", diz Tania Tanzil, fundadora do maior grupo Lolita do Reino Unido, o Frills & Frolics. "Isso me faz sentir mais recatada e elegante do que qualquer outra coisa." Ultrajante e definitivamente juvenil, a moda de Harajuku se originou no Japão na década de 1990 como uma reação às críticas das gerações mais velhas - assim como o punk no final dos anos 1970 (mas com ursinhos de pelúcia ao invés de alfinetes de segurança). No Reino Unido, as fãs britânicas misturam compras de rua com importações japonesas e peças de grife (Vivienne Westwood, com seus babados e acessórios em forma de coração, é a favorita). "No Ocidente, o conceito de fofura não existe", diz Kairi Mori, 23. "Eu gosto do fato de ser brilhante e vibrante, assim como eu." 


Legendas das Fotos abaixo: Fofura e personagens de desenhos,como Hello Kitty, são uma parte fundamental da cultura J-pop.
Felicity Clifton,28, de Romford, proprietária da empresa de acessórios Now, Voyager com sua irmã, Jess: "Importei meu vestido do Japão por cerca de £ 150. Eu me inspiro em estilos de rua de Londres e designers como Mary Katrantzou também, mas eu acho que há tantas tendências agora que as pessoas podem se sentir sobrecarregadas. Com a moda Lolita, você pode investir em peças-chave icônicos e usá-las por anos.


"Mel Philippides, 27, de Croydon, conselheira: "Hoje estou sweet Lolita, que são tons pasteis. Eu era uma moleca quando mais jovem, mas esta é uma maneira de desfrutar de ser feminina e garotinha."

Tania Tanzil, 25, estudante de mestrado: "Eu amo o artesanato e a qualidade das peças Lolita, e o aspecto de modéstia - eu me sinto como uma dama. Os estilos estão mudando - eu vi o Sweet Lolita evoluir a partir de um estilo mais old-school para um estilo mais exagerado. As estampas mudaram de simples cupcakes para arco-íris sobre castelos de sorvete com ursos de pelúcia brincando!"

Kairi Mori, 23, ilustradora, País de Gales: "Eu estou na moda japonesa por cerca de sete anos. Inicialmente, eu estava à procura de estilos de moda para inspirar minhas ilustrações. Na vida real, me visto semelhante à isto mas menos - as pessoas idosas tendem a pensar que sou adorável. Eles sempre dizem "Eu quero beliscar suas bochechas!"
 


Legendas das Fotos: Hyper Japan é uma chance dos amantes da cultura J-pop se encontrarem e compartilharem a paixão pelo estilo.
 
Vief Cornelissen, 24, estudante, Leeds: "Outros estudantes de Leeds amam meu estilo e minha família acha que os vestidos são femininos e únicos. Agora, quando eu volto para casa, meu pai diz: "Vejam, ela é uma obra de arte viva!"

Emer, 24 anos, de Dublin: "Eu sou totalmente diferente disso na minha vida cotidiana - eu não uso maquiagem e meu cabelo é extremamente curto, como um menino. Eu costumava usar Lolita, mas agora que eu estou mais velha eu só gosto dos vestidos, que eu uso casualmente sem a saia ou a peruca."

Ann-Sophie Vermeylem, 20, estudante, Bélgica: "Minha mãe e irmãs acham que [a moda Lolita] é imatura e cara, mas meu namorado gosta e, ocasionalmente ele se veste no estilo também, o aristocrático masculino".





Vale a menção: quem me disse que a Marie Claire UK estava com essa matéria na edição de setembro foi artista plástica e modelo alternativa brasilera Iluá Hauck da Silva. Graças à ela, a matéria está aqui no blog, em primeira mão no Brasil =)

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Felicidade é ver a moda Lolita se espalhando num jeito tão bom pelo mundo ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a moda Lolita, queria muito usa-la no dia a dia, mas nada de sweet lolita, não fico muito bem com cores claras, apesar de amar rosa e ons pasteis kakakaka

    Eu te recomendei com um selinho, ta lá no meu blog, um selinho de blog recomendado ^^

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. acabei de encontrar o blog. Não consigo parar d fazer scroll. Adorei a fotografia, o conteudo e a escrita é fantastica. Bom trabalho :)



    Kissmequick

    ResponderExcluir
  4. Ooi amei seu blog ele é lindinho eu to seguindo se vc quizer seguir o meu??
    one-teens.blogspot.com()

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruh, pode deixar que vou dar uma passada no seu ;)

      Excluir
  5. Na faculdade eu tinha algumas colegas que realmente viviam esse estilo, como isso já tem uns 6 ou 7 anos, imagina a cara do povo aki no RJ? Pois é, eu acho bonitinho até, prefiro ver as meninas vestidas dessa forma super cute do que essas vestes pornográficas de hj em dia.

    Com relação as customizações do blog. Acredita que chove pedidos pra que eu faça um sapato de spikes, rs. Prefiro mostrar uns tutoriais que sejam mais úteis pra alguém. Mas concordo com você, é algo tão simples e pessoal, mas se continuarem pedindo vou acabar me rendendo ao sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6,7 anos atrás eu via mais Gothic Lolitas aqui em SP, não tanto destes estilos mais coloridos (que são igualmente lindos!). Também prefiro mil vezes as garotas vestidas assim.

      E olha que sapatos de spike nem é tão difícil de fazer hein? Tem spike que é de parafuso, nem precisa da máquina pra aplicar, acho quem nem precisaria de tutorial, é intuitivo hahaha. =D

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in