.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Tendências Alternativas: Moda Feminina

29 de setembro de 2012

Tendências Alternativas: Moda Feminina

Tendências são os resultados de uma moda cíclica, que busca o consumo através dos desejos dos consumidores. As tendências de manifestam aos poucos, de forma sutil  e podem demorar de oito a dez anos para atingir a massa consumidora. Onde elas surgem? Pessoas "alfa" (que usam o que gostam mas acabam tendo seu estilo copiado) representam apenas 3%. Disseminadores de tendência (artistas, pessoas famosas com estilo peculiar e subculturas) são 17% dos responsáveis e os "absorvedores de tendência" (80%)  são pessoas do mainstream que viram tal estilo nas pessoas alfa ou nos disseminadores e  trazem tal tendência à tona.
Poderíamos citar Dita Von Teese como uma pessoa "alfa"? Afinal, ela é respondável pela moda retrô ter estado em voga na última década. Aquele estilo era seu estilo pessoal e foi vendido pelo mainstream (corsets, fetiche, burlesco...). E que tal pensarmos na modelo Alice Dellal como uma disseminadora de tendências? Afinal, quatro anos atrás ela já ostentava seu side-cut e já atraía a atenção da mídia por isto.

Muitas tendências surgem de estéticas subculturais e isso ficou mais forte nos últimos quatro anos. Costumávamos dizer que na moda alternativa as tendências nasciam, se desenvolviam e desapareciam dentro do underground, mas isso mudou. Como devem ter lido na sequência de postagens sobre as Subculturas e a Pós Moderninadade (parte 1, parte 2 e parte 3), cada vez mais a moda alternativa está profissionalizada, se parecendo e até mesmo copiando a moda dominante. E, em alguns casos até compartilha ao mesmo tempo da mesma tendência do mainstream - como vocês verão abaixo.

Obviamente, as pesquisas deste blog sobre moda alternativa tem como base o exterior, não apenas porque eles estão muitos anos avançados e profissionalizados, mas também porque (ainda) usamos o que é criado no exterior como referência de estilo. Vale lembrar que eles estão sempre uma temporada à frente de nós e portanto, sempre adiante em matéria de moda e tendências. Se estas tendências alternativas pegará por aqui, serão de interesse das brasileiras e terão peças em versões nas lojas nacionais eu não sei, mas deixo aqui mais um registro de minhas pesquisas.


Retrô Anos 1940-1950: A estética retrô dos anos 1940 e 1950 e inspiração no New Look Dior continua em alta. Marcas alternativas já lançaram novas peças nestes estilos para a temporada 2012/13.
Vestidos Estampados: Continuam forte. Eles são meio que um New Look mais curto, com estampas alternativas e algumas vezes releituras ocidentalizadas de vestidos ao estilo Lolita.


Leggings/Calças rasgadas: Originalmente foram lançadas calças rasgadas que evoluíram para meias calças rasgadas e para meias calças que imitam rasgos. Agora tem também os modelos de calças que não são rasgadas mas tem tiras deixando a perna à mostra.
Leggings/Calças Estampadas: Taí uma tendência que também é do mainstream! A moda alternativa transformou as estampas em caveiras, cruzes, morcegos... Nestas horas, como não lembrar da marca alternativa Black Milk que talvez tenha sido uma das criadoras desta tendência? Afinal, em 2009 eu fiz um mini post das leggings estampadas da marca que ainda estava no comecinho.
Calças com uma perna de cada cor/estampa: tem várias opções em lojas alternativas, creio que as meninas mais ousadas vão saber usar!


Saia Mullet: Tendência que também está no mainstream. Na cena alternativa há várias opções deste tipo de saia que existe há anos, impossível não associar especialmente à moda gótica.


Studs (spikes, tachas, rebites): Começou quando a moda mainstream pegou o Heavy e o Black Metal como inspiração. Sim! Isso aconteceu! Entre 2007 e 2009 usar spikes como um headbanger estava muito em voga entre os fashionistas no exterior. Vejam alguns posts antigos comprovando o fato: Studded Shoes, Tiaras Jennifer Behr, Braceletes Angie Gooderham, Spike-me up, Prada Studded Shoes, Lady Gaga heavy Metal, Eugenie Niarchos, Bolsa Boyfriend, Louise Goldin Studded Shoes, Burberry Winter Storm - agora me digam se após darem uma olhada nestes links citados, vocês não se lembraram de peças muito semelhantes sendo vendidas atualmente em lojas alternativas? Curiosamente esta é uma tendência que nasceu no mainstream e que a moda alternativa sugou, e me pergunto: porque a própria moda alternativa não focou na estética heavy metal antes?

O editorial abaixo apresenta diversas opções - de roupas a acessórios - com spikes e ainda sugere que você mesma aplique studs nas suas coisas.


Neon: Tendência forte do mainstream especialmente para o verão! Já na cena alternativa creio que um público muito específico será adepto. O editorial sugere que se use cores neons como um toque de cor no seu look.


Cruzes: Quem adivinharia que um símbolo associado à religião se tornaria tendência na moda alternativa?
No editorial abaixo colares de caveiras + cruzes (quem estuda a simbologia das caveiras através dos séculos como eu sabe que isso é praticamente uma redundância rsrsrs!!), anel, gargantilha, brincos, pulseira com imagens de santos... santos católicos interessando aos protestantes e anglicanos? Seria influência da cultura mexicana do la dia de los muertos e da Santa Muerte na moda alt.? Vestido com estampa de pequenas cruzes assim como a camiseta (já mostrei uma no post sobre tendências alternativas na moda masculina). Quem se interessou por algumas peças que são da Alchemy Gothic pode encomendar pela loja Dark Front.


Perucas/Apliques: Foi-se o tempo em que perucas eram exclusividades das Lolitas e apliques das góticas. Não há uma loja alternativa hoje que não tenha uma sessão reservada à elas. Parece que agora usar perucas não é mais brega ou ridículo, ainda mais se for colorida e bem penteada. Boa opção pra quem não pode tingir os cabelos, quer sair da mesmica ou deseja um look divertido. E aí, adotariam essa tendência?
 

Existem mais algumas tendências em voga como o estilo Navy (marinheiro), a estética pin-up segue firme assim como estampas de terror ou zumbi nos mais diversos produtos. A mistura de moda histórica com moda alternativa cresceu bastante na questão de variedade de peças e lojas e isso é tão interessante que cogito uma postagem específica em breve.

Fontes:  Tendências: www.portaisdamoda.com.br, www.comunicacaoetendencias.com.br
Imagens: site da loja attitude clothing
  • 10Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

10 Comments

  1. Modas, cenários que se misturam, excelente post eu gosto da forma como você trata do assunto moda sempre investigando as origens históricas por trás de algo que para o sendo comum esta na moda.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin,a moda é interessante por isso mesmo, tudo que usamos tem uma explicação no passado ou uma explicação mais sociológica ;)

      Excluir
  2. Adorei a saia Mullet... Acha por aqui é dificil, mas até que não é difícil fazer com que fique assim. Inclusive as meias rasgadas! ^^
    Adorei!

    *****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro! *_*
      Não é difícil fazer não!
      Pras meias rasgadas tem um tutorial aqui no blog no link "tutorial" lá no menu ;)

      Excluir
  3. Nossa a saia vi uma aki onde moro em americana-sp e comprei na hora,pretinha toda linda,assim q vi já me imaginei nela de coturnos e meia arrastão,mas ñ sabia q ia estar na moda pq eu corro um pouco disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Milady, essa saia é tendência na moda alternativa!
      É exatamente do jeito que você falou que eu gosto do uso desta saia (coturno + arrastão), acho que fica perfeito!!

      Excluir
  4. agora eh moda. nos anos 90 e meados de 2000 quem andava conforme essa modinha proveniente do alternativo era alvo de preconceito, zombaria e violência. muitos jovens inclusive eu, que nqla epoca simplesmente era diferente da grande massa sofria nas escolas e ruas. alguns chegaram a perder a vida devido usar rebites em suas roupas diferentes, rasgadas ou de couro. carrego no coracao eternamente a mágoa de SER humana. fazer parte da raça manipuladora e cruel q de td tira lucro. que chega a comer no prato dqle que um dia ele machucou e qd estiver farto sonoramente dzr que nao foi o bastante toda a maldade oferecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, isso acontecia mesmo. Em meados dos anos 90 eu comecei ser "oficialmene" alternativa, sofri preconceito na escola e na rua. Porém naquela época a moda alternativa era mais underground, hoje está tão profissionalizada que aderiu de vez ao sistema consumista capitalista e se comporta igual à moda mainstream. Naquelas postagens sobre a Monocultura eu falo sobre essa mudança de comportamento que ocorreu a partir do ano 2000.

      Excluir
  5. Oi, tudo bom? Alguém pode me dizer onde eu acho saia mullet nesse estilo gótico? Procurei na bem transada mas não achei ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há diversos modelos de saia na loja Dark Fashion. É provável que tenha o que lhe agrada lá, Miss Melken. Bjs!

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover