Destaques

17 de novembro de 2012

O Figurino do filme Anna Karenina

Com os frequentes eventos de revivalismo histórico ocorrendo em diversos Estados do Brasil, filmes de época acabam se tornando objetos de pesquisa pra quem quer se iniciar neste nicho e criar um look adequado ao dresscode de tempos passados.
É preciso ter em mente quando se assiste à um filme, uma série ou uma novela de época que o figurino é sempre a idéia do produtor, diretor e figurinista, pois são entretenimento e não documentários históricos. Isto se chama liberdade artística e eu sou a favor dessa liberdade, mas quem está se iniciando no estudo de história da moda através de filmes, é bom saber que não dá pra confiar 100% na veracidade de um figurino.
Este fim de semana estreiou nos EUA a quinta versão cinematográfica do filme Anna Karenina que foi todo filmado dentro de um teatro russo e o figurino... bem, teoricamente deveria ser 1870 (late victorian), visto que na época os aristocratas russos estavam obcecados pela moda francesa, mas o diretor e a figurinista optaram por dar sua própria visão, misturando 1870 com o New Look Dior . Duas silhuetas diferentes!

O New Look Dior é uma releitura do Early Victorian e não do Late Victorian então, quando assistirem o filme lembrem-se deste anacronismo e que figurinos nem sempre deve ser levado como 100% de referência, a não ser, é claro, se você deseja fazer uma releitura.

Figurino do filme, vejam este vestido roxo:

 

Agora reparem a semelhança do traje roxo da foto com o conjunto Zémire de 1954 de Dior:

Trajes que se usavam em 1870, época da história:

Figurino do filme, algumas peças lembram 1870 outras o New Look:

E você, gostou do figurino? Aprecia esse anacronismo ou prefere figurinos fidedignos?

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Acho que houve um simplificação no figurino, para fazer com que o grande público "deguste" melhor. Mas prefiro figurinos originais, dá mais veracidade a história.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sana, cá estou novamente mademoiselle!
    Engraçado, eu também prefiro os figurinos que seguem piamente a época determinada. Como já foi dito antes, concordo que dê mais veracidade e além do mais, para a gente que curte estas vestimentas, é tão bom ver a forma que são usadas, pois a estética e etiqueta são muito ligadas, a postura muda, a forma de se comprimentar, de andar...Lembrei-me que o filme "Maria Antonieta" também teve mistura de gerações.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de figurinos mais fiéis, principalmente pq muitos utilizam os filmes como referências de época. Mas misturar um pouco nunca é demais, qdo se tem noção d que está fazendo ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in