.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Setembro 2012

29 de setembro de 2012

Tendências Alternativas: Moda Feminina

Tendências são os resultados de uma moda cíclica, que busca o consumo através dos desejos dos consumidores. As tendências de manifestam aos poucos, de forma sutil  e podem demorar de oito a dez anos para atingir a massa consumidora. Onde elas surgem? Pessoas "alfa" (que usam o que gostam mas acabam tendo seu estilo copiado) representam apenas 3%. Disseminadores de tendência (artistas, pessoas famosas com estilo peculiar e subculturas) são 17% dos responsáveis e os "absorvedores de tendência" (80%)  são pessoas do mainstream que viram tal estilo nas pessoas alfa ou nos disseminadores e  trazem tal tendência à tona.
Poderíamos citar Dita Von Teese como uma pessoa "alfa"? Afinal, ela é respondável pela moda retrô ter estado em voga na última década. Aquele estilo era seu estilo pessoal e foi vendido pelo mainstream (corsets, fetiche, burlesco...). E que tal pensarmos na modelo Alice Dellal como uma disseminadora de tendências? Afinal, quatro anos atrás ela já ostentava seu side-cut e já atraía a atenção da mídia por isto.

Muitas tendências surgem de estéticas subculturais e isso ficou mais forte nos últimos quatro anos. Costumávamos dizer que na moda alternativa as tendências nasciam, se desenvolviam e desapareciam dentro do underground, mas isso mudou. Como devem ter lido na sequência de postagens sobre as Subculturas e a Pós Moderninadade (parte 1, parte 2 e parte 3), cada vez mais a moda alternativa está profissionalizada, se parecendo e até mesmo copiando a moda dominante. E, em alguns casos até compartilha ao mesmo tempo da mesma tendência do mainstream - como vocês verão abaixo.

Obviamente, as pesquisas deste blog sobre moda alternativa tem como base o exterior, não apenas porque eles estão muitos anos avançados e profissionalizados, mas também porque (ainda) usamos o que é criado no exterior como referência de estilo. Vale lembrar que eles estão sempre uma temporada à frente de nós e portanto, sempre adiante em matéria de moda e tendências. Se estas tendências alternativas pegará por aqui, serão de interesse das brasileiras e terão peças em versões nas lojas nacionais eu não sei, mas deixo aqui mais um registro de minhas pesquisas.


Retrô Anos 1940-1950: A estética retrô dos anos 1940 e 1950 e inspiração no New Look Dior continua em alta. Marcas alternativas já lançaram novas peças nestes estilos para a temporada 2012/13.
Vestidos Estampados: Continuam forte. Eles são meio que um New Look mais curto, com estampas alternativas e algumas vezes releituras ocidentalizadas de vestidos ao estilo Lolita.


Leggings/Calças rasgadas: Originalmente foram lançadas calças rasgadas que evoluíram para meias calças rasgadas e para meias calças que imitam rasgos. Agora tem também os modelos de calças que não são rasgadas mas tem tiras deixando a perna à mostra.
Leggings/Calças Estampadas: Taí uma tendência que também é do mainstream! A moda alternativa transformou as estampas em caveiras, cruzes, morcegos... Nestas horas, como não lembrar da marca alternativa Black Milk que talvez tenha sido uma das criadoras desta tendência? Afinal, em 2009 eu fiz um mini post das leggings estampadas da marca que ainda estava no comecinho.
Calças com uma perna de cada cor/estampa: tem várias opções em lojas alternativas, creio que as meninas mais ousadas vão saber usar!


Saia Mullet: Tendência que também está no mainstream. Na cena alternativa há várias opções deste tipo de saia que existe há anos, impossível não associar especialmente à moda gótica.


Studs (spikes, tachas, rebites): Começou quando a moda mainstream pegou o Heavy e o Black Metal como inspiração. Sim! Isso aconteceu! Entre 2007 e 2009 usar spikes como um headbanger estava muito em voga entre os fashionistas no exterior. Vejam alguns posts antigos comprovando o fato: Studded Shoes, Tiaras Jennifer Behr, Braceletes Angie Gooderham, Spike-me up, Prada Studded Shoes, Lady Gaga heavy Metal, Eugenie Niarchos, Bolsa Boyfriend, Louise Goldin Studded Shoes, Burberry Winter Storm - agora me digam se após darem uma olhada nestes links citados, vocês não se lembraram de peças muito semelhantes sendo vendidas atualmente em lojas alternativas? Curiosamente esta é uma tendência que nasceu no mainstream e que a moda alternativa sugou, e me pergunto: porque a própria moda alternativa não focou na estética heavy metal antes?

O editorial abaixo apresenta diversas opções - de roupas a acessórios - com spikes e ainda sugere que você mesma aplique studs nas suas coisas.


Neon: Tendência forte do mainstream especialmente para o verão! Já na cena alternativa creio que um público muito específico será adepto. O editorial sugere que se use cores neons como um toque de cor no seu look.


Cruzes: Quem adivinharia que um símbolo associado à religião se tornaria tendência na moda alternativa?
No editorial abaixo colares de caveiras + cruzes (quem estuda a simbologia das caveiras através dos séculos como eu sabe que isso é praticamente uma redundância rsrsrs!!), anel, gargantilha, brincos, pulseira com imagens de santos... santos católicos interessando aos protestantes e anglicanos? Seria influência da cultura mexicana do la dia de los muertos e da Santa Muerte na moda alt.? Vestido com estampa de pequenas cruzes assim como a camiseta (já mostrei uma no post sobre tendências alternativas na moda masculina). Quem se interessou por algumas peças que são da Alchemy Gothic pode encomendar pela loja Dark Front.


Perucas/Apliques: Foi-se o tempo em que perucas eram exclusividades das Lolitas e apliques das góticas. Não há uma loja alternativa hoje que não tenha uma sessão reservada à elas. Parece que agora usar perucas não é mais brega ou ridículo, ainda mais se for colorida e bem penteada. Boa opção pra quem não pode tingir os cabelos, quer sair da mesmica ou deseja um look divertido. E aí, adotariam essa tendência?
 

Existem mais algumas tendências em voga como o estilo Navy (marinheiro), a estética pin-up segue firme assim como estampas de terror ou zumbi nos mais diversos produtos. A mistura de moda histórica com moda alternativa cresceu bastante na questão de variedade de peças e lojas e isso é tão interessante que cogito uma postagem específica em breve.

Fontes:  Tendências: www.portaisdamoda.com.br, www.comunicacaoetendencias.com.br
Imagens: site da loja attitude clothing

24 de setembro de 2012

Tendências Alternativas: Moda Masculina

A moda alternativa está tão profissionalizada em alguns países que é possível perceber estilos que aparecem e permanecem por alguns anos ou temporadas ou estilos que simplesmente "não pegam" por diversas razões: as chamadas "tendências". 
Quando falamos de moda alternativa masculina, ela é mais ousada e variada que a moda masculina "normal", mas ainda assim com menos variedade e diversidade que a moda alternativa feminina. Há algumas tendências que não desaparecem facilmente, sendo absorvidas e permanecendo moda característica de uma subcultura. Na moda mainstream, as tendências duram seis meses, um ano; mas na moda alternativa as tendências costumam durar um pouco mais de tempo.
Separei umas peças masculinas que notei estarem presentes em diversas lojas e também um editorial com dicas de looks seguindo estas peças que estão em voga.

Peças pretas adornadas com studs ou amarrações já são um clássico da moda alternativa masculina que praticamente nem posso mais chamá-las de "tendência", mas assim as chamo porque continuam surgindo novos modelos deste tipo de estética. Calças skinny permanecem fortes assim como calças largas. As estampas de esqueleto em moletons e camistas apareceram com força pouco mais de um ano atrás e vão permanecer, assim como estampas de zumbi ou de terror, de temas retrôs e que imitam desenhos de tatuagens old-school. A novidade são peças com estampas em forma de cruz, invertidas ou não. Nos pés, o street e o skatewear continuam influenciando os modelos de calçados. Uma marca de calçados alternativos que se destaca é a Macbeth de Tom Delonge (da banda Blink 182), os tênis de sua marca são confortáveis, feitos pro dia a dia e pra andar de skate e são ecologicamente corretos. O que eu vi de novidade e achei interessante são sapatos oxford estampados (o último abaixo, à direita).


Para inspirar os garotos: editorial "Choice Cuts" com algumas dicas de looks com as peças que são tendência.
Outfit 1: Além do cabelo e barba incríveis do modelo, o editorial sugere o uso de uma jaqueta adornada com patches, cinto de tachas pretas, a já clássica camisa xadrez, calças largas, boné e tênis.
Outfit 2: Tem o foco na camiseta com uma grande estampa de caveira,  todas as outras peças são pretas para que a camiseta seja o destaque do look. Calça skinny, moletom, cinto de tachas, anel e nos pés, creepers (com uma estampa cuja cor faz ligação com a cor da camiseta)!

À direita, o look Rolling Sold, propõe o uso de algumas cores fortes pra contrastar com o preto, tudo girando em tons de azul e roxo. Calça skinny, cinto de balas, corrente, moleton, blusa que lembra a cena surfer dos anos 90, tênis estilo iate e acessórios com cores vibrantes.
O look Mod Kill tem uma referência super vintage: calça reta de barras viradas, camiseta com estampa retrô, camisa xadrez, toques de skate no calçado e no boné e óculos no estilo wayfarer.

Fonte: as imagens para ilustrar a postagem foram pegas no site da loja inglesa Attitude.

Editorial Gótico por J&L Fashion

Recentemente recebi um email de uma leitora que produziu um editorial de moda gótica no Cemitério da Consolação. Vi as fotos e pude comprovar que o material tem qualidade. Como em nosso país não há muito espaço para a divulgação e publicação de trabalhos fotográficos com temas alternativos, este blog tem o maior prazer de abrir espaço aos que quiserem apresentar suas fotografias.
Se quiserem contatar a Jackelline para fazer algum tipo de trabalho, estes são os contatos dela: blog J&L Fashion, Facebook e email crazyjacke@hotmail.com

Se você é fotografo ou modelo e tem trabalhos com tema alternativo e quiser se divulgar no blog, basta entrar em contato.


23 de setembro de 2012

Doro Pesch Lança Caixa com Embalagem Imitando Corselet

A cantora de rock/heavy metal Doro Pesch (do qual sou grande fã) acabou de lançar uma caixa comemorativa limitada à 500 peças cuja embalagem é em forma de um corselet
Quem conhece o "estilo Doro Pesch" sabe que há anos ela usa corselets de couro vegetal, de vinil e verniz e calças cheias de amarrações. O que achei curioso nesta caixa é o conteúdo ter referência ao estilo de moda da Doro.
A "peça" com amarração é de couro sintético e abraça uma caixa que dentro contém o mais novo cd da cantora e um cinto com fivela de caveira! 
Fiquei pirada claro! Todos sabemos da grande influência da estética fetichista e das caveiras na moda heavy metal, mas me surpreendi pelo fato de objetos de moda, serem o foco do lançamento da artista.
A título de curiosidade, a Doro lançou recentemente outra caixa que contém entre outras coisas uma pulseira com spikes. Vocês podem conferir tudo no site brasileiro Doro Pesch Brasil. É interessante quando um estilo de um artista se torna tão característico que sua moda se torna facilmente identificável.

Mais Doro no blog:

Editorial de Inspiração Rococó: "All the Riches A Girl Can Have"

Eu estou absolutamente apaixonada por este editorial com fortes referências do barroco e do rococó tudo misturado com alta costura de estética mais moderna. É tanta coisa linda, tantos detalhes, tanta ousadia! Eu adoro quando a moda se mistura com a arte e quando mistura modas de épocas tão diferentes de forma harmônica. Fora o título, uma clara referência à Maria Antônieta, não!?
"All the Riches A Girl Can Have" de Giampaolo Sgura, Vogue Japão, outubro 2012.

 
 

Crinolinas na Vogue Itália

Referências da história da moda sempre estiveram presentes em editoriais. No Suplemento de Moda da Vogue Itália desde mês, que homenageia a marca Dolce and Gabbana, vemos lindas peças de alta costura da grife, incluindo incríveis releituras de crinolinas.



Look do Leitor: Victoria "Kitty Killer"

Ah, eu adoro quando os leitores desejam fazer parte da história desse blog!
A leitora de hoje é a Victória Atadini, cujo apelido é Kittie Killer (adoreei!)/ Vico-Chan, que mora em São Paulo - SP. Ela é formada em Moda e atualmente está cursando Psicologia. Aqui está sua página pessoal
Primeiro, eu me derreti de fofura por causa da foto em vestido salmão, cabelo loiro, olhos orientais e orelhinhas de urso que poderia ter vindo direto de Harajuku! As fotos seguintes tem um ar roqueiro mas não menos cute e por fim...levei um susto! Ela realmente parece um manequim na quarta foto!! A peruca de cabelos anos 20, a quase ausência de sobrancelha, olhos e bocas marcadas são convincentes. Não é impressionante como uma roupa ou uma peruca é capaz de mudar completamente a aparência de uma pessoa? 
 
Pin It button on image hover