Destaques

21 de fevereiro de 2013

Tendências Alternativas: Cropped Top

Cropped top significa "top cortado" e apareceu definitivamente em meados dos anos 1980 com a popularidade de atividades como o jazz do filme Flashdance e da ginástica aeróbica. As meninas que praticavam estes esportes cortavam fora metade das blusas, mangas e golas para ficarem com o corpo mais livre pra treinar. Nos anos 1990 com a decadência de ambas as atividades, o top cortado aparece industrializado, em forma de um bustier com a barra já pronta, o que posteriormente originou as blusinhas "baby look" que se tornaram populares em meados da década. Ficam populares cropped tops ao estilo baby look com mangas compridas, golas altas e as meninas voltaram a cortar suas blusas, o que gerou a proibição em algumas escolas americanas (lembram de Shania Twain, Spice Girls, Christina Aguilera e Britney Spears usando?). 

Eu usei estes tops nos anos 1990. Lembro de ainda criança ter uns conjuntinhos que o top era curtinho e o short ou a saia vinham até mais acima da cintura. E lembro que no começo de minha adolescência tive aquelas baby look justinhas que iam até em cima do umbigo.
É interessante observar isso na estética subcultural da época, onde garotas grunge pegavam suas T-Shrits tradicionais que iam até o quadril e cortavam-nas na altura da cintura. E também na estética das garotas punk os anos 90: top justo e curto aparecendo a barriga e calças justas ou largas com cinto de tachas e coturno. Foi pra meados da década de 1990 que as calças de cintura baixa reapareceram e aí meio que aparece aquele estilo bem conhecido do street punk/ska americano da época muito bem representado por Gwen Stefani (que nunca deixou de usar cropped tops).

O cropped top atual é mais "comportado", digamos assim, sem muito da ousadia e rebeldia dos anos 1990 porque vem sendo usado com peças mais caretinhas ou de cintura alta para equilibrar a silhueta. Eu vi bastante delas nas novas coleções de algumas marcas alternativas, então fiz uma breve seleção de peças.

Estes modelos abaixo parecem bem próximos dos cropped dos anos 1980, como se uma T-Shirt tivesse sido cortada:
 

Estes já se assemelham à evolução do cropped nos anos 90, se tornam mais justos e mais com cara de baby look. Detalhe para o modelo do meio com toque punk e o da direita com estilo retrô.


Por fim, modelos que também parecem saídos da década de 1990, justos, curtos, já com cara de bustier.



A musa do cropped top: Gwen Stefani!
Repararam que desde que a banda No Doubt surgiu nos anos 1990, Gwen nunca deixou de usar seus mini tops?
No começo da carreira, assim como era na época: literalmente cortados e já com a aparência de baby look:


Em turnê recente, top curto, calças largas e coturno. Ela não nega que a peça é parte de seu estilo próprio independente de estar na moda.


Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Nossa, eu adoro cropped top... mas não tenho nenhum ahahaha... quase comprei um da Lip Service, durante a Black Friday, mas o frete deles é caro demais. Só agora comprei um blusão de tricot que parece cropped top, porque ele é mais curto na frente (faz aparecer um pouco da barriga) e mais comprido atrás... só que acabei pegando um número maior porque não tenho coragem e nem a barriga da Gwen pra isso heheheh :))

    Fiercekrieg

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in