Destaques

3 de abril de 2013

Heavy Metal: Moda Alternativa Feminina

Como  vimos na postagem sobre a evolução da Moda Feminina Heavy Metal, não existe uma genuína moda feminina nesta subcultura porque a estética veio da moda masculina ou foi absorvida de outras subculturas.
Assim como fiz com o post sobre moda masculina alternativa farei agora com a feminina: dicas de roupas e de lojas parceiras* que vendem o estilo.

Durante muuuuito tempo o que as meninas da cena tinham pra vestir era a mesma coisa que os meninos: camisetas de bandas T-shirt que eram cortadas pra ficar menores ou usadas grandonas mesmo. As calças poderiam ser compradas em qualquer loja e saias, se fosse o caso, também. Acessórios e calçados poderiam ser comprados na mesma loja que as camisetas.

E isso durou até a década de 1990. Sim... por todo esse tempo. Até que começa fortemente a influência da moda gótica (que sempre teve uma moda feminina e estava anos luz mais avançada) trazida especialmente pela cena metal americana e suas experimentações. E nesta década também surgiram as camisetas baby look fazendo com que mais pro fim da década as lojas tivessem a sacada de estampar logos de banda nestas blusas femininas. E foi só no fim da década de 90 mesmo que começou a ter uma diversificação estética para as mulheres e depois, com o advento das "divas" entram referências a períodos históricos, do revival do corsets até chegar no momento atual onde há influências de todo tipo.

Assim como na moda masculina, no momento atual, as camisetas de banda se modernizaram, o preto ainda é regra mas pode-se  encontrar camisetas de bandas em cores neutras.
Lembram que citei a Karin, baixista do Sonic Syndicate neste post? Olha ela sendo garota propaganda das camisetas da Alchemy England. As camisetas não são mais obrigatóriamente pretas e se tornaram bem mais estilosas.


Lembram do post sobre tendências da moda alternativa feminina onde eu postei uma imagem com peças e studs?  Estou postando ela aqui novamente porque tem tudo a ver com o Heavy Metal. E tem spikes na gargantilha e no sapato também.

 

O look blusa+saia reta da Persephone e o vestidinho da  Dark Fashion são super usáveis o ano todo e o corsetdress de couro sintético trás um "sexy" atemporal.


O Metal Tradicional e suas adeptas se identificam muito com as calças justas ou leggings e tops ou corselets com studs. E não dá pra esquecer o cinto de balas!


 

Ah, o sexy, louco e colorido Hard/Glam Metal!!
Os corselets de estampa de zebra e onça representam super bem os anos 80. As mini-saias são de praxe e eu achei super original o micro top da Dark Fashion assim como o shortinho que, se usado com uma meia calça de renda ou arrastão com coturno fica bem estiloso.

 
 

E por fim, um lado literalmente  Glam(our) Metal, esse vestido um ombro só com studs da Persephone!


Para as que gostam de um estilo mais medieval ou "diva" com influência do gothic e do symphinic metal: blusa e corselet com amarração frontal e dois looks da Belladonna.


Como nos anos 1990 a influência medieval e gótica estavam muito fortes na moda HM, as roupas refletiam isso. Embora sejam peças atuais, estas roupas pegam o público "divas" e as meninas com paixão por moda medieval e por preto.


O lado extremo muito bem representado nas peças da Black Frost






E como vocês já cansaram de ler no blog que desde 2008 o estilo Heavy Metal faz um certo sucesso no mainstream, óbviamente surgiram muitas criações inspiradas nele e a vantagem é que as lojas alternativas se espelharam nas lojas mainstream e também criaram algumas peças estilosas de acordo com as tendências. Hoje em dia, há uma grande diversidade de estilos e cada mulher pode escolher o que mais lhe agrada.
No post anterior eu citei Rayna Foss e seus vestidos tubinho pretos, era uma peça bem comum nos anos 90 entre as meninas, hoje, repaginando, ele é adornado com studs e que tal ir no show do Motorhead com um vestido escrito "Born to Raise Hell"? Finalizando com uma influência pequena, mas que existe: headbangers com admiração pelo retrô que usam franja pin-up, mas usando o couro e os studs necessários que caracterizam o estilo.



* Dicas de lojas nacionais publicadas gratuitamente neste post. São lojas que o blog fechou parceria de divulgação.

Comentários via Facebook

3 comentários:

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in