Destaques

9 de setembro de 2013

Alternativos na TV Mainstream, Parte 1: Programas de Tatuagens

É difícil dizer quais são ou foram os primeiros alternativos a trabalhar na TV mainstream. Se a gente for abrir o leque do que é considerado alternativo, até a Elke Maravilha e a Baby do Brasil entram na lista! Mas de cara, em termos de TV brasileira, a MTV e canais musicais sempre abrem um espacinho pra pessoas tatuadas ou alternativas como a VJ Penélope, João Gordo ou MariMoon e o recente programa Caos apresentado no The History Channel. Mas nesta sequencia de postagens vou falar de programas de TV, mais especificamente reality shows que tem pessoas alternativas como protagonistas e cujos programas  tiveram sucesso mundial.
Começo como reality que talvez tenha iniciado a "febre dos alternativos na TV paga": Miami InkO programa não apenas ajudou a desmistificar o lado negativo da tatuagem como as tornou mais populares ainda. E deu ao tatuador uma posição  de status. Não se trata mais daquela ideia de um estúdio escondido e escuro e sim, um ambiente claro, moderno, colorido e receptivo. O sucesso mainstream de Miami Ink fez com que diversas "crias" de programas de tatuagem surgissem nos canais pagos.

Miami Ink (TLC)
De 2005 a 2008.
Tatuadores, cada um com seu estilo e especialidade. O reality acompanhava o dia a dia do estudio e as histórias pessoais de cada tatuador e de cada tatuado. O tatuadores eram: Ami James, Chris Nuñez, Chris Garver, Darren Brass, o aprendiz Yoji Harada e Kat Von D, que entrou ainda na primeira temporada para substituir Darren, que sofreu um acidente e ficou incapacitado de trabalhar por algumas semanas. Kat acabou ficando até 2007 quando ganhou um programa só dela.
Curiosidade:  o tatuador Chris Nuñez morou alguns anos em São Paulo.



LA Ink (TLC)
De 2007 a 2011.
Kat von D foi demitida por Ami James e ganhou seu próprio programa em 2007. Com um estilo hard/glam modernizado, Kat chamou para seu estúdio três mulheres talentosas: Hannah Aitchison, Kim Saigh e Pixie Acia e um homem: Corey Miller.  Alguns desentendimentos levaram as meninas a sair do estúdio, Corey permaneceu até o fim do reality (2011) mas também havia se desentendido com Kat. O LA Ink tem até hoje o recorde de uma das maiores audiências no canal TLC.

 

Curiosidade: uma brasileira já trabalhou no estúdio de Kat von D, Camila Rocha. Você pode ver a participação dela no programa "O Mundo Segundo os Brasileiros", NESTE link. Muitos não sabem, mas esta tatuagem de um corset, super compartilhada no facebook é de autoria da Camila:


Entrevista com Camila para Sullen TV



NY Ink (TLC)
De 2011 a 2012.
Ami James deixa o Miami Ink e vai pra Nova York. O reality atrai cerca de 1 milhão e 300 mil telespectadores em cada episódio! Chris Torres, Jessica Gahring, Robear e Billy DeCola estrearam o programa, mas Megan Massacre, Tommy Montoya, Tim Hendrickstist e Luke Wessman também protagonizaram as temporadas.


Curiosidade, o brasileiro Rodrigo Canteras faz parte do staff do Miami Ink e também do  NY Ink (ele aparece em episódios do programa).



America's Worst Tattoos (TLC)
2012.
Estreiou semana passada no Brasil e é apresentado pela modelo alternativa e tatuadora Megan Massacre do NY Ink.
A série mostra tatuagens feias, com erros de gramáticas ou que geraram arrependimentos. Em cada episódio, Megan e outros tatuadores transformam estas tattoos em obras de arte.


Após o final da 2 ª temporada do "NY Ink", o canal TLC resolveu cancelar todos os seus realities de tatuagens. O canal foi a primeira grande rede a cabo a desenvolver uma base de reality show voltado para esta indústria. Eu li que parece que o canal "cansou" do formato e está criando outros documentários sobre o tema, mas o legado ficou. Outros canais criaram programas sobre tattoos mas num formato competitivo:


The Best Ink (SyFy)
De 2012 até o presente momento.
Reality de competição tatuagens onde os participantes competem por $100.000 e uma reportagem de capa na revista Tattoo. O famoso tatuador Joe Capobianco é o juiz principal e mentor. A modelo alternativa internacional Sabina Kelley, tatuadora e proprietária de um estudio de remoção de tatuagens com laser (sua especialidade) também é juíza e o programa conta com um juiz convidado a cada episódio, como a especialista em retratos Hannah Aitchison (ex-LA Ink). O programa é apresentado pelo músico Pete Wentz.


Ink Master (TruTV)
De 2012 até o presente momento.
Reality onde 16 tatuadores competem por $100.000. É apresentado pelo rockeiro Dave Navarro e tem juízes como Chris Nunez (Miami Ink) e Oliver Peck + um jurado convidado a cada episódio.
Este mesmo canal transmitiu também um programa chamado "Na Rota da Tatuagem", "uma viagem pelos Estados Unidos com o mestre da tatuagem Thomas Pendelton que transformou um ônibus de turismo dos anos 1970 em um estúdio de tatuagem sobre rodas."


Tem mais sobre alternativos na TV mainstream, cliquem nos próximos posts:

- Alternativos na TV Mainstream, Parte 2: Moda, Maquiagem, Decoração e Competições.
- Alternativos na TV Mainstream, Parte 3: Casamentos, Antiguidades e Bizarrices

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Eu já sacava o NY, o Miami e o LA Ink. Mas só assisti a episódios aleatórios, quando pego passando no TLC, mas são muito bons. Não conhecia esses outros e já quero ver!
    Beijo.

    http://camilastarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro todos esses!
    Mas meus favoritos são Best Ink e Ink Master.
    Eu gostava bastante da Kat, mas vendo o programa dela achei ela meio mala sei lá, e tanto na personalidade quanto na arte, prefiro a Megan do que ela agora.
    Também gosto de oturos dois programas de tattoo o Tatto Nightmares (tem o finalista do Ink Master), e o Bad Ink (esse é novo, só tá passando nos EUA por enquanto mas é bem legal tbm)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha! Também achei a Kat mala no NY Ink! A Megan já tem um jeitinho mais fofo e simpático.
      Estes 2 que citou nunca assisti, mas estou com a impressão de que deixei um programa passar, acho que tem mais um de tattoos rolando em algum canal aí...

      Excluir
  3. A Megan e d+, um dia vou fazer uma tatoo cm ela

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in