Destaques

9 de outubro de 2013

Aniversário: 4 anos de blog!

E o blog completa mais um aninho hoje: 4 anos!

Embora sejam 4 anos de blog, minha pesquisa sobre moda alternativa começou entre 2004 - 2005. Em 2006 criei um grupo de discussão no Orkut e somente em 2009 criei o blog pra "expandir os horizontes e os leitores". 

Parece mentira mas em 2009 os blogs alternativos que existiam eram muito segmentados (somente góticos, somente rockers, etc) e eu sentia falta de um site abrangente e que levasse à moda alternativa mais à sério, não como uma modinha juvenil ou como algo fútil e descartável. 

Na época, também não havia dentre os blogs existentes, um que mostrasse editoriais e desfiles de moda mainstream com influência ou referências de moda subcultural. Foi o Moda de Subculturas que fez isso primeiro. Mostrou que a moda mainstream "rouba" muitas ideias nossas e também pega nossas ideias, as melhora e as leva à um nível mais elevado [leia aqui!]. E isso acabou influenciado a moda alternativa que acabou por copiar a moda mainstream. Que loucura, quem diria? 
Então, sim, a moda mainstream tem seu lado ruim, mas foi ela que deu fôlego novo à moda alternativa nestes últimos anos!

 
E o que dizer dos posts sobre história da moda e como ela influenciou a moda alternativa? Abordar a moda alternativa mostrando referências buscadas na história da moda também foi algo que o blog foi pioneiro. 

Com tudo isso, conclui-se que ao contrário do que muitos pensam, a Moda Alternativa não é apenas uma moda adolescente passageira, ela influência a moda dominante, muda conceitos e busca na história suas referências de estilo. A Moda Alternativa está em cena há mais de 30 anos! Falando nisso, vocês já leram o post em que entrevistei alternativos com mais de 30 anos que provam que manter a alternatividade é uma questão de estilo de vida e não de modismo? [leia aqui!]

Talvez apenas duas ou três pessoas sabiam que entre o ano passado e este ano quase pausei o blog. O fato de eu ter conseguido postar frequentemente neste ano, foi uma imensa conquista! Puro ato de paixão pela moda alternativa e respeito aos leitores fiéis que passam por aqui. É por isso que vocês não viram este ano - salvo algumas excessões - posts mais aprofundados e detalhados; e foi por isso que a quantidade de posts foi menor que nos outros ano. 
 
Agora vocês já sabem: não basta o dono do blog ter iniciativa e boa vontade de compartilhar informações de conteúdo de forma gratuita. É preciso ter muito apoio, leitores que realmente leiam posts e comentem ocasionalmente (e não apenas olham as figurinhas), retornam, divulgam e agregam. Porque às vezes, nossa vida pessoal não vai bem e é esse tipo de retorno que faz a gente perceber que é uma grande bobeira abandonar o que a gente gosta!

Relutei muito em transformar esse blog em um vitrine de lojas e sorteios.
Embora eu tenha o apoio das melhores lojas alternativas do Brasil e faça sorteios esporádicos com elas, fico super triste ao ver que muitos blogs alternativos vivem somente de postagens rasas, sorteios ou posts prontos de divulgação que as lojas enviam. Isso é mesmo ser alternativo? Ou é apenas seguir a massa? Já temos tão pouca informação séria sobre a cultura alternativa, porque não aproveitar seu espaço e oferecer conteúdo que fortaleça e dê mais bagagem cultural à cena e aos admiradores?

Ser alternativo é fazer algo diferente, inovador, algo que de alguma forma não foi feito ou fazer uma coisa existente de forma diferente, com outra roupagem. Eu (ainda) prefiro manter uma certa autenticidade do que fazer o que todo mundo tá fazendo.
Ser igual/fazer igual, pra quê? Somos únicos!
Eu nunca quis ser cópia, me vestir igual ao outros (motivo pelo qual aprendi a costurar), sempre quis me destacar na multidão pelo diferente, não apenas visualmente como intelectualmente!

Meus votos pra este ano que se inicia não são muito diferentes dos anos anteriores:
- Que a moda alternativa nacional se profissionalize e se torne não apenas mais autoral como também mais ousada. 
- Que os segmentos alternativos se ampliem. Se você não é bom em fazer roupas, faça cosméticos, perfumes, sapatos, bolsas... Faça o que sabe melhor!
- Espero continuar adquirindo mais conhecimento para que compartilhar com o público. E ter reconhecimento por parte dos leitores, um incentivo para postar mais e mais e mais... afinal, o conteúdo deste blog é único e inspirador!


*Ilustrações: Andrea Kett

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Ae parabéns por mais um ano de blog!
    Sei que nem sempre comento aqui, mas sempre to de olho nas postagens e leio tudo o que você posta. Sue trabalho é ótimo e seu blog foi inovador na blogosfera nacional. Acho que deve ter inspirado muita gente.
    Concordo com o que você falou sobre o pessoal incentivar o blog, isso é uma das coisas que mais sinto falta de blogar, um comentário já era o suficiente pra alegrar um pouco meu dia.
    Mas você tá de parabéns, e continue sempre, porque um blog como o seu merece ser eterno hehe, e quem sabe um dia virar um livro ;)

    ResponderExcluir
  2. Meus Parabeeeeens...eu tambem não comento nos posts...mas confesso que O Moda de Subculturas é um dos blogs que eu mais visito...as vezes fico ancioso por você não postar nada rsrsrs...e tambem dizer que seus inscritos me ajudam muito,alem de ser sempre bem informativo e de facil compreenção...e por favor não desista nunca pq vc tem muitos fãs ;D.....

    ResponderExcluir
  3. Sana parabéns. Nossa 4 anos, e pensar que vejo o blog desde o começo. É tão bom ter conteúdo confiável sobre um assunto complexo como a moda alternativa. Fora os vários "conselhos" que vc já me deu (já te enchi bastante o saco huahauhaua) sobre franjas (falando nisso to até hj de franja e adoro), cor de cabelo, costura, rsrsrs Não pare o blog, pode ter certeza que vai ter muitos leitores tristes ( podia voltar com o Diva!!!! rs). O seu post com o pessoal alternativo com 30 me marcou bastante, primeiro que me identifiquei com várias coisas ditas e segundo por me fazer desencanar de umas também, fora que foi ótimo ler um pouco da vida de pessoas que tem tanto em comum. E para perturbar um pouquinho: sinto falta das suas customizações!!!!! Parabéns de novo e que venham mais 4 anos de blog. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário de blog, e por favor não desista do blog, pois é minha inspiração pra continuar no caminho que estou trilhando e saber que tem gente que leva pesquisa de moda alternativa a sério <3

    Que seja um ano de muitas realizações!

    Tati

    ResponderExcluir
  5. Sana, parabéns <3 Já acompanho seu blog a um tempo e ele é inovador e maravilhoso! Me ajudou (e ainda ajuda) bastante a desenvolver meu próprio estilo e identidade com mais confiança, e me inspira muito, além do fato de adorar ler sobre moda alternativa e história da moda, sobre as quais você escreve tão bem. Keep rocking! <3

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pro blog! Desejo que tenha cada vez mais conteúdos excelentes, adoro a forma como escreve e se dedica ao blog!

    Beijos.
    http://pinupinsana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog
    Quem venham muitos e muitos anos.

    \o/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in