Destaques

21 de março de 2014

Betsey Johnson: uma avó punk!

Como o post anterior foi sobre as saias de tule, achei justo falar de uma "punk" que há 40 anos faz moda alternativa e uma das características de sua marca é justamente a presença constante das saias ao estilo tutu.
Eu gosto muito da Betsey Johnson, tanto que ela tem a própria tag aqui no blog. Mas esse gostar não se limita às criações dela. Mesmo porque algumas peças que ela cria eu não usaria; o que me fascina é que Betsey é uma jovem senhora de apenas 71 anos, tem aquilo que no meio da moda chamamos de "estilo próprio". Faz seus desfiles no mainstream (que sempre critica suas coleções) e nunca se rendeu à eles em termos de seguir tendência.


Pra entender as criações da Betsey e compreender porque alguns elementos se repetem com muita frequência em suas criações (saia de tule, animal print, cores vibrantes, cabelos coloridos) é preciso conhecer sua história. A partir daí é celebrar o fato de que quando um estilista cria um estilo próprio, você já sabe o que esperar e consequentemente, se um dia você quiser usar aquele tipo de roupa, você já sabe à qual marca recorrer!

Fatos de sua vida...
- Betsey foi parte de um movimento estético, musical e cultural dos anos 1960 chamado Youthquake. E isso significava ser amiga de pessoas como Twiggy, Edie Sedgwick, Mary Quant e Andy Warhol (vocês tem noção disso??).
- Na década de 1970, Betsey foi estilista de uma marca chamada Alley Cat, que era popular entre os músicos roqueiros da época.
- Betsey foi casada com John Cale, da banda Velvet Underground.
- Em 1978, no auge da cena Punk, ela criou sua própria marca.
- Betsey é mãe solteira e teve que se virar pra criar a filha sozinha.
- Betsey é sobrevivente de câncer de mama.
- Betsey gosta de ir  à Toquio buscar inspiração para suas criações.
- No ano passado ela e a filha, Lulu, ganharam um reality show num canal americano.

Lulu & Betsey: mãe alternativa

A filha de Betsey Johnson, que se chama Lulu, conta que quando criança, Betsey ia buscá-la na escola vestindo meia arrastão, saias de tule e estampa de leopardo. As mães de outras crianças não se vestiam daquele jeito e as crianças zombavam de Betsey. Lulu ficava muito magoada, de xingar os coleguinhas que criticavam sua mãe.
Apenas com 10 anos de idade Lulu compreendeu. Enquanto as outras mães odiariam ver suas filhas vestidas de bustier preto, meias arrastão, saias de tule e saltos altos; Betsey ficou feliz de ver a filha vestida daquele jeito e disse brincando: "OMG! Você se converteu, agora é mesmo minha filha!!". Enquanto as mães comuns diriam, "que roupa horrorosa, vá se trocar, já!". Betsey celebrava a ousadia da filha! Lulu ainda acrescenta que não é porque a pessoa virou mãe ou está na faixa dos 30 anos que deve se vestir de forma "careta", cada pessoa deve seguir seu próprio estilo.

Betsey e as netas: não é todo mundo que pode usar uma calcinha-cueca por cima da legging...

Algumas de suas criações mais recentes.


Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Sempre uma Diva,uma inspiração!
    algumas coisas da vida dela eu não sabia,muito interessante,e que forma física dessa mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspiração sempre, superação, determinação... ela tem uma forma física melhor que muita jovenzinha!!

      Excluir
  2. adoro as criações dela,e pelo fato de ter 71 anos ela tem a mente mais jovem do que muitos por ai,essa mulher é incrível.

    ResponderExcluir
  3. omg, então essa é a betsey johnson por trás da marca que eu conhecia?? estou AINDA mais apaixonada! <33 admirável!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in