Destaques

25 de maio de 2014

Moda Alternativa: as tendências de 2014!

Há dois anos começamos esta sessão com a intenção de adiantar o que anda rolando lá fora em termos de criação e tendências alternativas. Claro que tendências são palpites, algumas pegam, outras não e outras demoram pra pegar. Por exemplo, no Urb Tradeshow, evento de tendências streetwear ocorrido em março em SP, foi dito que as marcas nacionais de street e skatewear vão investir em estampas ocultistas e em meiões nas próximas coleções. Ora, já havíamos postado sobre essas tendências no blog há um tempão. É interessante notar como demorou pras marcas nacionais de street style começarem a trazer estes temas pras suas lojas.
Pra este ano o que temos observado é uma imensa referencia à década de 1990. Praticamente tudo que se usou naquela década está sendo relido de alguma forma. Citarei alguns exemplos:

- Estampas em contraste preto e branco e estampas coloridas com tons fortes. Os temas alternativos estão nas estampas, mas as cores são contrastantes e vibrantes!


- Saltos plataformas imensos (usados nos 90's por cybers, clubbers e streetwear japonesa). 
Há também uns sapatos femininos com plataformas e saltos mais grossos que lembram os anos 70. Mas temos que ter em mente que a moda relê tendências no mínimo à cada 20 anos, sendo assim, as plataformas e saltos dos anos 70 foram relidas nos anos 90 e agora são relidas novamente na década de 2010.


- o ocultismo - demos vários exemplos aqui - pernanece.


- transparências em malha de tela, tule ou organza, como já vimos aqui.


Esportividade: na década de 90 houve um afrouxamento da sobriedade, tudo era muito informal, mesmo as roupas mais "elegantes" tinham referências esportivas. Alguns devem se lembrar que se usava tênis pra tudo. As opções de sapatos e sandálias eram super poucas. E usar tênis pra trabalhar, por exemplo, era comum, não era algo deselegante.

- Tênis: na moda alternativa, os tênis retornam com muito estilo.



E se tem tênis, tem meiões! Meias 3/4 ou 5/8 dão as caras, sendo algumas com cores fortes.


Essa informalidade dos 90s, se reflete nas salopetes - muitas meninas que foram teens naquela década tiveram uma! 
Na segunda imagem, vemos uma blusa com a já citada transparência com referência esportista e um gorro - que também retorna por influência inclusive, do grunge. E a calça bailarina, um clássico da minha adolescência, no exterior, está sendo vendida com o nome "yoga pants".


- Mochilas: quem diria que elas voltariam tão estilosas?

 

Acessórios: 
- Bonés são a cara do streetwear atual e as gargantilhas - acessório deixado de lado por uns anos - retornam tanto nos modelos tradicionais, de couro com spikes e tachas, quanto no colar tatuagem. Eu não tive na época, mas algumas colegas tinham. O curioso é que esse colar tatuagem foi muito ridicularizado uns anos atrás e agora, será que quem riu dele vai usar porque é tendência?


- Plástico: Eu tive diversos acessórios de plástico nos anos 90 e eles retornam bem semelhantes aos da década. A sandália ao estilo Melissa é muito parecida com uma original da época que ainda tenho guardada.


- Cabelos na altura média, curta ou raspados de alguma forma. Cabelos longos eram incomuns na década de 90, mas como eles são muito populares na cena alternativa atual, não sei dizer até que ponto as garotas vão querer cortá-los e mudarem um pouco.


Vamos ver quais destas tendências vão pegar mesmo e/ou quanto tempo elas vão demorar pra chegar no Brasil.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Eu aaamo essas tendências todas. As vezes eu acho que eu parei nos anos 90 haha
    Mas uma coisa que você falou é certa: muita gente que ridicularizava esses cordões de tatuagem dos anos 90 vão usar porque tá na moda. Sempre tem.. Sorte que eu nem ligo mais pra essas coisas, porque já associo isso a falta de personalidade.

    Beijos,
    Jiglay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu carrego muita influência porque fui adolescente no fim da década e muitas coisas ficaram no meu estilo... falta de personalidade sempre tem né? rsrs

      Excluir
  2. Engraçado que eu vi noutro dia um post relembrando umas 40 tendências da década de 90 (http://www.buzzfeed.com/manuelabarem/42-tendencias-de-moda-e-acessorios-que-vao-fazer-toda-garota?bffb) e entre elas estava essa gargantilha tatuagem que eu usei muito na minha infância/pré adolescência, e ainda tenho guardada. Deu saudades, tirei da minha gaveta e estou usando direto. Nem sabia que tinha voltado a ser "tendência"! Então agora sei que o post era proposital! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabei de ver o link do buzzfeed e nooooossa, lembro de várias coisas!! E alguns tipo pulseiras e presilhas ainda tenho guardado ^^
      Eu não lembro por qual motivo não tive essa gargantilha, mas lembro que eu achava ela muito legal até acho que vou comprar um assim que encontrar!

      Excluir
  3. Desde que cheguei aqui em Dublin em agosto de 2013 eu tenho percebido que a moda aqui está muito anos 90 e não só no mundo alternativo, as próprias fast fashion incentivam muito. Eu acho as garotas da aqui bem estilosas, mas a facilidade de acesso e preço aqui ajuda muito para estar na moda.

    Essa semana já vi garotas usando essa gargantilha. Os saltos plataformas também se vê muito nas lojas e garotas usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É tendência mainstream também =D
      Na verdade, a moda alternativa tem acompanhado as tendências mainstream, isso é uma estratégia de mercado.
      Todos falam dos preços mais acessíveis e das opções aí pra este lado do mundo, uma pena a gente ter a mania de elitizar moda aqui no Brasil =/
      Os saltos eu vejo muito em blogs estrangeiros mas por aqui ainda não se vê muito ^^

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in