.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Estilo: Shirley Manson

26 de agosto de 2014

Estilo: Shirley Manson

Shirley Manson tá fazendo 48 anos hoje e é uma das rockstars que me inspiram tanto na atitude quanto no estilo.


Quando nova e me identifiquei de vez com o rock, não demorou para que eu buscasse referências femininas, afinal, como uma garota, chegou um momento em que os homens, por mais que eu curtisse as bandas, não me representavam. Eu tinha curiosidade de conhecer mais mulheres do rock e já conhecia Doro e Lita Ford, através de revistas e jornais (não tinha internet ainda) fiquei conhecendo algumas garotas da cena Riot Grrrl e das décadas anteriores (1960,70,80). Especialmente pela revista Showbizz, fiquei sabendo de muitas mulheres ativas na cena rock dos anos 1990 pois a publicação trazia mais mulheres musicistas em suas páginas do que a Rock Brigade ou a Roadie Crew, especializadas no mundo "macho" do Heavy Metal. E foi assim que descobri a banda Garbage e a Shirley Manson.


O olhão preto, muitas vezes estilo gatinha com batom escuro foram uma marca da Shirley nos anos 90 e ainda hoje são usados por ela no palco.

A Shirley tinha um diferencial, era um novo tipo de mulher no rock na época. Seguia aquele arquétipo da Debbie Harry: era sexy sem ser vulgar, selvagem e divertida. Até hoje ela é considerada um ícone feminino do Rock Alternativo.



Na época de escola, riam dela por ser ruiva. Como todas as garotas vítimas do machismo de nossa sociedade, ela sofria de problemas de autoestima. Quando a Garbage estourou em 1995, ela tinha 29 anos e se achava velha demais. A gente sabe que nossa sociedade tem preconceito com mulheres mais velhas, tanto que não se vê comercial de creme anti-idade com 'homi' né gentem? Com se nós mulheres só fôssemos valorizadas enquanto novas e não tivéssemos o direito de envelhecer!
Só que ser mais velha tinha uma vantagem: ela já era madura o suficiente pra entender o perigo que era se prender somente à uma imagem sensual. Ela considera que esse tipo de atitude é uma armadilha pras mulheres e que não é o tipo de coisa que devemos nos agarrar.  


Pra ela, o mais importante é ser quem se é. Em uma entrevista que li, dizia que seu estilo amadureceu. O que notamos é que ela usa muito preto e mesmo com 48 anos, quando sobe ao palco de saia curta, por exemplo, de forma nenhuma é vulgar ou está usando algo "inapropriado pra idade". Ela está usando seu estilo próprio de acordo com o lifestyle da subcultura ao qual se identifica: o rock tem esta maravilha de rejuvenescer naturalmente quem realmente curte o som!!


Estilo amadurecido: com 48 anos e muito preto, mantendo a essência Rock.


 Como uma boa escocesa, ela usa muito xadrez.
E fica ótima com a padronagem!


Sobre mulheres na música, ela diz: "Existe uma linha de pensamento que faz as mulheres pararem de pensar e acreditar em si mesmas como artistas, de serem curiosas e corajosas. Em vez disso, fazem as meninas soarem cada vez mais comuns, em canções tolas. Nós não estamos ouvindo experiências [musicais] autênticas das mulheres."


Ela é das mulheres do rock que sempre usou saias no palco. Nunca deixou de ser "feminina" e nunca ligou para aquelas frases machistas do tipo: "não abra perna assim", "não se movimente assado". 
Atitude é uma questão de personalidade também!


Shirley usa no palco desde peças com design, brinca com a hot pants e o casaco de pelos e aparenta divertida com a sainha de pregas!

Mesmo que você não curta o som do Garbage, uma busca pelos shows ao vivo da banda te mostram o quanto Shirley é rocknroll no conceito mais clássico de atitude feminina no Rock. E era essa atitude que uma jovem garota como eu precisava como referência.


Cabelo preso, mangas e renda no cotovelo, peças pretas com design... o estilo de Shirley não passa despercebido!

alguns anos ela tenta lançar um álbum solo mas não tem conseguido. Um tempo atrás, ela apresentou pra gravadora uma demo e a resposta que teve foi:
"Enquanto você não nos mostrar um álbum pop, nós não estamos interessados". 
Shirley respondeu: "Vá lá comprar uma prostituta porque eu não estou à venda!"

Uma atitude incorruptível um tanto louvável!
Quantas garotas do rock de repente não lançam discos pop em carreira solo - ou até mesmo migram o som de suas bandas pra um rock mais leve e "aceitável", radiofônico, pra se manterem na mídia? O preconceito com mulheres no rock ainda é forte. Sempre querem nos mandar seguir um caminho mais pop, mais fofo, mais suave... sempre dizem que o rock não é pra gente!


Vestida casualmente, a Shirley tem um estilo confortável e inspirador!

Ainda bem que existem mulheres como Shirley pra lembrar a gente de sermos íntegras, fiéis à nós mesmas, corajosas e o mais auto suficientes possíveis!

Show completo do Garbage


Shirley canta com sua melhor amiga, Brody Dalle a música "Girls Talk"




Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia do autor. É permitido citar o texto e linkar a postagem. É permitido compartilhar o link em redes sociais. É proibido a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens das mesmas foram feitas por nós baseadas na ideia e contexto dos textos.


Acompanhe nossas mídias sociais: 
  • 5Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

5 Comments

  1. A Shirley Manson foi uma grande inspiração para mim também. O que eu mais gostava das roupas dela era mais roots, os vestidinhos com coturno e olho pesadão. Comprei um coturno só pra imitá-la. E em atitude ela é incrível. O perfil no facebook do Garbage é um dos que eu mais gosto de seguir, eles são tão autênticos e sinceros.

    ResponderExcluir
  2. Amei os looks dela, super linda e estilosa
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Diva ruiva perfeita,ela e linda demais e com certeza uma inspiracao,mas q mulher sortuda de genetica sortuda tbm ne?
    claro q ela deve se cuidar e tal,mas cara esse corpo ai,e uma bencao da natureza tbm rs

    ResponderExcluir
  4. Passei a me inspirar na Shirley Manson quando ouvi Only Happy When It Rains, além de cantar muito bem e ter letras que realmente querem dizer algo, ela tem um estilo maravilhoso, foi por causa dela que redescobri a feminilidade no meio "roqueiro", tudo o que eu via nas mulheres famosas do rock era vulgaridade ou masculinização, ela mostrou que você pode sim ter o estilo que quiser e ainda ser ativa no meio e a integridade dela é realmente de se impressionar.
    ps: Suas postagens nos três blogs estão sempre melhorando, eu nunca canso de acompanhar, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. curti o estilo da Shirley , e dizem que a Hayley Williams (uma das minhas rockstars preferidas em música e estilo) se inspira bastante nela!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover