Destaques

16 de setembro de 2014

Pink Flamingos, o filme de John Walters inspira a Moda Alternativa

Já é possível ver nas lojas, inclusive em lojas alternativas estrangeiras, peças com a estampa de "pink flamingos". A tendência atual apareceu pela primeira vez em abril de 2012 na revista Australian House & Garden. De lá pra cá, do universo da decoração a estampa se estendeu para roupas e acessórios mainstream.
Aproveitamos a brecha pra falar um pouco do filme, já que a década de 1970 está em voga nas passarelas internacionais Verão 2015, e talvez seja do interesse de alternativos ter uma queda por películas excêntricas e bizarras.

Pink Flamingos, o filme:
Lançado em 1972, Pink Flamingos é um clássico filme cult. Ele faz parte do legendário Midnight Movies (Sessão da Meia-Noite), que possuía fãs a la Yoko Ono e John Lennon. O cinema Elgin, em Nova Iorque, era a grande oportunidade dos vídeos underground serem exibidos, já que eram ignorados no circuito mainstream americano. Além dele, títulos como El Topo, do chileno Alejandro Jodorowsky e The Rock Horror Picture Show (tema da nova coleção da MAC), de Jim Sharmam, também ganharam fama pelo mesmo local.


A estrela do fime e musa de John Waters, Divine:

Protagonizado por Divine - ícone da cena LGBT americana, tendo frequentado até Studio 54 – a película se passa em torno da disputa do casal Connie e Raymond Marble onde tenta a qualquer custo tirar de Divine e sua família o atributo de serem "as pessoas mais asquerosas do mundo".



É comum alternativos amarem “Cry Baby”, do mesmo diretor, com Johnny Depp. Talvez isso dê alguma ideia da vibe dos filmes de Waters, mas ainda assim, dificilmente não se surpreenderá com as cenas literalmente expostas e escatológicas de Pink Flamingos. Aliás, o título se deve ao fato da Drag Queen possuir objetos com o formato da ave. 

O conteúdo polêmico recebeu muitas críticas na época. Com forte pegada trash, pode-se dizer que o longa era um reflexo da pós-contracultura sessentista, onde muitos artistas aproveitaram o espírito de rebeldia da década, para se libertarem das opressões e assim provocando a sociedade antiquada ao soltarem a imaginação com criações das mais alucinantes possíveis, sem se preocupar com as consequências de suas atitudes. Efeito do LSD, vontade de sair da zona de conforto ou desinformação? Pode ser. O fato é que o período foi marcado por uma mistura de valores e descobertas, sendo ele feito pelo caminho certo ou não.

Observem o figurino dos personagens Raymond e Connie Marble. Há vários elementos estéticos sendo usados pela moda atual. E o mais curioso, o filme é de 1972, e Raymond tem cabelo e pelos pubianos pintados de azul, possivelmente tingidos de alguma forma alternativa, como anilina ou corante alimentício, já que comercialmente as primeiras tintas de cabelos coloridas surgiram em meados para o fim da década.

Um dos sinais de que o filme pode voltar a ser cultuado por uma nova geração, é que a revista Numéro desse mês trouxe um editorial totalmente inspirado nele, trazendo de volta a estética trash e essência surrealista do longa:


Essa é uma forma interessante de observar como a moda mainstream consegue diluir algo com conceito excêntrico para a grande massa.


Estampa Pink Flamingo em lojas alternativas
Mas aí é que está a maravilha da visão de mercado dos estilistas alternativos, que tiveram a ideia de adaptar uma trend mainstream ao universo da cultura underground. De tendência de decoração, as lojas alternativas associaram o pink flamingo ao filme cult homônimo de 1972, como podemos ver nas estampas das peças abaixo, onde há, inclusive, desenho de um trailer.

 

E você, aprecia filmes trash?
Usaria a estampa?


* Artigo original do Moda de Subculturas. Se quiserem usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, achamos gentil linkar o artigo do blog como respeito ao nosso trabalho. Tentamos trazer o máximo de informações inéditas em português para os leitores até a presente data da publicação.Todas as montagens de imagens foram feitas por nós.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Muito legal,tava cacando coisas de flamingos e cai aqui.Adoooorooo!!Achei super informativo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in