Destaques

18 de outubro de 2014

Alt Trend: Baby Doll Dress / Tee Dress

Que os anos 90 estão aí, relidos até não poder mais a gente já sabe. Mas eu ainda estou estupefata em como estão usando esta década como referência - às vezes até literal - muito mais do que outras épocas.
Embora o grunge, o kinderwhore, a estética Wednesday Addams (filme foi ao ar em 1991), as jelly sandals, a estética clubber (neon e holografia e brilho) também estejam por aí, também há um estilo mais punk/rock da época que ainda não foi explorado.

Como eu sou velha vivi a década de 1990 inteira, eu lembro de muita coisa e usei muita coisa que está em voga hoje. Uma das coisas que lembro de ter usado eram vestidos de malha que ficavam soltinhos no corpo, eles tinham cintura alta e logo caiam numa sainha franzida. Eu não sabia o nome deste vestido porque na época eram simplesmente "vestidos", mas hoje eu os encaixo tanto como Tee Dress - "vestido camiseta" porque a parte de cima deles pareciam uma camiseta (com manga ou regata) ou baby doll dress - nome que se dá à vestidos soltos como camisolas. Como a informalidade foi de praxe nos anos 90, estes vestidos eram popularmente em malha, mas haviam versões em outros tecidos também.

Eu tenho visto muito destes vestidos em lojas alternativas - mas ainda não os vi em lojas mainstream. Esta seleção de seis modelos ilustram bem a ideia de a parte de cima lembrar uma regata e a altura da saia ficar na cintura. Nos anos 90 eles eram de uma cor só ou somente a parte de cima com alguma estampa (o meu tinha listras marinho em cima e a saia era cinza). Neste revival da trend, a estampa tanto se localiza em cima quanto embaixo.
Fonte: Sourpuss

Aqui o modelo na cor preta, ainda em malha,cintura definida mas variando no tecido e no tipo de saia. Achei legal o terceiro, com estampa dos Sex Pistols. Destaque para o último modelo com jeitão meio envelhecido.


Estas são as peças que pra mim, se destacam por ter uma característica mais atual. Dos anos 90 permanece o formato de "vestido camiseta" (modelagem), mas as saias e principalmente o top tem estampas alternativas mais elaboradas e a saia recebe uma camada extra em um tecido transparente.

Fonte: Vestido 1Vestido 2

Foi difícil encontrar imagens deste vestido há 20 anos atrás pra ilustrar o post, mas depois de muuuuuuita pesquisa consegui encontrar este desfile da Chanel do começo da década de 1990! Legal pra comparar. Nos anos 90 as cores eram mais básicas e pastel, na moda alternativa atual, o uso de cores básicas não é obrigatório e foi investido em estampas mais vibrantes e irreverentes.


Desfile Chanel com Tee Dress, começo da década de 1990

Esses modelinhos são super adequados ao nosso calor da primavera/verão. Será que veremos eles por aqui ainda nesta temporada?
E vocês, usariam estes vestidinhos? 



* Artigo original do Moda de Subculturas. Se quiserem usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, achamos gentil linkar o artigo do blog como respeito ao nosso trabalho. Tentamos trazer o máximo de informações inéditas em português para os leitores até a presente data da publicação.Todas as montagens de imagens foram feitas por nós.
Fotos: Loja Sourpuss e tumblr.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Usaria sem dúvidas, inclusive estava sentido falta desses vestidinhos. Tinha tantos. Beijos, adoro o blog. Não estou conseguindo acessar o diva alternativa :/
    http://divaspinup.blogspot.com.br
    http://blyza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ainda veremos no mainstream!! Vivi a década de 90 mais como criança, mas tenho uma ótima memória, principalmente das roupas q vestia. Tive um vestido nesse estilo e usei muito, tenho várias fofinhas com ele, mas a minha irmã q era adolescente não tinha nada parecido, acho q ela n curtia usar vestidos. Mas gostaria de ver mais dele, boa pedida para o verão!

    Bisou

    Femmetoilet.com

    ResponderExcluir
  3. nossa não só tenho vários desses como são com certeza simbolo de beleza e simplicidade pra mim!
    nada é mais belo do que um vestido assim e vários acessórios hippies/psicodélicos/noventistas
    por cima <3
    bjooo
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho eles muito bonitos. Eu acho que usaria, se encontrasse algum que eu gostasse, porque maior parte dessas estampas não combinam muito comigo, haha.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, usei estes vestidos nos 90´s até enjoar. Tinha um de cotom vinho na parte de cima e estampado em vinho e preto embaixo, que usei até rasgar.
    As voltas que a moda dá até ir ao mesmo lugar hehehe

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in