Destaques

2 de outubro de 2014

Sandálias de plástico (Jelly Sandals)

A Primavera chegou e por isso aproveitamos para citar uma febre que ocorreu no último Verão estrangeiro: as sandálias de plástico! 


Como assim??? Pois é, foi um modismo que nos surpreendeu por vários aspectos. Com a volta dos anos 90 nas coleções, resgatou-se muita coisa que não se esperava. É o caso do calçado de plástico que retornou com força, só que apresentando um modelo muito parecido com o de vinte anos atrás.
Salto alto robusto, tiras grossas, fechado na frente em forma semelhante à da teia de Aranha, como conhecemos pela Melissa. Além dele, versões de salto plataforma - algumas gigantes - também se sobressaíram. 


Modelos Jujus Shoes:

Plataformas da Y R U com salto transparente ou colorido:

E as gigantes Unif Clothing

A tendência começou mesmo no Verão 2013, e desde essa data, tem-se visto com frequência no street style e lojas alternativas internacionais as sandálias específicas. O acessório também atingiu a moda mainstream, parece que o responsável pelo impulso nesse setor foi a grife Chanel. Outras marcas menos conhecidas por aqui distribuíram às massas, incluindo as subculturas, é o caso das lindas Juju Shoes, que retornaram às graças das estrangeiras por serem revendidas em gigantes do varejo, como Topshop e Asos. Até o Ebay tem à venda suas versões, o que confirma o sucesso.


As criações da Chanel:

Kylie Jenner já usando a sandália em 2013:

A rapper americana Azealia Banks: 

A atriz Ellen Fanning e os pés de Rita Ora no instagram:

E as integrantes da banda Tacocat:

Além dos que foram demonstrados, a opção de salto baixo, ou flat, também teve destaque nas ruas. Algumas ganharam cores vivas, neon, holográficas e glitters. Interessante que a sandália retorna aos pés acompanhadas de meias, dando ar de Lolita ou até mesmo Kinderwhore. Pra quem não sabe, usar sandálias ou mules com meias, foi moda também na década de 90 e recentemente falamos dessa trend no blog aqui e aqui. Que doideira, hein?


As sandálias de salto baixo:

E com meias, relembrando a década de 90:

O site Lookbook tá cheio de garotas usando a sandália. Selecionamos algumas:

Durante as pesquisas, surgiu uma curiosidade devido a semelhança desses calçados e acabamos tendo uma descoberta incrível. Na verdade, as sandálias de plástico são muito mais antigas do que pensamos!!

A história começa em 1946, pelo francês Monsieur Jean Dauphant que confeccionou a sandália usando plástico como matéria-prima por causa da escassez de couro na Segunda Guerra Mundial. Hoje, quem comanda a criação é a marca inglesa Sun Jellies. Ou seja, a sandália que conhecemos desde a infância tem quase setenta anos


Embora tenha sido feita de plástico pela falta de couro, sessenta anos depois, a marca Vagabond lança do segundo material:

E não é só as mulheres que se jogam no calçado! À esquerda, David Bowie com seu modelito. Looks atuais de homens utilizando a peça:

O recente desfile de Markus Lupfer mostra que as sandálias ainda estarão presentes no Verão 2015:

Não sabemos dizer ao certo como esse fato se interliga as demais empresas. Na verdade, o que acaba interessando mesmo são os calçados. Particularmente, somos fãs de Melissas pela ligação afetiva em nossas vidas. Além disso, admiramos o trabalho que vem sendo desenvolvido no acessório e no investimento de editoriais, desfiles e galerias conceituais. Aos que curtem uma moda irreverente, que saia do padrão, sabe a importância desse olhar já que no nosso mercado poucos se arriscam a ousar assim.

Porém, indagamos se a Melissa não perdeu uma boa oportunidade aí. Nos últimos anos, o foco maior da marca tem sido nas parcerias com renomados estilistas, e muitos designs antigos que poderiam ser relançados, continuam esquecidos. É o caso de certos modelos dos anos 90. Não sabemos quanto a vocês, leitores, mas nós duas aqui ficamos loucas pelas versões que saíram no exterior! Até mesmo as que ganharam cores e glitters nos chamaram a atenção. Da coleção Eat My Melissa que vimos, os que mais chegam perto são os modelos Flox, Strips e Aranha 1979. Vamos ver se ainda terá outras novidades.


Minha Melissa Top Collection (quase) vintage
Eu (Sana) uso Melissa desde pelo menos os 2 anos de idade e foi durante minha adolescência que a empresa começou a parceria com designers e usar modelos famosas nas campanhas. Entre 1996 e 1997, eu ganhei 3 modelos que custavam na faixa de R$25,00 (o preço tá na caixa rsrs), eram baratas mesmo! Por ser de plástico, as sandálias não estragam com facilidade, podem rasgar ou soltar uma sola dependendo do clima e armazenamento. Nunca tive coragem de jogar as minhas fora e agora vou apresentar pra vocês a minha Melissa Top Collection (estrelada por Claudia Schiffer) que ainda tenho guardadinha na caixa. Ela é extremamente parecida com o modelo que entrou em voga agora! A diferença é que o solado da atual é dentado e as tiras, trançadas.
Se vou usar esta raridade? Não... embora eu esteja louca pela versão atual, esta minha, quase vintage, vai continuar como relíquia de minha adolescência nos anos 90. ;)



Encontrei essa atual, bem semelhante e que acredito ser da Y.R.U:


O que acharam dos modelos de fora? Comprariam???


* Artigo original do Moda de Subculturas. Se quiserem usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, achamos gentil linkar o artigo do blog como respeito ao nosso trabalho. Tentamos trazer o máximo de informações inéditas em português para os leitores até a presente data da publicação.
Todas as montagens de imagens foram feitas por nós.
Fotos: Google.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Adoreeeei o post! Eu gosto muito de jelly shoes, uso para compor meus outfits =).
    Gostaria de compartilhar esse post na page do meu blog, e claro com devidos créditos, posso?
    Obrigada!
    Luly~

    ResponderExcluir
  2. Aaaah sempre super achei fofas e descoladas essas sandálias... mas sempre tive medo de usar... devem suar e escorregar até...
    ~Pamy
    http://ichigowagashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sua como qualquer outro calçado sua.
      A diferença é que outros materiais absorvem o suor e como não se enxerga isso, as pessoas pensem que os pés não suem em outro tipo de calçado.
      Mas olha, uso Melissa há anos e nunca senti o pé "molhado" e nem escorreguei kkkk Do contrário, até prefiro Melissa à certos tipos de calçados/materiais. Mas claro, isso vai de cada um. ;-)

      Excluir
  3. Me arrependi muito de ter dado a minha Melissa vintage dos anos 90 haha Agora eu to louca atrás de um desses. Adorei as dicas de lojas pra comprar :)

    Beijos
    www.alternachique.com

    ResponderExcluir
  4. nossa desde pequena minha mãe me proibia de usar elas pq dizia que o plástico dava chulé
    haha daí que eu fui uma das poucas pessoas da minha geração que nunca usava as tais Melissas
    acabou que depois de grande desejo mto o modelo só que na versão couro mesmo :P
    mas use a sua 90's! é linda e parece estár impecável!
    bjoos! lindo post!
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chulé é mistura de suor com falta de higiene, qualquer calçado pode provocar isso não apenas os de plástico. Claro que algumas pessoas suam mais outras menos. Vai da escolha de cada um. O modelo em couro é igualmente lindo!!
      Entom ... eu tenho medo de usar a minha e estragar kkkkk!

      Excluir
  5. AAAAAAAaaaaaa eu tive uma melissa preta!!!
    E usei com meias 3/4 de lã preta (no que eu estava pensando? socorro!).
    Hoje não uso mais...porque me dão chulé!!! E bota chulé nisso, parece a barca pro inferno!
    E para quem não tem chulé com estas sandálias gostaria de dizer: te odeio por pura inveja. Mentira, só te invejo mesmo hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vívien! Eu usava com meias também! E independente da opinião alheia/tendências: adooooro sapatos com meias! E sim, não tenho problemas de usar melissa! kkkkk

      Excluir
    2. Também adorava usar sapato com meia, mas de lã?
      Passava muito calor para ser descolada hehehe
      Se inventarem um super-hiper-mega talco potente para os pés, acho que conseguirei usar hehehe

      Excluir
    3. Ah de lã não dá mesmo kkkkk
      Imagina, a gente sofre mesmo pra ter estilo algumas vezes! ;D

      Excluir
  6. Ali aonde está escrito que é a Dakota Fanning não é a Dakota, é a irmã dela Elle Fanning.

    ResponderExcluir
  7. Usei muito na década de 80. Ideal prá lugares de praia, ou na chuva. Adorava usar. Que bom que voltou a moda!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in