Destaques

3 de dezembro de 2014

Estilo: Abby Sciuto e Penelope Garcia

Num mundo hipoteticamente perfeito não haveriam julgamentos ou preconceitos. Você seria aceito por seu caráter.
Quem dera esse mundo não fosse tão hipotético assim, mudanças de comportamento são possíveis, basta se arriscar a dar o primeiro passo e quebrar paradigmas. É lento mas acontece. Pode ser que você não usufrua mas deixe isso de herança para futuras gerações.

O ideal seria que você conseguisse arranjar um emprego pela suas capacidades e habilidades e não pela forma que aparenta. Independente de ter de lidar com o público. Porque num mundo hipotético, o público também não se importaria em como você aparenta, porque esse público também seria livre para se expressar visualmente como quisesse. Notar o que o outro veste não é problema algum, o problema é julgar as capacidades intelectuais e emocionais do outro.

No cinema, televisão, literatura, que trabalham com ficção, esse tema já foi explorado, desde Lisbeth Salander, a hacker de estética punk-dark e gênia da informática, passamos também por Effie Trinker de Jogos Vorazes, afinal, andar de peruca rosa não é pra qualquer um! E semanalmente podemos citar Penelope Garcia de Criminal Minds e Abby Sciuto de NCIS. E é delas que vamos falar hoje!



Abby Sciuto é interpretada pela atriz Pauley Perrette na série NCIS do canal AXN. Pauley tem 45 anos e além de atriz, estudou sociologia, psicologia e fez mestrado em ciência criminal. Também é vocalista de uma banda só de mulheres, a Lo-Ball.
Já a personagem Abby é gótica, mas de forma nenhuma estereotipada naquela imagem de pessoa anti social e introspectiva. Ela é segura de si, alegre, não se sente inferiorizada, é irônica, inteligente e super sociável. 

Abby é uma chance de jovens garotas se identificarem com a personagem e irem atrás de conhecer mais sobre a subcultura gótica.


A personagem usa muitas gargantilhas, elas fazem a diferença no look:


Recentemente a atriz teve uma reação alérgica à tinta de cabelo preta após tingir por muito tempo os fios e agora usa peruca durante as filmagens. Sobre tornar a Abby loira (a cor natural do cabelo de Pauley), ela diz que a personagem é como um personagem de desenho animado: nunca deve ser mudada!

Pauley já usou cabelo loiro antes de entrar pro NCIS, o visual dela em sua banda caía mais pro estilo ousado do Rock n Roll!


"Eu acho minha personagem fantástica. Me sinto honrada em interpretar um dos melhores personagens da TV, que é uma modelo para garotas de todo o mundo. Eu ouvi de pais, avós e de diversas jovens que a personagem que eu interpreto tem incentivado-as estudarem matemática e ciências, o que é uma bênção.

O estilo de Pauley fora das telas também é alternativo:

******


Penelope Garcia é a personagem interpretada 
por Kirsten Vangsness,de 42 anos, na série Criminal Minds.

A personagem Penelope se diferencia visualmente de seus colegas

Penelope é uma personagem que usa uma moda alternativa colorida, com muitos acessórios, enfeites de cabeça e cabelos coloridos (já usou até cor de rosa!), ela  tem uma personalidade emotiva, envolvente, animada e é uma hacker que trabalha para o governo. 
Acessórios que algumas pessoas podem considerar infantil, como presilhas, plumas, bonecos... são parte da personalidade de Penélope: gostar de coisas divertidas e alegres.  


Num determinado episódio, ela assume a função de uma colega e muda para uma estética séria, de cores sóbrias e discretas,  de poucas e corretas palavras, ou seja, anula sua estética. Só que aí, ela perde sua personalidade. Confusa e  atrapalhada, ela está completamente sem saber como agir, existe uma briga entre sua personalidade e a nova imagem formal que ela quer passar no novo cargo, então, seu colega Morgan diz pra ela ser ela mesma, como ela sempre foi, pra nunca mudar, para ela ser a "Garcia original". Na cena seguinte Penelope Garcia reaparece como ela é: colorida, falante e alegre e tudo começa fluir bem de novo. 

Achei sensacional a série abordar sobre a anulação estética e o impacto que isso provocou no trabalho da funcionária: o rendimento caiu porque a pessoa ficou infeliz e preocupada em satisfazer a vontade dos outros.

 Kirsten Vangsness nos bastidores das gravações.

Assim como Puley,  Kirsten também tem uma estética fora do padrão na vida real. No tapete vermelho, onde todos supostamente devem ser um exemplo de sofisticação e elegância ela desfila sua irreverência.


Existe vantagem em termos estas personagens em seriados, pois apresentam ao grande público de massa, versões não estereotipadas de pessoas alternativas, quebrando barreiras e ajudando a diminuir os preconceitos!


Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. As duas são os meus amores pessoais, mas você pegou justo as minhas séries favoritas (acho que em parte, por causa delas) e fez uma comparação magnífica!
    O que mais gosto nas personagens é isso mesmo, são personagens fora do estereótipo de como um "alternativo" deveria ser, com personalidades lindas e que diferem entre si. Meu pai diz que eu sou igual a Abby (me identifico muito com ela) porque assistimos essas séries juntos. E gosto da forma como elas transparecem a personalidade tão claramente, como no caso da Garcia que você citou anteriormente. É bobagem, mas sinto como se elas fossem minhas amigas, parte da família. Acho que é essa a intenção mesmo... e é ótima pra influenciar não só meninas mais jovens, mas pessoas adultas que pensam em deixar de ser quem são para agradar os outros.
    Bêzo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza elas são um atrativo à mais nas séries!!
      Pior (ou melhor?) que enxergo você na Abby kkkkk, o jeitão carismático e natural de falar as coisas!
      Acho muito bom que elas não são vistas como ETs pelos colegas de trabalho, a diferença é tratada como algo muito natural e isso gera uma empatia tremenda pois são pessoas sem preconceitos uns com os outros convivendo juntos!
      Bjsss <3

      Excluir
  2. Adorei o tema do post. Não conheço as personagens porque não assisto séries (por motivos meio bobs, aliás...), mas achei bem interessante, pelo que você falou, o modo como elas são retratadas nas séries. Acho super importante esse espaço, pois ajuda a quebrar essa visão distorcida que as pessoas tem do mundo alternativo. Tomara que personagens como essas continuem a aparecer cada vez mais!
    bjin ;*

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super importante mesmo, ainda mais que estas séries pegam o público de massa e rodam o mundo todo!!
      :D
      Bjs!!

      Excluir
  3. Acompanho as duas séries e sempre adorei as duas! ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in