.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Real Gothic Brasil - um time de futebol nada convencional

19 de janeiro de 2015

Real Gothic Brasil - um time de futebol nada convencional

O futebol é uma grande paixão nacional. Seria uma frase totalmente clichê senão fosse a existência do Real Gothic Brasil, time brasileiro formado por jogadores góticos. Criado em 2012, ele é um exemplo de vários estereótipos quebrados, incluindo a de que subculturas não se misturam com esportes que atraem o público de massa.


Tudo começou há mais de 10 anos na Inglaterra, onde foi fundado o Real Gothic FCo primeiro time de futebol do mundo nessa categoria. Apesar de ser pequena, a equipe inglesa já possui uma certa estrutura, se reunindo para campeonatos, participando de festivais de música e apoiando instituições beneficentes, como a Sophie Lancaster Foundation, em memória a jovem inglesa brutalmente assassinada por seu visual gótico.


Versão feminina; Sisters of Real:

Assim como a matriz britânica, ambos têm o intuito de unir alternativos pelo esporte, promovendo a confraternização na subcultura e sendo uma nova opção de evento perante os tradicionais conhecidos.

Ainda pouco conhecidos no país, entrevistamos o Guilherme Freon Heart, integrante da equipe brasileira, e que contou para o blog detalhes dessa recente modalidade. Lembrando que o Real Gothic Brasil tem face e blog (inclusive, há uma bela matéria com o John "Pablo" Thompson), onde os leitores poderão acompanhar todo o seu percurso e participarem caso tenham interesse.


Como e por que resolveram fazer um Real Gothic versão brasileira?
Antes mesmo de conhecermos o Real Gothic já havíamos tentado criar um time de góticos por aqui. Em 2009, conseguimos organizar uma partida entre GÓTICOS x DEATHROCKERS. O evento, organizado através da maior comunidade virtual de góticos na época (a comunidade Góticos no Brasil, no orkut), teve uma certa repercussão e foi realizado com sucesso, mas não teve continuidade. Em 2012, conhecemos o Real Gothic inglês, entramos em contato, eles nos deram o impulso de ânimo que faltava e assim foi criado o Real Gothic Brasil. Nosso intuito é simples, reunir góticos que gostam de futebol e outros esportes para fazerem isso juntos.

Quais informações pode oferecer para que outros estados montem seus times?
Seria bom mais góticos se interessarem em jogar. Mas queríamos eles em nosso time, não criando outros rsrsrs. Estamos sempre precisando de jogadores. Mas, basicamente, basta reunir góticos interessados em jogar e não desistir.


Pretendem formar no futuro ligas e campeonatos? Aliás, só existe o Real Gothic em São Paulo?
O Real Gothic Brasil tem sua sede em São Paulo, mas pretendemos ser um time nacional, isto é, reunir góticos de outros Estados também. Geralmente só disputamos amistosos, jogos simples e sem compromisso. Nossos adversários quase sempre são outros times alternativos. Já jogamos contra times de punks, metaleiros... No ano passado disputamos nosso primeiro campeonato, foi a Copa Rebelde - um torneio organizado por movimentos sociais pra questionar os abusos da Copa do Mundo no Brasil. Então, basicamente, o torneio foi disputado por times anarquistas, punks, feministas, movimentos sociais.... e o Real Gothic haha. Foi uma experiência bem legal.

Observamos que homens e mulheres já jogaram no mesmo time. Vocês não se importam com essa interação de gêneros, as meninas entram no time por falta de jogadores ou não tem mais meninas interessadas?
Sim, nosso time reúne meninos e meninas, sem distinção. A Taís é uma das nossas jogadoras mais dedicadas. Outras meninas já passaram pelo time também, mas não deram continuidade. Ainda sofremos um pouco com a falta de jogadores - sejam meninos ou meninas. Muitos góticos que gostam de esporte ainda não conhecem o Real Gothic, por isso nosso primeiro objetivo é alcançar essas pessoas e nos fazermos conhecidos.


Góticos se confraternizarem por meio de um esporte é algo que a gente não costuma ouvir falar. As pessoas não conhecem esse lado de vocês?
De fato, é uma surpresa pra muita gente ver góticos jogando futebol ou praticando outro esporte. Na verdade já fomos alvos de olhares desconfiados mais por parte de pessoas da cena do que por parte de "outsiders". Um gótico uma vez nos disse que não deveríamos jogar futebol e sim xadrez, que talvez tivesse mais a ver com a identidade de um gótico. É o mesmo olhar torto que uma banda brasileira como o Clube da Miragem, que mescla post punk com samba, sofre. Alguns góticos se prendem a alguns falsos padrões. O Real Gothic inglês joga durante um dos maiores festivais do gênero na Inglaterra, o jogo deles é praticamente uma atração do evento. São góticos jogando futebol, simples. Isso não muda nossa identidade, pelo contrário, só reafirma. Mas esse tipo de visão é minoritária. No geral, temos sido bem recebidos pela cena, com muito incentivo.

Como faz para ser parte do Real Gothic Brasil?
Nos escreva, entre em contato. Pode ser através da nossa página no facebook ou pelo email: realgothic_brasil@hotmail.com
Ah, estamos aceitando pessoas da cena metal, rockers... temos um sistema de cotas pra isso! haha!

Não esqueçam de acompanhar o face e o blog do Real Gothic Brasil!
 
  • 2Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

2 Comments

  1. Eu já conhecia o Real Gothic e o blog deles. A proposta é muito legal, e acho que merecem mais incentivo e atenção. Este post vai ser ótimo para ajudar.
    Isso demonstra como os esteriótipos são terríveis né? Quer dizer então que quem é gótico não pode curtir esporte? Não pode fazer ioga? Só pode ler no cemitério? Ah que bobagem, né?
    Adoro posts assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vívien! E sim, concordo contigo. Esteriótipos são terríveis pois criam estigmas difíceis de desconstruir. É uma pena! Mas no que depender da gente, vamos tentar ir mudando, rs
      Bjkas!

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover