Destaques

4 de abril de 2015

Breve história das Hot Pants: sua presença no Rock e na moda alternativa

Nós já havíamos falado aqui no blog sobre a estilista Mary Quant e sua criação, a minissaia! Mas essa jovem criadora de moda, também leva os créditos pela criação de uma pequena peça com a cintura no lugar e que deixa a maior parte das pernas de fora: as hot pants.



Na Swinging London de espírito libertário, as mulheres revelavam mais os seus corpos como um sinal de rebeldia e emancipação. A década de 1960 foi a época da contracultura e redefiniu muitos conceitos sociais e culturais, uma nova maneira de olhar o mundo. 
 
A estilista Mary Quant

Quant foi responsável pelo look lolita, o vestido camisola/de alcinha, capas de chuva de PVC, olhos esfumados, cabelos num corte bob curtíssimo. Ela encorajava jovens a se vestir pra si mesmos e usar a moda como uma brincadeira.

A estilista costumava lançar coleções ousadas, avant-garde e em materiais diferenciados e em 1969 lança este short super curto. Se uma minissaia precisa ter 30cm pra ser considerada minissaia, as hot pants precisam ter no máximo 5,28 cm de "pernas", e eram elas mesmas, as pernas e as nádegas as partes a serem enfatizadas.


A inspiração? 
Os trajes de banho das décadas de 1940 e 1950!



A hot pant ficou na moda até o começo da década de 1970, que favoreceu muito a peça devido à nova tecnologia de tecidos, em especial o poliéster. Mas no fim da década a  ousadia das meninas do Rock resgataram e deram ares rebeldes às "calças quentes". 

Debbie Harry, Marie & Cherie Currie e The Runaways

Na década de 1980, a peça ganhou tons pastel ou versão em jeans. E na década de 1990,  a perna ficou um pouco maior, como vemos nas fotos da Phantom Blue e da Doro Pesch...


... e Liv Tyler

Na década de 2010 foi resgatada no revival da moda dos anos 90, como é uma peça de roupa ousada, é mais comum vê-las vestidas em adolescentes ou jovens.
Mas a Moda Alternativa adora uma ousadia e encontramos versões pra todos os gostos na web. Desde as peças com pegada mais rock, passando por punk, horrorpunk e até mesmo em versões pastel e metalizadas.


As peças em latex também são um espetáculo à parte!
E você, o que acha das Hot Pants?
Usa, tem vontade ou não é seu estilo?
 


Gosta do Moda de Subculturas?
Acompanhe nossos links:
Google +  Facebook  Instagram  Bloglovin´ 

 

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Acho lindo hot pants, mas é tão difícil achar uma que eu goste pra comprar :( Hoje em dia não consigo usar mais nada com a cintura muito baixa, me incomoda, então cada vez mais procuro por peças com a cintura mais altinha.
     
    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso mercado as opções são meio restritas mesmo, uma pena :(
      Silhuetas... são uma questão de hábito né? Eu ainda estou me adaptando à cintura alta, fico mais confortável na média :)

      Excluir
  2. Não faz meu estilo, não gosto de usar roupa curta, acho bacana quem tem coragem de usar, mas eu não tenho, por conta de ter pernas longas e grandessíssimas... ficaria parecendo calcinha huauhauha :D

    eccentric-beauty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem pernas longas? ARRAZA BEE!! Não tem importância ser "grande"!!
      Pô vamo achar um modelito não muito ozado pra você divar com suas pernocas por aí Nayara!! :DD

      Excluir
  3. Acho lindo, inclusive comprei uma preta pra mim outra dia que é linda!
    Só não usei antes porque não tinha achado uma que eu gostasse. Pra eu comprar esse tipo de roupa, prefiro pessoalmente do que em loja online.
    To apaixonada por essas das últimas imagens! São lindas!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Esse é o tipo de peça que tem que experimentar!!
      São lindas imagens, você que é modelo pode se inspirar :)

      Excluir
  4. Eu adoro, só não gosto se for muito curta. Acabei abrindo a barra de short de cintura alta, porque me senti um tanto desconfortável, com a poupa da bunda para fora hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na época a intenção era essa mesma: ser curta e causar!
      Mas hoje em dia já deve se levar em conta como cada uma de nós se sente bem com o próprio corpo né? Acho conforto fundamental! ;)

      Excluir
  5. Hot pants são tão vintage por um lado, e tão rebelde de outro! São super legais!
    Confesso que não uso porque sou estabanada e me arranho toda! E vivo mostrando as calcinhas! kkkkkkk Mas é minha peça de escolha na praia, adoro um vintage gótico na praia!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho lindo, ousado, ainda mais porque eu gosto de comprimentos mini e cintura alta, estilo pin up, etc. Porém eu tenho coxas grossas, não sei se cai muito bem...
    Bjs
    melmodas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaaro que cai Melissa! Tudo cai bem em qualquer corpo, é só usar no seu estilo ;)

      Excluir
  7. Eu usaria hot pants no lugar do tradicional biquíni brasileiro mas não encontro em lugar algum vendendo por aqui. Acredito que só na internet.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in