.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Desmistificando a Renda: do trabalho ao glamour!

30 de abril de 2015

Desmistificando a Renda: do trabalho ao glamour!

A maior herança das subculturas é a desconstrução de conceitos estéticos pré estabelecidos, afinal, o grande lance de ser uma pessoa alternativa é não usar ou não seguir as regras de moda de forma óbvia. A renda na moda alternativa pode sim subverter e ganhar muitas mais versões do que a glamourizada. É um tecido tão apropriado ao nosso clima, mas pouco visto sendo usado no dia a dia e creio que a resistência venha exatamente desse conceito tradicional de associar o tecido a glamour e a roupa de noite.

 Subculturas e subversão estética: a renda, tecido considerado glamouroso, 
é usada junto com vinil e spikes, ganhando uma imagem agressiva.


E como se desconstrói o conceito glamurizado da renda?
Aprender a enxergar as roupas por si mesmas (sozinhas) e não associadas à ideias pré estabelecidas ou estereotipadas.
Usando-a da forma (combinação com outras peças ou acessórios) que não costuma ser usada e/ou dando uma mensagem à seu look. Não precisamos ter "medo" do que os outros vão pensar, vai lá e usa, depois sinta o retorno. Se as pessoas olharem com curiosidade, você acertou!

Renda sendo usada de forma irreverente, de forma que a moda tradicional não usaria: combinando acessórios, fazendo misturas de peças e sem se importar se está "elegante", "belo" ou "socialmente aceitável".
 




Escolhi fazer esse post ilustrando com peças da Dark Fashion porque é a marca nacional que mais tem peças com o tecido, e ano passado fez uma coleção inteira com esse material. Cheguei a ler diversos comentários na página da loja, do tipo: "ah a coleção está tão chique e sofisticada. Acho que eu não usaria muito."

Resumindo: as pessoas adoram, mas por algum motivo, não se sentem "dignas" de usar. Por estarem tão acostumadas com o conceito tradicional, não conseguem enxergar os usos além. 
Por isso é importante que nos livremos de certas ideias pré concebidas de moda. Você não é fã de moda alternativa? Usar moda alternativa é se livrar de conceitos estéticos. E você pode sim, usar uma peça de renda, todo dia, SE quiser, das mais variadas formas.

Estamos na temporada outono/inverno e tentei selecionar peças adaptadas à estas estações. Separei 5 categorias de estilo, vamos à elas:

Corporate: peças que podem ser usadas no trabalho se este não for muito rígido com o traje.
Blusa de Veludo:Eu tenho e ela é super discreta e muito confortável. Ótima pra essa época do ano. Dá pra usar com calça (escura preferencialmente ou de tecido) e com saias (curtas, médias). Como tem veludo, sugiro que a parte de baixo do traje não seja jeans, seja algum tecido sem brilho de aparência mais elegante e formal.

Bolero de renda: quer vestir aquela blusa sem manga mas acha que tá expondo demais os braços? Coloca o bolero. Existem funções que essas mangas atrapalhariam por serem largas, mas vocês podem refletir e ver se se adequa à suas atividades. Pode ser usado também em alguma festa de trabalho.

Vestido Solto: usado no frio com uma meia calça e um salto, ficará muito elegante no inverno. Dependendo da cidade, tipo o Rio de Janeiro, sei que esse comprimento de barra é aceito em algumas empresas, então aproveitem. Também pode ser usada em alguma festa ou celebração da empresa.



Casual /Street Style
Seriam os momentos que você sai na rua pra fazer alguma coisa, seja comprar algo, bater perna, tomar um café, encontrar amigos e dar uma volta ou simples passeio.

Saia Mullet: só porque ela é linda e maravilhosa, suuuper a cara do nosso clima, confortável, dá pra usar com salto, com lita boots, com coturno, não tem jeito ela é um escândalo. 

Blusa em veludo com recortes: essa blusa também pode ser usada em shows, mas eu a imaginei pra rua, porque ela é estilosa demais pra ficar sendo usada apenas em ambientes fechados! O povo tem que vê essa belezura! As costas são de renda e na frente tem todos estes detalhes escândalo.

Legging com frente de renda: dá pra ser usada com a blusa citada acima ou qualquer outra blusa legal que você tenha no armário!

Saia com camada de renda: Essa saia é mullet, do tipo que combina com tudo! Tanto salto quanto coturno ou bota e blusinhas diversas. Super confortável dá pra usar no calor ou no frio com meia.

Luva 7/8
: escolhi essa luva clássica, por um motivo simples: quando você tá na rua às vezes precisa carregar alguma sacola ou pegar a carteira, é bom que ela seja ajustada e firme pra que não atrapalhe nestas horas.



Show/Casa Noturna/Evento Alternativo:
Momento em que dá pra divar MUITO, é o tipo de situação que não há limite estético que te segure!

Corpete overbust courano: cheio de detalhes, pode fazer par com a saia com bicos e renda já que ambos tem o mesmo tipo de amarração de fita. A luva com punho gótico/sino também pode compor look mas pode ser usada com qualquer outra peça da parte de cima que não tenha mangas.

Blusa estilo fraque: não tenho o que dizer dessa blusa, ela pra mim, já é a peça icônica da marca! Fala por si só! Não quero nem me imaginar andando na rua com ela porque o trânsito ia parar! (ou pescoços teriam torcicolo!)

Legging veludo com recortes em renda: estilosa e confortável, perfeita pra um show, acompanhada ou não da blusa citada acima!

Vestido roxo com renda: penso que cairia super bem pra eventos alternativos temáticos do tipo convenções de tatuagem ou algum encontro de grupos. Tem uma informalidade mas ao mesmo tempo tem sofisticação e personalidade.



Dramático: uma espécie de glamour alternativo.
Vestido com fita: eu usaria fácil fácil fácil num aniversário, numa festinha, jantar... Aí vai de você decidir se quer usar com uma sapatilha/sapato baixo fazendo um estilinho mais cool e confortável ou se vai investir num salto não muito exagerado (porque saltão de 15cm não é glamour né gentem, é ozadia).

Blusa de renda: usada por cima de um body, segunda pele ou regata... você decide. Embaixo pode ser calça escura, saia lápis, saia rodada...

Corpete: este é um dos corpetes mais discretos da loja sendo assim, é versátil, significa que se você adquirir, ele vai ser usado não apenas pra momentos de glamour como pra estilo de rua. Ele pode ser usado com um blazer e uma calça ou blazer e saia lápis, com saia de altura até os joelhos, saltos...

Luva de renda punho largo: coloquei essa luva porque esse punho dela é bem diferente, é quadrado. Ela pode tanto ser usada com o corpete - daí eu sugeriria uma saia mais lisa e discreta pro foco ficar na parte superior do corpo; ou pode ser usada como um acessório de estilo, se você tiver uma blusa preta com mangas médias e ajustadas, pode colocar a luva por baixo, parecendo que a luva é um detalhe da blusa.


Antes de terminar, vale lembrar que as peças da Dark Fashion são todas fabricadas no Brasil e feitas do tamanho PP ao tamanho único, como ilustrado na tabela abaixo. 


Esperando o quê pra desmistificar que renda só dá pra ser usada em momentos de sofisticação? Que tal começar a desconstrução deste conceito essa semana? Montem seus looks! :D

Gosta do Moda de Subculturas?
Acompanhe nossos links:


  • 2Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

2 Comments

  1. Morta feat. enterrada com todas essas peças.
    Eu simplesmente AMO renda e se deixar uso todo dia mesmo. Tô nem aí se o povo achar que tô "chic" de mais.
    Adorei o post!
    Meu desejo era ter todas essas peças no meu guarda-roupa agora... aiai... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo as peças da Dark Fashion (foi você que me indicou a loja, comprei meu primeiro corpete, tenho que comprar outro ^^). Adoro renda. Quanto a questão de desconstruir conceitos, é engraçado porque não tenho uma amiga que não usa renda por nada, ela acha que fica romântico demais, já eu acho que depende da peça que a pessoa usa rsrs Mas uma coisa que ainda tenho dificuldade e preciso me livrar rsrs é quanto a questão da manga média ou comprida em blusas, lembrei porque tenho uma blusa com manga de renda parecida com a que você colocou com recortes, e uso ela somente quando está quase frio, não consigo usar quando está fresco, mesmo sabendo que dá, que não ia ficar quente, mas sei lá sismo que fica estranho já que aqui no RJ tá sempre calor. Não sei se acontece nos outros lugares que é quente mas por aqui é costume cair uma chuvinha ou baixar um pouco a temperatura e o pessoal já tá todo encasacado, sabe aquele "look inverno" rsrs, é muito engraçado porque uso bota (principalmente de cano baixo a médio) o ano inteiro, ai do nada aquele pessoal que me olha de "rabo de olho" tá lá usando bota, é bem surreal rs. Acho lindo essas mangas 3/4 e tal, tenho algumas blusas assim e são todas de tecidos bem fresquinhos (até mais fresquinhos do que algumas regatas que tenho rsrs) mas fico encucada com a questão de ficar estranho pro clima hauhauahua Beijosss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover