Destaques

1 de abril de 2015

Vamp & punk cat eye makeup

Em meio aos desfiles internacionais, nos chamou a atenção a beleza da grife Saint Laurent, com referências totalmente rock n' roll. A coleção é focada no Inverno 2015, mas iremos mostrar que essa produção já possui uma longa estrada nas subculturas e está longe de durar só uma temporada. 

A maquiagem escolhida pela marca nada mais é do que uma versão atualizada do estilo vamp, nascida nos anos 20/30 e mega revitalizada pelas subculturas punk e gótica em meados de 70 e início de 80. As características principais da pintura se constitui de olhos e bocas coloridos em tons escuros. 
Desfile Saint Laurent Inverno 2015

A musa responsável pelo look foi Theda Bara, que aconselhada por Helena Rubinstein, explorou seus grandes olhos aplicando muito rímel preto. Encarnada de Cleópatra para o filme homônimo, a atriz utiliza o atributo incluindo um formato egípcio em seu "olhar de panda", adicionada de sua famosa boca vermelho vivo. 

Theda Bara como Cleópatra, em 1917:

Décadas depois, o estilo é adotado pelas subculturas por sua rebeldia, já que as cores escuras bem pigmentadas chegou a ser associado em determinada época as prostitutas. Sendo o Punk um movimento que tinha entre seus objetivos desafiar padrões, principalmente de estética, nada melhor do que provocar a sociedade com elementos que repudiavam. E assim mulheres passam a exibir rostos vamps, porém também sendo desconstruída e ganhando novos contornos. 

Nancy Spungen: vamp com bochechas mega rosadas:

A cantora Alice Bag:

Sue Catwoman, que transformou o contorno egípcio do olho num gato mais estiloso:

A modelo da loja Sex, Jordan, com versão gatinho exótico:

Na mesma época, Nina Hagen incorpora sua excentricidade ao traço egípcio criando formas surreais:

O delineado invertido foi considerado tendência de verão pelo mainstream, como visto nas marcas Givenchy e Meadham Kirchhoff Verão 2015:

Mas não é novidade, as meninas do Strawberry Switchblade já usavam com lábios vermelhos nos anos 80:

Inicialmente punk, Siouxsie Sioux adentra a subcultura gótica e pós-punk popularizando o estilo. A influência de Theda Bara na maquiagem fica nítida:

Assim como Sioux, a poeta Lydia Lunch ajuda a difundir o estilo nas subculturas:

Hoje, a maquiagem vamp foi tão propagada que o mainstream absorveu e a definiu como um visual sexy, femme fatale. Ela não carrega o forte preconceito de antes, inclusive ter um olhar preto e lábios de sangue já se tornaram um clássico. Rímel, lápis e delineador preto e um belo batom vermelho são itens obrigatórios nas necessaires de muitas mulheres atualmente. 

A estética foi parar até nos cinemas. Frank N Furter em 70; Elvira em 80; e Mortícia Addams versão 1990:

Mulher Gato de Michelle Pfeiffer e Halle Berry:

Vamp na cultura dominante; Eva Green e sua make femme fatale em Sin City:

Mas o rock sempre é o rock. Mesmo com a sensualizada dada pelo mainstream, a nova geração de front women resgata o estilo vamp provocador. Musas como Isis Queen e Suzi Sabotage mostram que esse visual sempre vai ser um grande elemento da cena, esteja em passarelas da moda ou não.

Geração 2000; Brody Dalle e Alice Glass:

Marilyn Manson e seu vamp grotesco que o acompanha desde os anos 90:

Beth Ditto e sua inúmeras versões:

Taylor Momsen:

Isis Queen:

Suzi Sabotage se referenciando em Nina Hagen:

Apresentando outra alternativa com um quê de Lydia Lunch:

E aí? Já escolheu qual versão vai usar amanhã????

Gostou do post? Compartilhe! 
Acompanhe nossos links:
Google +  Facebook  Instagram  Bloglovin´ 


Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Sou simplesmente apaixonada por esse tipo de maquiagem. Só que precisa de muita coragem pra usá-lo. :(

    ResponderExcluir
  2. Como eu queria ter feito um ensaio meio replicante com essa make quando tinha cabelos brancos. - Lê-se fã assídua de Blade Runner aqui! Muito bom o post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Blade Runner, amo! Total vamp. Ficaria lindo em ensaio assim, mas não perca as esperanças.
      Bjkas!

      Excluir
  3. Adorei o post! A moda nada mais é que releituras do que já era usado antes por pessoas mais destacadas do meio comum. Eu pelo menos vejo assim. Acho que a melhor coisa foi o olho preto com batom vermelho ter caído no gosto das mulheres. É tipo de maquiagem mais linda e poderosa que existe.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Juliara, tem uma força estética muito grande essa make, qualquer um que use irá sobressair. E também acho lindo o efeito!

      Excluir
  4. E por coincidência estava pesquisando ontem sobre delineados em culturas antigas, como a chinesa e a egípcia hehehe
    Sem falar da necessidade intrínseca de ter o combo batom vermelho + delineado gatinho para as rockabillys, e com a boca de coração para o visual anos 20.
    Eu pesquiso muito como aplicar o kajal a moda marroquina, pois ele é um excelente aliado do look vamp - com prática, vc aplica em menos de um minuto. O problema é encontrar no formato correto. Outra coisa legal seria aplicar o delineador a mão livre, com os dedos, borrando mesmo. Eu vi fazerem isso com rímel no seriado "Confissões de Adolescente" na Cultura nos anos 90, e nunca esqueci!!!
    Ótimo post! e a Nina é phoda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm acho o kajal um máximo para fazer um belo olho preto. É o que as árabes usam e o resultado é espetacular, fica superpigmentado, efeito que amo. Taí um produto que merece ser valorizado no mercado brasileiro, bem lembrado Vívien! Vou procurar como é esse jeito de aplicar delineador a mão livre, se for mais prático adoto em minha vida, rs

      Obrigada pelo elogio! Nóiz tbm ama Nina! ;)

      Excluir
  5. Adoro esse tipo de make! Mas não sei fazer! :(
    Sempre vejo a Taylor Monsen e a acho linda assim!

    bjs,

    Morena
    www.todamocinha.blogspot,com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorooooo olho pretão e batom vermelho! É minha make básica e o que uso praticamente toda vez que saio.
    Adorei o post com várias ideias diferentes de se fazer essa combinação maravilhosa e também adorei saber como e onde surgiu e toda a história!
    Amei o post! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in