Destaques

30 de setembro de 2015

Lojas Virtuais: A importância de ilustrar corpos plus size

Uma coisa parece ser um fato: poucas são as grandes lojas alternativas que fotografam modelos plus size para exibir as peças de seus catálogos.

pinup girl clothing
Pinup Girl Clothing

Ao visitar uma loja virtual, meninas "plus size" precisam se "imaginar" naquela roupa e bem... às vezes elas não conseguem... às vezes uma roupa tem detalhes, recortes que pode gerar dúvidas onde exatamente se localizariam no corpo dela. Será que ficaria bom?? Na dúvida ela não compra a peça. E se não compra a peça, a loja perde cliente.

Mas esse tipo de gestão precisa ser revista na atualidade. Nesse mundo em que a cada dia mais se reconhece a diversidade, não há espaço para a perda de uma potencial cliente que vai trazer retorno financeiro e fazer uma empresa crescer. 

Algumas lojas ao propor parceria com blogs, dizem "você precisa mostrar a roupa no corpo pro leitor ver como fica". Mas e as lojas? Por que se livram de "mostrar a roupa no corpo" de mulheres fora do padrão em seus próprios sites que são suas vitrines? E lá vai a moça plus "caçar" fotos de clientes no instagram ou outras redes sociais pra ver se tem alguém com o corpo semelhante ao dela usando peças da marca. Isso poderia ser facilitado pelas próprias lojas com uma aba separada para Plus ou com fotos junto das modelos magras.

Acredito por diversos motivos, que essa representatividade é uma questão de tempo nas lojas aqui no Brasil. Enquanto isso, vamos mostrar marcas estrangeiras que estão vários passos à frente de nós. A gente vai criando cada vez mais admiração por estas empresas que pensam na diversidade.

Hell Bunny / Spin Doctor
São duas marcas alts que são das primeiras a fotografar modelos maiores. Em seu último catálogo, além de modelos magras e gordas, também tem uma modelo de origem latina. É bem comum em todas as coleções a mesma peça ser ilustrada numa modelo magra e numa modelo plus, aliás, a brasileira Litha Bacchi é presença constante nos catálogos da empresa.

Mesma peça, duas medidas:
A marca faz questão de usar modelos plus size

Unique Vintage
A loja tem uma aba de acesso direto aos modelos plus size até mesmo pra cliente não perder tempo "imaginando" a roupa que está no corpo da magra. Torna o processo de visualização das peças mais dinâmico.


Pinup Girl Clothing
Além da aba Plus Size, a loja surpreende pela variedade de corpos. Lembram daquele post onde exemplifiquei tipos de corpos e modelos de roupas que os favoreciam? Então, a loja usa pelo menos 5 tipos de corpos diferentes pra ilustrar suas peças!

Corpo maçã, corpo ampulheta, corpo retângulo

corpo triângulo invertido e corpo triângulo

Assim como na Hell Bunny, a marca às vezes também ilustra uma menina com mais peso e uma com menos peso juntas nas fotos. 



Queen of Darkness
Embora a marca venda tamanhos grandes de alguns modelos de roupas, apenas algumas peças aparecem fotografadas em plus sizes no catálogo, ou seja, é um começo... Na última coleção não tinha nenhuma menina maior, só magras. Vamos torcer pra que eles mantenham e ampliem.



Hot Topic 
A Hot Topic acho que foi das primeiras lojas que eu vi estampando meninas acima do tamanho 44. Dependendo da época tem umas meninas maiores e mais roupas fotografadas. 




Jessica Louise também tem o link direto para Plus Size, inclusive foi uma das marcas que apostou em Tess Holliday quanto esta ainda era uma desconhecida do mainstream, conhecida apenas no meio alternativo como Tess Munster. A Tess até hoje, mesmo super famosa, modela pra marca, o que não deixa de ser um belo de um agradecimento por esta pequena marca alternativa que apostou nela mesmo ela sendo super fora do padrão.

Uma coisa que notei é que as marcas tendem a escolher modelos plus size com corpo ampulheta (tudo sempre fica bem em corpo ampulheta!), nisso a Jessica Louise e a Pinup Girl Clothing se destacam por investir em corpos plus em outros formatos. Isso porque a gente nem falou/exemplificou modelos de outras etnias que não a caucasiana... esse assunto "diversidade e representatividade" rende!

As marcas alternativas estão fazendo tamanhos maiores, só que as meninas plus também querem ser representadas nas fotos dos sites. Será que não passou da hora do pedido delas ser atendido?

Aviso: Agora além da Fanpage do Facebook, do Instagram e do Google +, a gente também tem um Pinterest e um Tumblr!! ;)


Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Mesmo que algumas marcas pensem em nós (com opçao de sob medida, ou ate tamanhos EEG pra mais) ainda falta com certeza as peças mostradas nos corpos maiores, particularmente, não consigo me lembrar de nem uma marca alt do BR que tenha plus models em seus catálogos :/
    Nem preciso dizer, mas, post maravilhoso, como sempre <3
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que deve ser mesmo necessário ver as peças em corpos maiores pra saber como a peça vai ficar né? Acredito que as lojas nacionais já estejam analisando esta questão da representatividade! Vamos torcer!!
      Obrigada, bjinhos!

      Excluir
  2. Como sempre, as marcas alternativas arrasando antes de todas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post!
    Eu fico pensando que pra mim que não sou magra igual essas modelos de lojas, mas também não sou plus já é um saco ter que pensar em como ficaria o caimento de alguma roupa, imagina pras meninas que são plus.. e exatamente pelo fato de que existem muitos corpos diferentes dentro do tamanho plus size. Realmente falta ainda muita gente pra ser representada nos catálogos e sites de lojas, tanto alternativas como mainstream.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, as meninas já estão botando a boca no trombone exigindo representação, o mais difícil é mudar a mentalidade do empresário né? Tomara que mudanças venham o mais breve possível!

      Excluir
  4. Adoro a Tess Holliday....ela é maravilhosa!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in