Destaques

30 de outubro de 2015

Breve história da franja Pinup e como cortá-la! (Franja Bettie Page)

Mais de sessenta anos depois de começar a carreira como modelo profissional, Bettie Page adentrou o século 21 com grande força, influenciando desde o submundo alternativo até grandes nomes da Moda.

Ícone do fetiche, a americana transcendeu os limites de sua época posando para ensaios em clima de bondage (prática sexual com o intuito de proporcionar prazer através da imobilização) pelas lentes de Irving Klaw. 

Pagando um preço alto por esse tipo de exposição, chegando até ser investigada pela Comissão do Senado americano, Page caiu no esquecimento ao passar dos anos por vontade própria. Relatos contam que ela queria ser lembrada por sua beleza da qual havia perdido ao envelhecer.

O corte acompanhou a modelo até o fim de sua vida

Mesmo com a atitude e suas milhares de fotos quase sendo destruídas a pedido das audições parlamentares, a rainha das Pin Ups ressurge na década de 1980 conquistando a cada dia que passa mais fãs. O estilo atrevido e incomum de Bettie Page fez com que se tornasse um exemplo de beleza, sendo copiado por famosas e desconhecidas em todo o planeta. 

O corte de sua franjinha (marca registrada) foi sugerido pelo o fotógrafo que a descobriu, Jerry Tibbs, pois ele achava sua testa alta e proeminente. Desde então Page adotou o novo visual, o que tomava seu tempo à noite para enrolar e depois escová-lo excessivamente antes de cada sessão, muitas vezes causando atraso.



Mais em alta do que nunca, a franja tornou-se objeto de desejo, já que volta e meia algum renomado da Moda a utiliza em desfiles, campanhas publicitárias ou editoriais. Mostraremos então como obter o visual desta diva, falecida em dezembro de 2008, porém venerada até hoje!

História: A franja curtinha foi usada na Era Vitoriana entre meados de 1870 até aproximadamente 1890. Era mais comum em crianças e meninas jovens. 


O revival nos últimos anos foi por dado uma de suas fiéis seguidoras, Dita von Teese. No início da carreira, ainda underground, a dançarina burlesca possuía forte influencia de Page no visual.


Assim que Dita explodiu no mainstream, houve uma profusão de artistas que replicaram a estética da Pin up levando a milhares de versões da famosa franja.


Gwen Stefani nos anos 90.


Madonna e Katy Perry: o cabelo agora é pop!

Nina Hagen fetichista e Grog Rox na mesma vibe

O ultra colorido (half and half) e repicado de Hayley Williams

Platinado de Adora e Amy Doan

Estilo afro de Dolly Vicious

 Um leve oriental de Viktoria Modesta, o ruivo de Tess Holliday e o cinza de Miss Mosh

E os clássicos: Nina Kate, Obsidian Kerttu, Wednesday Mourning


Góticas e rockabilly: diferentes subculturas, mesma referência.

Temos várias brasileiras adeptas das Bettie Bangs! Sana, autora do Moda de Subcultureas cortou em 2011. Já usou bem curtinha, mais longa, mais arredondada, mais reta... No quadro, em sentido horário, Sana, as divas Bruna Santos, Rubia (Nosferótika), Sandila (Nox et Lux), Ludmila Houben e Loretta Vergen. 



Passo a passo
Seguindo as dicas do The Fashions Couts, para se obter uma franja a la Bettie Page não é muito complicado. Se você tem o dom divino da habilidade manual, pode até fazer sozinha em casa.

Para começar, é necessário encontrar o formato certo, fazendo uma curva suave, mais ou menos em forma de U. Com o cabelo completamente seco, divida-o em seções. A primeira camada é o fundo, onde deverá ser cortado mais curto e, em seguida, corte a segunda parte ligeiramente mais longa que a primeira. Nesta hora, tome cuidado para não ir além das suas têmporas. Uma dica é começar o corte na base da franja indo para cima em direção a ela. Outra sugestão é cortar o cabelo com uma mini máquina em vez de tesoura. Boa sorte com suas sobrancelhas, caso escolha esta opção. 


Conseguindo o resultado, a segunda coisa a fazer é usar algum alisador, podendo ser escova ou chapinha, fica a critério de cada um. Se quiser deixar um pouco mais arredondada na ponta, conseguirá o perfeito look de pin-up. Finalize com uma boa camada de spray de cabelo, isto irá manter tudo no lugar, bem ao estilo anos 1950. Para finalizar é só colocar um belo batom vermelho, passe bastante delineador preto nos olhos em forma de gatinho, pinte suas unhas no estilo meia lua e...tcharam! És a nova Bettie Page! :D




Se você usa a franja, comente e nos diga quem te inspirou, quais suas referências... E se não usa, nos diga o que acha, se usaria... :)


Siga nossas mídias sociais/ Follow our Social Media:

Artigo das autoras do Moda de Subculturas. Para usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, linke o artigo do blog devido ao direito autoral do nosso trabalho. Todas as montagens de imagens foram feitas por nós.

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Durante minha adolescência inteira eu queria ter essa franja, mas não tinha coragem(auto estima) de cortar por achar que meu rosto não era bonito. Só hoje, aos trinta é que me sinto segura e não tiro mais. Minha inspiração é Bettie e a página Horror Fringe Lovers no FB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, quase coloquei uma foto sua (ia pegar no seu Instagram) no quadro de brasileiras, mas fiquei com receio, já que não sei se você gosta de exposição. ;)
      Mas que bom que você conseguiu realizar algo que há tempos queria! Vida longa à sua franjinha! Você fica linda com ela!! :D

      Excluir
    2. Muito obrigada, Sana! Imagina! Seria uma honra, adoro o blog e a sua visão democrática! Beijão

      Excluir
  2. Nossa, eu lendo o post super concentrada quando... me deparo com eu mesma na parte sobre as brasileiras. Fiquei tão feliz, muito obrigada pela lembrança Sana! Minhas referências nessa franja foram exatamente a Bettie e a Dita fetichista das antigas - que acho beeem mais linda e interessante que o visual que ela adota hoje em dia, apesar de gostar muito deste também. O cabelo da Bettie Page é um clássico que eu espero que nunca se perca, é tão lindo e fica incrível em todo mundo. Nos cabelos coloridos (como o teu) fica ainda mais interessante, a perfeita sintonia entre o retrô e o moderno.
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nadas! ;D
      Também adoro a fase mais underground da Dita *_*
      E é verdade, é muito difícil ver alguém que fique ruim com esse corte, ele realça os traços. Tem rosto que fica melhor com franja mais longa outros com a franja mais curta, mas sempre fica bom e muito estiloso!
      Obrigada e bjo!

      Excluir
  3. Nossa.. eu sou apaixonada por essa franja! Acho ela linda de mais!
    Já cortei franja, mas curtinha assim nunca. As últimas vezes que cortei, inclusive, não gostei do resultado, o que me fez pensar bem nesse outro modelo de franja. Mas nunca deixei de achar lindo. ^^
    Adorei o post!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia ficar bom em ti Mone! Notei que teu cabelo mais curto realçou teus traços, sua bochecha se destacou belamente. Se você cortar, pode cortar média ou curtinha (tipo da metade da testa pra cima), na verdade o lance dessa franja é que sempre tem uma altura dela que a gente prefere mais. Eu prefiro a minha beeeem curtinha, mas nem sempre tenho paciência de ficar cortando toda semana...
      Obrigada e bjoss! :D

      Excluir
  4. Eu inventei de cortar sozinha em casa uma vez...pra que? Meu cabelo armou e ficou espigado, passava prancha e tacava bobs toda noite e nada. E meu rosto ficou bolachudo! Mas não tem problema, valeu a experimentação! Aprecio quem use e fico feliz que este ícone esteja sempre sempre sendo cultuado. Gosto de ver uma referência tão notória ter um background e uma história para contar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vívien! Adorei a história hahaha, o importante é você se sentir bem com o corte e se não sentiu, bola pra frente. E de fato,essa franja realça mais os traços do rosto.

      Excluir
  5. Sempre aprendendo demais com os posts do Moda!
    Não fazia ideia de que o corte já era usado na Era Vitoriana! E, poxa, aconteceu comigo o mesmo que com a Bruna: toda concentrada lendo o post quando, de repente, me enxergo ali rs Obrigada pela lembrança, Sana! <3 Realmente amei! E concordo que é lindo ver como esse corte combina com todos os tipos de rosto e os mais variados estilos! (E, gente, o que é esse cabelo da Ludmila? O cabelo dos meus sonhos!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Imagina, não podia faltar você! Eu até queria aquele seu vídeo que você tá cortando a sua, mas fica pra uma próxima vez ;)
      A Ludmila tem o cabelo lindão mesmo, sempre me provoca suspiros! Fico feliz que tenha gostado do post!
      Bjão!

      Excluir
  6. *O* Gentem, olha eu!!! Que honra estar aqui!!! Amei <3 Lendo os posts e me de deparo comigo!! Obrigada por me incluir no post <3 Saudades da minha franjinha!

    ResponderExcluir
  7. EITA QUE EU CHEGO AQUI DE BOAS E PÁ TO EU AQUI UEHEUHEUHEUH Obrigada por me mencionar, Sana, é uma honra estar por aqui!
    Eu acho que quem me inspirou a usar bettie bangs foi a youtuber missmunster e uma outra youtuber que fazia muitos tutoriais de maquiagem gótica e vídeos da lady gaga (?) em 2009... desde então, não largo mais. Inclusive, o meu vídeo cortando a franja é um dos mais vistos no canal e eu fiz lá em 2010, 5 anos atrás ueheuheuheh
    Pra mim não é moda, faz parte da minha identidade... nem ligo mais pra isso.
    Bêzo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Rubilinda, não podia faltar você, neahn!
      Jura que você tem vídeo cortando? Não sabia... senão tinha colocado no post também! Vou lá caçar ele ;)

      Excluir
  8. Caravana estou sendo muito criticada pq fiz....Mais estou amando. .

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não liga pras críticas, se você gosta e se sente bem já é o suficiente! :*

      Excluir
  9. Eu uso e gosto muito.Como eu tenho só 15 anos e ainda tenho que ir estudar,ganhei alguns apelidos ofensivos e tal mas,não me preocupo com isso.Eu acho esse tipo de franja muito banito.Minhas inspirações foram Bettie Page e Kate Perry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que absurdo alguém te ofender por causa de uma franja! Haja paciência com as mentes pequenas. Ainda bem que você tem autoestima! Use e seja feliz, é o que importa! :*

      Excluir
  10. Eu tenho uma franja repaetida de lado, como a do Ronnie Von quando era mais jovem, e eu amo esse estilo Pin Up dos anos 40 e 50, se pudesse, seria uma modelo Pin Up Aviator ou Cheesecake, porque amo aviação e sou muito meiga e delicada. No meu caso da franja da Bettie Page, eu cortaria,por causa dessa paixão pela cultura retrô que tenho, mas não sei se corto, porque eu pergunto pra minha mãe se ela gosta e fala que vou ficar parecendo uma "bobinha" com essa franja. Nota: eu tenho a pele bem clarinha, cabelo ondulado castanho claro bem volumoso e rosto oval. Será que ficaria bem em mim a franja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Annelyse.
      Você diz que é meiga e delicada, acho que a franja combina com essa coisa mais "juvenil" e inocente sim! Fica com um toque de garota francesa da década de 1960!
      Eu te diria pra ir em frente e cortar a franja. Se não gostar, é só deixar crescer ;D

      Excluir
  11. Oi! Eu tenho vontade de cortar. Já simulei no espelho para ver mais ou menos como fica, mas acho que tenho a testa curta demais, bochechas grandes e olhos pequenos demais. Minhas inspirações são a Bettie Page e a cantora Pitty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen, se você tem a testa curta tenta puxar o corte a partir do meio da cabeça e corta curtinha (tipo na metade da testa) ;)

      Excluir
  12. Oi tenho vontade de cortar minha franja assim, já usei franja reta na altura das sobrancelhas e não ficou bom. Outro dia simulei no espelho como ficaria esse estilo mais certinho, mas acho que não ficou legal por que tenho testa e olhos pequenos e bochechas grandes. Minhas inspirações são a Pitty e a Bettie Page.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corta curtinha, na metade da testa puxando o cabelo do meio da cabeça. E faz as pontas laterais mais curtas (arredondando o corte). A Pitty tem bochecha e ficou lindona na época ;)

      Excluir
  13. Olá, Sana! Olá seguidoras do Moda Subculturas! Estou escrevendo para contar que cortei minha franja outro dia e estou super amando! Apesar de ter recebido algumas críticas, a maioria das pessoas disse que ficou boa e pretendo manter o corte. Obrigada e um super beijo!😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Quem tem que gostar é você, não ligue pras críticas ;)
      Bjs <3

      Excluir
  14. Olá!! Amo franja! Uso desde que me conheço por gente hehe. Tentei deixa-la crescer na adolescência, mas não teve jeito, cortei novamente. Há alguns anos uso Bettie Bangs, me inspiro mto na Bettie e amo Rockabilly, por isso minha franja é bicolor... Não me vejo sem minha franjinha, sem ela não sou eu ❤
    Beijos, amei a matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bettie é super inspiradora né? *_*
      Que ótimo seu depoimento, saber que você também é adepta do estilo! <3
      Bjs!

      Excluir
  15. Eu vi esse modelo de franja em imagens de pin up e em Dita. Não sei se minha franja está no padrão pin up, mas o fato foi que gostei e a maioria das pessoas gostou. Exceto um cara que gritou para mim na rua que franja é coisa de menina nova. Logo eu nos meus 42 aninhos? Fiquei chateada, mas estou superando.um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      A Bettie Page usou a franja até falecer com 85 anos! E repare que usou com o cabelo branco, a foto lá em cima é ela mesma. Não perca seu tempo se chateando com gente desinformada, isso é um atraso na nossa vida.
      Beijos!

      Excluir
  16. Sou apaixonada por franjas, desde pequena, usei muitas vezes, mas devido ao calor muita das vezes sou obrigada a deixar crescer. Minha inspiração foi Grog Rox, da banda Die So Fluid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Grog Rox foi lembrada no post! Está ao lado da Nina Hagen.
      A franja tem dessas coisas, às vezes piora espinhas. Mas para quem curte é difícil desistir, rs.

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in