.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Fevereiro 2015

23 de fevereiro de 2015

Stooge: Coleção BlackHeart

A Stooge acabou de lançar a coleção de outono, chamada  ♥ BlackHeart ♥

"Quando a luz se ausenta, a escuridão toma conta de tudo, mas se no ímpeto surge um raio de sol, este desperta as sombras de todas as coisas. Mesmo assim não tema, ainda que você não possa ver, nunca estamos sozinhos..."

Essa coleção pega fim de verão e a época de outono por conta disso, tem tanto umas peças mais peladinhas ao estilo verão quanto algumas mais fechadas. Os tons são mais escuros, as estampas tem cores como prata, dourado e branco, uma cartela de cores mais enxuta. Válido notar uma referência mística na estamparia, que, segundo o site faz "o caminho da luz pra escuridão". É isso mesmo do claro pro escuro ♥
Desta vez os responsáveis pelas estampas foram os artistas Monika Boo e Oberdam Eltz. Oberdam é tatuador e Designer gaúcho que fez as estampas escritas e de caveira. Já a Monika e uma tatuadora da Lituânia com foco no estilo neotradicional.

Links da Stooge

Vale lembrar que a Stooge é uma marca 100% brasileira. Ou seja, todas as peças são confeccionadas por aqui mesmo, gerando empregos locais. Este ano, a marca terá 3 coleções, sendo que tem suas peças base (peças que mantém a modelagem mas mudam a estampa) e as peças mais fashion (mais elaboradas e que nem sempre permanecem nas próximas coleções), assim como tem todo um trabalho de marketing e de fixação da marca (catálogo e brindes pros clientes). 
Particularmente acho que a loja tem um público bem amplo, não muito segmentado, a turma rock/street style, vai curtir as criações da loja!


E vocês curtiram o catálogo e as fotos da nova coleção?
Em breve vou falar um pouco mais detalhadamente dessa coleção, minhas impressões, as peças que mais curti... fiquem de olho no blog! ;D


* Publipost.

19 de fevereiro de 2015

A Gótica Suave e a tendência das roupas pretas

Recentemente, o maior fuá da minha timeline foi a tal da "Gótica Suave". Garotas debatiam sobre ser ou não ser uma seguidora desse tal "novo estilo" ao mesmo tempo em que se perguntavam o que era exatamente aquilo!

O mais curioso é que o tutorial de "como ser uma gótica suave" sumiu do wikihow, sendo convertido em "como ser pastel goth" - esse sim um estilo real. Será que os autores do texto queriam falar de pastel goth mas na ignorância traduziram o nome para "gótica suave", criando assim algo que nunca existiu de fato e logo depois corrigiram o erro? 
Bom, não sei. Gótica suave é tipo o termo "soft goth" - que colocam como nome naqueles boards do pinterest que tem desde a hispter que jura que é Vandinha Adams até um editorial da Vogue com a modelo usando renda preta Dolce & Gabbana...

Falar de "gótica suave" para pessoas alternativas que lutam pra ter seus visuais respeitados quase soa como uma grande ofensa.  
Nenhum gótico "verdadeiro" em sua essência sente prazer em se amenizar. É um retrocesso. A amenização é por vezes um mal necessário porque existe preconceito. Por que acharíamos legal incentivar esse preconceito?
Numa sociedade conservadora como a nossa, em que há o medo da ousadia estética, tendências que usam as formas menos agressivas das modas alternativas servem como muleta aos que receiam sofrer preconceito de se revelarem por inteiro. 

Mesmo que a "gótica suave" não exista de verdade, tenha sido um caso de "lost in translation", as roupas pretas estão aí, também vendidas em cima do nome "gótica". Mas não se engane. Tratam-se de termos mainstream pra vender roupa preta. Novos nomes para velhas tendências. 

É preciso vender a Moda. E uma das formas mais comuns de se vender as estéticas subculturais pras massas é amenizando suas características. De vez em quando, o "gótico" reemerge como tema em coleções, com aura romantizada. Há uma chance muito grande disso acontecer nas próximas temporadas visto que os desfiles mais recentes exploraram muitos looks na cor.
 
  A moda anda sempre junto com a música. Não à toa, quando uma trend precisa ser vendida ao grande público, há sempre um artista com apelo "novidade" pra promovê-la. 
Lorde está aí pra comprovar, há "gótica mais suave" do que ela?


O preto sempre ressurge como tendência em épocas de crise, guerras ou desastres. Para confrontar os maiores medos da sociedade, incorporamos a escuridão.
Christine Lagarde disse recentemente que a Europa poderá enfrentar nova recessão. Enquanto isso, a população de pobres aumenta nos EUA e a Escandinávia enfrenta problemas com sua política de bem estar social. A população mundial está adoecendo devido aos maus hábitos das últimas décadas. A economia nacional é afetada tanto pela economia externa quanto interna. Os brasileiros cada vez mais se deprimem diante da impotência de não conseguir mudar coisas simples, tornando nossa população cada vez mais com vontade de fugir do país - como se fosse possível fugir de si mesmo, de seus próprios erros... Mas o maior medo que ronda o poderoso mundo ocidental atualmente é o terror. Ninguém sabe quais serão as próximas vítimas do Estado Islâmico, qual nação enfrentará grande luto.
Não há como separar Moda de momento histórico. Essa é a maior diferença entre falar de moda e entender sobre como ela funciona e nos afeta.

Desfiles 2014/2015


Mas como vender uma trend para as massas? No caso brasileiro, as figurinistas as inserem nas novelas, pois a Moda precisa dos meios de comunicação pra se vender. O personagem principal da novela das nove, Império, é conhecido como Comendador e ele só usa preto. É uma característica forte do personagem, tanto que volta e meia brincam com o fato. 
Por outro lado, a recentemente falecida artista Tomie Ohtake, só usava preto. Uma repórter chegou a perguntá-la o porquê e ela simplesmente respondeu que era mais prático. Afinal, impossível preto não combinar com algo e principalmente não combinar com outra peça preta. Há os que usam a cor independente de ser tendência.

Assim, editoriais de moda vendem o preto glamouroso e elegante, como se dissessem que a elite traja decadence avec elegance com distinção. Rebeldes vestem preto como indiferença à sociedade. E a massa veste negro como medo do futuro.

A gótica suave assim como a trend da roupa preta, é superficial, não se assume por inteiro um ser das trevas, tem medo de pisar fundo em seu próprio abismo. Afinal, a Moda também morre e veste-se o luto. Mas ela renasce no fim de cada estação pra voltar em uma silhueta nova, num novo estilo. E quem sabe a Gótica Suave acorde soft boho paz e amor no dia seguinte?


Gosta do Moda de Subculturas?
Acompanhe nossos links:
Google +  Facebook  Instagram  Bloglovin´ 

13 de fevereiro de 2015

Post zuera: Como seria o Carnahell de uma escola de samba gótica?

Sei que nem todo alternativo gosta de carnaval (mesmo tendo uma origem pagã e muitos alternativos serem pagãos!), a festa se tornou um evento comercial, mas aos poucos os blocos de rua vem retomando a tradição popular.
 
Mas só pra causar, eu, que adoro imaginar moda alternativa gringa adaptada à cultura brasileira (e vice-versa), fiquei aqui pensando como seria se existisse uma escola de samba gótica (já existem os times de futebol né?). 

Então, hoje "vou estar postando" looks do maior festival gótico do mundo, o WGT!
Os gothécos do mundo todo esperam um ano in-tei-ri-nho pra usar o look mais arrazador em todos os 4 dias de festival - igualzinho os foliões de nosso carnaval!!

Então, neste #postzuera com todo respeito e admiração à ryca e elaborada moda goth, vamos mostrar pra vocês como seriam os trajes e as alas da fictícia escola de samba Unidos do Goticismo. E provar como WGT e Carnahell Brasileiro tem muitas mais coisas em comum do que sonha a mais vã filosofia!

Extravasando alegria contagiante e felicidade gótica no maior feriado nacional!!
carnahell-goth

Então senta aí na platéia junto com as garotas e vamos assistir o desfile!!
 


Comissão de Frente! 
Um viva para os egyptos que nos deram o make de olho mais gato que há!


Mestre Sala-Escura e Porta-Sombrinha

Rainha de bateria!
Eike linda, superou a Luma de Oliveira!! 
carnahell-gótico

Bateria!
O inimitável som das cuícas steampunk!
 

Olha a beija flor aíí geente! :D

Pierrot e Colombina!
 
 A Ala dos Passistas! 

 A paixão nacional: bunda corselet de viniiiiil!! 

 O sempre presente e nunca ausente top less! (ou quase isso!)
 
 Destaques do carro aleGótico

Direto da Ala das Baianas Vitorianas

Velha Guarda fechando o desfile com aldrava de ouro!!

Os pézinhos cansaram de sambar de bota plataforma na cara da sociedade!


E você? Que tal aproveitar os dias do feriado e usar aquele look que você nunca tem coragem? Aquele bom lokão, elaborado, chocante, arrasador e trevoso no nível 1000%?? Permitam-se!

Há muita coisa da cultura brasileira que nós, alternativos, ainda não exploramos. E temos mais similaridades com a cultura alternativa estrangeira do que imaginamos! Abram a mente e liberem suas criatividades!

Tem mais dicas de trajes que poderiam estar numa escola de samba goth? Linka aí! ;D



Acompanhe nossas mídias sociais: 

12 de fevereiro de 2015

Queen of Darkness: Unboxing + Review

AAAEEEE demorou mas chegou!! Após mais ou menos 40 dias, os presentes que a loja alemã Queen of Darkness me enviou chegaram, eles são parte do Projeto Colaborativo que faço parte junto com blogueiras alternativas americanas e europeias.


Enquanto minhas colegas de projeto postam reviews das peças da marca, em seus países é inverno. Cá estamos nós, em pleno alto verão brasileiro! Mas é isso aí gente, minha proposta é justamente mostrar que é possível se vestir com peças de fora adaptando o estilo gótico/alternativo ao nosso clima!

Pra este inicio de projeto embaixadoras, escolhi 5 peças. Eu queria ter escolhidos todas da nova coleção de inverno da marca, mas não foi possível, era notável que vááárias peças eu não usaria por causa do nossas altas temperaturas. Por conta disso, acabei escolhendo mais peças da coleção antiga, de verão.

Finally, after about 40 days the Queen of Darkness goodies have arrived!! The gifts are part of the Collaborative Project I´m in along with American and European alternative bloggers.
And, here we are, in the high Brazilian summer! But that's it folks, my proposal is to show that it is possible to dress with qod clothes adapting the gothic / alternative style to our climate!
To this ambassadors project, I chose 5 pieces. I wish I had chosen pieces from the new winter collection, but I noticed that some pieces I would not use because of our high temperatures. Because of this, I ended up choosing more pieces of the last year´s summer collection.


Olha, se eu fosse mais nova, eu até teria escolhido peças mais fashion e elaboradas mas optei por fazer escolhas conscientes: peças com modelagem interessante, com estilo e que nunca sairiam de meu estilo pessoal, fundamentalmente combináveis com o que tenho no armário e, novamente, apropriadas ao calor/inverno suave.

Confesso que eu tava louca pra escolher  [este vestido] que tem uma modelagem super interessante e [este casaco] mas é fora da minha realidade, eu não posso me iludir pensando que vou usar um vestido e um casaco destes aqui e fazer um photoshoot na neve..."se eu morasse na Europa usaria isso", só que, vamos encarar a realidade: eu não moro. Moro no Brasil e preciso adaptar a  moda alternativa à minha realidade e não o contrário.

Bom, eu amo saias, uso o ano inteiro e uma de minhas escolhas foi esta saia justa de malha com detalhes num tecido sintético o que imita couro.


If I were younger, I would have picked up more high fashion and elaborate pieces but I decides to make conscious choices: pieces with interesting shapes, with style and that never would come out of my personal style, fundamentally matching with in my wardrobe and, again, appropriate to brazilian heat/ mild winter. 
Well, I love skirts, I wear it the whole year and one of my choices was this cotton skirt with details in a synthetic fabric that mimics leather.


O porquê da escolha: já tinha algum tempo que eu procurava uma saia justa que não fosse tão justa e reveladora demaaais. Devido à mistura dos 2 tecidos na peça, ela é justa sem ser justa. Se fosse toda de "couro" falso, daria um look sexy demais pra minha pessoa e se fosse toda em malha, revelaria mais do que gosto a curvatura do meu quadril. O legal é a peça ter design - já que tem recortes e barra assimétrica. O "couro" sintético, dá o ar rock n roll/hard rock que eu adoro. 
Eu curto demais misturar uma peça considerada "sexy" com uma peça mais "comum" pra quebrar a imagem sensual e trazer o look pra um uso mais diário. No caso, a peça escolhida pra quebrar a sensualidade da saia foi a blusa da Sourpuss que tem viscose na composição e é uma das peças mais frescas que tenho. Então fica essa coisa mix de retrô com rock (eu sempre apelo pro retrô quando quero amenizar algo).



The reason for the choice: had some time I was looking for a tight skirt that was not so fair and too much revealing. The cool thing is that the piece has design - and asymmetric hem. The synthetic leather , gives the rock n roll/ hard rock look which I love. I like to mix a piece considered "sexy" with a more "common" piece to break the sensual image and bring the look to a more everyday use. In this case, the piece chosen to break the sensuality of the skirt was a retrô top. I like to mix a piece considered "sexy" with a more "common" piece to break the sensual image and bring the look to a more everyday use. In this case, the piece chosen to break the sensuality of the skirt was a retrô top.

Tamanho: Podem confiar! É P sem ser pequeno demais, o que adoro! Cansei de experimentar peça tamanho P nas lojas e serem justas demais. Tipo... pra quê economizar tecido em algo que já deve ser pequeno? Os empresários precisam entender que não é porque você veste P que quer usar tudo justo e colado no corpo o tempo todo.

Por eu ser uma "alternativa adulta", já tenho o que gosto meio definido e hoje em dia prefiro peças com estilo alternativo prezando não apenas o conforto mas as muitas possibilidades de uso. E as peças escolhidas da Queen of Darkness são completamente adaptadas à minha realidade. Espero ter inspirado vocês a visitarem a loja! Se você mora ou vai visitar a Alemanha, a loja física fica na cidade de Leipzig.

Aos poucos vou mostrando as outras peças aqui no blog, fiquem ligados!!

I remembered that I had taken these photos with the cell phone in an evening using a black top. decided to post despite the bad quality of the images so you can see the combination, it was cool!
About size: You can trust! It is Small without being too small, which I love!
Because I'm an "grown up alternative", nowadays I prefer pieces with alternative style valuing not only comfort but the many possibilities of use. And the chosen pieces of the Queen of Darkness are completely adapted to my reality. Hope it inspires you to visit the shop!
I will gradually showing the other QoD pieces on the blog, stay tuned!!


*Post Colaborativo
*Collaboration Post

11 de fevereiro de 2015

Destaques da Loja Miniminou: Chokers e Colares!

Há quase um ano atrás anunciávamos que os chokers/gargantilhas voltariam com tudo! Esse acessório é um revival da moda dos anos 90s, naquela época, as meninas mais cools ostentavam um no pescoço, se lembram de nosso post sobre o estilo das personagens dos filmes Pulp Fiction, O Profissional e Geração Maldita? Entom...

Aqui no Brasil, a Miniminou, desde o ano passado apostou na volta das gargantilhas, no site tem em torno de 30 opções de modelos diferentes!! O legal é que são com pingentes variados então tem pra todos os gostos e estilos. 

Sempre que vocês comprarem na loja, podem usar o cupom "subculturas" e terão 10% off no valor final da compra! Então, pode gastar à vontade, nós te damos o desconto! :D


Outro destaque: leather dark heart
 Muitas opções de chokers




Recentemente recebemos umas peças da loja, incluindo uma queridinha que vira e mexe esgota no site: a gargantilha/choker pentagrama pra cada uma de nós duas (na foto aparece 1 choker só, mas os pelos da minha gatinha deram o ar de sua graça!).


Chapéu Skulls, colar egypt ankh, anel bornita e o anel skull bird que é um absurdo de lindão, mas esgotou no site :(

Os chokers são presos no pescoço por uma correntinha de elos, então se vocês prenderem eles no último elo, vai ficar bem justo, pra ser usado no meio do pescoço mesmo. Maaaaas, se vocês prenderem no elo da ponta, ele fica mais embaixo, em cima da saboneteira, fica bem legal também. É bom ter essa opção de poder escolher em qual altura usar a gargantilha!

Eu sou meio como Jessica Lange, fujo de fotos, mas aos poucos estou superando isso e postando algumas nos blogs que tenho. Nesta não dá pra ver, mas além do choker pentagrama, também estou usando o colar black turmaline.

E se tem outra coisa que adorei nas recentes coleções da Miniminou foram as peças com pedras naturais. É super difícil encontrar esse tipo de produto onde resido. A última vez que eu tinha adquirido algo semelhante foi em uma loja esotérica de minha cidade, mas depois a loja fechou e nunca mais...


Fica até difícil escolher entre  black turmaline, ametista, cristal...


Bornita, também chamada de pedra pavão ou pedra dos unicórinios. Como podem ver na foto ali em cima, recebi um anel com esta pedra. Ainda estou me acostumado a usar o anel, que é pesadinho, quando mexo a mão fico com medo de cair do dedo kkkk, preciso aprender a lidar com isso!


Que tal aproveitar, fazer sua wishlist e usar nosso cupom de desconto sempre que comprar na loja? Os produtos da Miniminou tem muita qualidade, e costumam esgotar rapidamente, aproveitem! ;-D

* Publipost

3 de fevereiro de 2015

Queen of Darkness - Moda Masculina // Queen of Darkness - Menswear

Hoje resolvi falar da moda masculina da loja alemã Queen of Darkness. Aliás, vale uma visita ao site da loja que está de cara nova: www.queen-of-darkness.com
Semana passada escrevi um artigo pro blog da QoD chamado: "O que eu usaria se fosse um garoto", foi bem difícil porque a loja tem muita peça que eu vestiria, mas eu sou uma pessoa bem básica e aí eu tentei focar numa espécie de versão masculina de mim com estes mesmos hábitos de roupas simples, usáveis e que combinam com tudo. Pra ler a matéria é só clicar aqui, ela está bilíngue.

Today I decided to talk about the menswear from Queen of Darkness shop. It is worth to visit the store website which has a new look: www.queen-of-darkness.com
Last week I wrote an article for QoD blog called: "If I Were A Gothic Man". It was very difficult because the store has a lot of pieces I would wear, but I'm a very basic person and then I tried to focus in a kind of male version of me with these same habits of simple clothes, usable and combine that with everything. To read the article just click here.

Bom, inspirada pela moda masculina da loja, pra este artigo, decidi selecionar algumas peças que acredito serem super adequadas aqui, ao Brasil, pelo clima e estilo.
Começando com uma seleção de blusas, uma blusa sem mangas e com detalhes nos ombros e na lateral do corpo, vocês podem ver mais fotos dela no site. E pra uma coisa mais baladex ou night, uma camisa cheia de ilhóses e tiras removíveis com uma estampa de ossos em formato de asas de morcego nas costas (fotos no site).

Well, inspired by menswear collection, for this article, I decided to select some pieces that I think are super appropriate for Brazil´s climate and way of life.
Starting with a selection of blouses: sleeveless blouse with details on the shoulders and on the side of the body, you can see more pictures of her on the site. And for a more night thing, a shirt with eyelets and removable straps with bat wings printed on the back (photos on the site).



E tem esse look beeem básico de blusa sem manga com pequenos recortes na lateral com fundo em tela - bem discreto mesmo - e calça preta com amarrações.
Then, there's this basic look of sleeveless blouse with small slits on the side with mesh in background - very discreet even - and black pants with bondage.
 


Mas como nosso clima é favorável à bermudas, separei esta, pretinha básica  que tem bolsos laterais, tiras e um detalhe interessante de costuras dobradas na altura dos joelhos.
But as Brazil ´s climate is favorable to shorts, I separated this one, basic black with side pockets, straps and an interesting detail of folded seams at the knees. 



Falando em clima favorável à bermudas, nosso clima também é favorável à saias, sei que são ainda poucos os homens que usam saias casualmente aqui no Brasil, acho bem mais fácil ver em eventos noturnos alternativos, então, separei estas: uma saia longa com tiras ao estilo bondage - achei essa bem ao estilo "Marilyn Manson usaria" kkkkk e uma basiquinha, de pregas, com fivelas e bolsos laterais que tem uma modelagem que remete ao kilt escocês.
Speaking of our favorable climate for shorts, our climate is also good for skirts, I know that are still few men who wear casually skirts here in Brazil, I think is a lot easier to see in alternative evening events, so I separated these: a long skirt with straps - the bondage style - I think this one "Marilyn Manson would use" hahaha and a basic, pleated, with side buckles and pocket that have a design which refers to the Scottish kilt.



Tem mais peças masculinas incríveis lá no site da loja, visitem!
There is a lot of amazing male designs in the webstore site, visit!

Leia também: Gothic Outfits for Summer
Dica de Loja: Queen of Darkness
Novo Projeto: Sou embaixadora da loja alemã Queen of Darkness


* Post Colaborativo
* Collaboration Post

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover