Destaques

8 de janeiro de 2016

O que é Gótica Suave e porquê este estilo (ou termo) incomoda os góticos?

Gótica Suave.  
Sim, ela mesma, a "trevosa feliz"!
Tem tantos artigos dando dicas de "Como ser gótica suave/no verão" que foi meio impossível não abordar o tema de novo aqui. Alguns são um bocado confusos, incoerentes e inspiraram essa análise mais complexa.

Fonte: Gótica Desanimada

Primeiro de tudo, o Gótica Suave não é subestilo/vertente da subcultura e moda gótica.
Embora tenha sido adotado por meninas moderninhas, é uma estética que une as tendências e modismos mainstream
Ser moderninha não é sinônimo de ser alternativa. Toda geração tem suas moderninhas, que são meninas que usam as tendências menos populares ou um pouquinho mais ousadas.

Ilustração ironizando as moderninhas, via Twitter.



O estilo Gótica Suave existe mesmo? 
Existe porque tem gente que usa e se denomina assim. Mas não existe DENTRO de nenhuma subcultura específica. 
Vamos analisar do começo.


O que é gótica suave?
Por não encontrar resposta razoável, realizei uma pesquisa em matérias sobre o tema e cheguei a conclusão que o termo surgiu de um erro de tradução de um artigo do wikihow que num dia estava intitulado "Gótica Suave" e dias depois mudou para "Pastel Goth". Mas como ele foi super compartilhado, muita gente leu e adotou o termo antes mesmo de conferir a correção. O estilo Pastel Goth existe, está em decadência há algum tempo e também foi baseado em tendencias moderninhas, várias adeptas migraram pra outras estéticas.

Isso de o Gótica Suave nunca ter existido e de repente passar a existir, se  encaixa na chamada "Profecia Autorrealizável". Esse termo foi cunhado pelo sociólogo Robert K. Merton em 1949. Segundo ele, qualquer objeto pode se tornar uma tendência, o que separa essa possibilidade de sua realização é a crença coletiva que o objeto está, de fato, na moda.

Então, quando várias pessoas leram a matéria do wikihow e não a questionaram, houve uma crença coletiva que o gótica suave existia e aquilo se autorrealizou. De um erro de tradução, passa ser adotado como estilo real; o que foi muito bem recebido pela indústria da moda pois a cor preta era uma tendência. A moda mainstream então "abraça" o estilo e o divulga porque era de seu interesse que o preto virasse moda se convertendo em vendas.

No contexto nacional, a Gótica Suave tinha quase nada de Pastel Goth, era um estética que misturava revival da moda mainstream anos 90 (estilo Jovens Bruxas e Patricinhas de Beverly Hills, meias, gargantilhas/chokers, jelly shoes, crop top) + trend do revival da moda grunge (jeans rasgado, camisa xadrez, vestidinhos, coturno) + make fosca/batom escuro. Do Pastel Goth herdou os cabelos coloridos. 

Nas imagens abaixo, usadas em blogs como referência do estilo, podemos ver que se trata do uso de tendências do mainstream (90s + grunge + cabelos coloridos) + alguma peça preta.


E como tudo que é muito baseado em tendências/modismos, o "conceito" era muito superficial. Por ter sido um estilo "autorrealizado" as portas se abriram pra interpretações pessoais. Hoje, tá comum matérias sobre "Gótica Suave" (incluindo as de "verão") dizerem que esta moda é qualquer roupa preta, de qualquer shape (modelagem) e sem nenhuma das referências iniciais. A estética Witchy também acabou sendo absorvida (chapéus, tecidos com transparência e silhueta minimalista), assim como elementos Clubber. De repente a gótica suave não é mais o 90s + Hispter + Pastel Goth e se torna também roupas minimalistas, esportivas, com design e em corte clássico. Ou seja: qualquer roupa preta que segue tendência ou modismo. Confuso né?

Famoso site de moda ensinando a ser gótica suave no verão.
Detalhe: shapes modernos e com design, nada a ver com o "conceito original" de noventista hipster.
Fonte: site Lilian Pacce

Mas usar roupa preta não faz ninguém automaticamente gótico,
pois sabemos que: 

"Nem todas as roupas pretas são góticas.
Nem todas as modas góticas são pretas."
(Valerie Steele, Historiadora de Moda)


O programa da Regina Casé foi muito comentado após ir ao ar, e a confusão com a subcultura ficou evidente em dois momentos:

  • Quando Julia Petit comparou o gótico dos anos 80 com as atuais, dizendo que antes eram depressivos e hoje são felizes. 

Só que o gótica suave não é parte da subcultura gótica, portanto, tal comparação é errônea.

  • Quando Regina diz que os góticos eram famosos por serem pálidos e pergunta pra uma moça negra como era isso pra ela.

Aqui Regina esquece (ou nem sabe) que a palidez na subcultura gótica não é um desejo de ser branca como raça, é desejo de se aparentar e demonstrar apreço pela noite/escuridão; uma pessoa que foge da luz e se refugia nas sombras. Um sinônimo de aparência fantasmagórica/vampiresca. Obviamente que uma pessoa negra, que é gótica e não toma sol se torna mais pálida do que outra negra que toma sol. Tal pergunta foi um tanto infeliz.

Programa Esquenta

Mídias grandes, com frequência, deturpam ou erram informações sobre subculturas, pois colocam pessoas que não estão capacitadas para falar/escrever sobre o assunto para comentar os temas. Isso é nocivo, pois aumenta ainda mais o estereótipo e espalha informações confusas e superficiais.
 
Alguns blogs famosos na necessidade de explicar porque a Gótica Suave mistura preto e grunge, chegam a dizer que estas subculturas se misturaram na década de 90. Bom, eu não colocaria assim. Eu diria que era mais fácil o Heavy Metal adotar elementos estéticos do Gótico do que o Grunge fazer isso naquela década, afinal, como dito aqui e aqui, o Grunge era algo muito único e específico. SE por ventura essa mistura aconteceu, foi após 1994 quando o mainstream se apropriou do grunge, e o vendeu às massas como modinha.

Looks como o da personagem Nancy, de Jovens Bruxas, são chamados de gótico suave. É preciso lembrar que na década de 90, góticas se vestiam daquele jeito. Ela não estava suavizada, na verdade, quem viveu aquela década sabe que o visual dela era considerado pesado, pois naquela época o uso do preto na cena alternativa não era padrão de vestimenta.

 

Foi bastante comentado também o vídeo da AVON ensinando fazer a "make da Gótica Suave". A ironia é que a maquiagem era make pesada: olho preto e boca preta! "Originalmente", a maquiagem gótica suave era o revival do dark anos 90, onde ou a boca ou o olho levam tons escuros e não os dois. A Dani Corpse fez tutorial de uma maquiagem com tons de marrom avisando logo no começo a associação irônica com o Gótica Suave. Algumas pessoas a criticaram pelo uso do termo, mas achei o vídeo da Dani mais coerente que o da Avon, que se mostrou meio perdido sobre o que estava falando.



Tutoriais sobre make gótica suave: chama a atenção a versão alternativa ser mais coerente que a versão mainstream, que criou o termo.


Por que a moda/estética gótica atrai tanto o mainstream?
Existe um fascínio por uma estética que é diferente mas ao mesmo tempo "aceitável" e feminina. E a sociedade "normal" pede que as mulheres sejam femininas. 
A moda gótica é uma das estéticas mais femininas que existem, subculturalmente falando, não foge tanto do que é exigido para uma mulher na sociedade, como elegância, sensualidade discreta, estar sempre bem vestida e maquiada perfeitamente. Acaba sendo - querendo ou não - uma estética carismática ao olhar da cultura dominante. 

Por que a gótica suave incomoda tanto?
A meu ver, ela esvazia a parte da significação como alternativos. A partir do momento em que uma pessoa alternativa veste roupas diferentes da massa pra se destacar na multidão dizendo por exemplo: "ei! esse sistema não me representa!" e essa estética é cooptada retirando sua significação, o mainsteam enfraquece os símbolos de resistência alternativos.

Olhando pelo lado radical, a "suavização" de estilos alternativos é quererem nos tornar socialmente adequados. Pode ousar, mas dentro do quadradinho aceitável. Nenhum gótico em essência sente prazer em se suavizar, é um retrocesso com o que foi conquistado. Numa sociedade como a nossa, em que há o medo da autoexpressão e ousadia estética, tendências que usam as formas menos agressivas das subculturas/modas alternativas servem pra nos lembrar que seremos mais aceitos na sociedade se amenizarmos nossos estilos, sem ousadia nem rebeldia. Quietinhos no nosso lugar, sem reclamar de nada, sem questionar. A cultura dominante pega nossa criatividade estética e dá outro sentido à ela. Eles as transformam em produtos vendáveis à massa. O que precisamos fazer é questionar sempre e divulgar informações corretas sobre subculturas!

 

"A ironia é que no verão de 50°C do Rio de Janeiro, pra ser gótica, só sendo suave mesmo." Fala de minha amiga Lauren, ironizando enquanto eu rascunhava este post. Realmente está muito, muito quente! Mas tenho certeza que TODAS as góticas têm visuais mais leves para o dia a dia de trabalho ou para os dias quentes de verão. Só que o estilo pessoal delas é coerente com suas referências subculturais e aí que notamos a diferença entre elas e as suaves.

 Como ser gótica no verão??
Todas as góticas já sabem: igual se é no resto do ano.

Sei que a palavra "gótica" soa confusa, pois ao mesmo tempo que dá nome à uma subcultura, também é um adjetivo pra qualquer coisa sombria [explicação aqui]. Então, a gente tem que ir com calma e dar um tempo, porque o tempo sempre mostra a realidade. A gótica suave já nem é a mesma coisa que era há 10 meses atrás.

A moda vendendo o 'cool' e fazendo grana enquanto os verdadeiros alternativos estão sofrendo bullying que podem gerar problemas psicológicos, violências verbais e físicas e a sociedade fecha os olhos para isso. Querem nossa estética mas não querem se colocar na nossa pele e passar o preconceito que passamos ao sermos julgador por nossa aparência.


A gótica nunca deixa de ser verdadeira com sua subcultura!
Nem no verão nem em outra estação!


A gótica suave que me perdoe,
mas Tr00eza é fundamental!
;)


Se você gosta e usa o Gótica Suave (sendo alternativa ou não), a vida é sua, tem liberdade de escolha! Ninguém tá aqui pra te podar. Só lembre que é um estilo vindo de modismo mainstream e não da subcultura gótica, espalhe uma info certa, por favor!! ;-)



Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram Facebook Tumblr Pinterest  Google +    

  
Artigo das autoras do Moda de Subculturas. Para usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, linke o artigo do blog como respeito ao nosso direito autoral.
Gostou deste artigo ou de alguma outra postagem do blog? Pode divulgar! Informação acaba com a ignorância contra as subculturas e a moda alternativa. Nós lutamos para que elas sejam levadas à sério e tratada com o devido respeito!  

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Muito interessante!
    Eu, que não sei quase nada sobre moda gótica, vi que esse "Gótico Suave" está na cara (para quem lê sobre modas alternativas) que nem de longe é moda gótica. E Pastel Goth muito menos...
    E sobre a parte de suavizar alguma coisa é verdade o que você disse. Fazemos isso para tentar não chamar tanta atenção negativa e ainda assim vestir algo com que se sente bem. Isso é muito sufocante..

    ResponderExcluir
  2. Suave só o balanço do meu cabelo...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Excelente como sempre!
    eu fico pensanso pq pq pq?não convidam uma pessoa que entenda do assunto,seria tão rico para nós alternativos como para eles.
    Amei as frases que vc colocou na moderninha lá em cima,é exatamente assim,desculpe mas eu ri,e a frase final tem que virar slogan oficial hahahaha
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Só acrescento que a "palidez" no gótico é, na verdade, usada para expressar dramaticidade (influencia direta do cinema expressionista) e androginia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Freon!!
      Eu deixei linkado ali em roxo o artigo do Kipper sobre "androginia e make" que explica melhor e mais completo que eu! :)

      Excluir
  5. Que texto maravilhoso.
    Nem preciso acrescentar nada,pq vc já disse tudo.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do texto. Parabéns!

    http://womenrocker.blogspot.com.br/
    :*

    ResponderExcluir
  7. Artigo fantático! Quando ouvi o termo a primeira vez pensei "Só pode ser palhaçada".

    ResponderExcluir
  8. Aproveito para comentar que muita gente anda comentando que está se criando uma onda "Punk suave", com uso de spikes e rebites, mas sem conotação alguma com a subcultura punk. Pessoas usam sem nem pensar sobre a ideologia punk e o "faça você mesmo".
    O que acontece com isso: toda vez que algum implica com alguém pelo visual, o pessoal aproveita para cutucar, chamando-o de punk suave, afinal os punks defendem igualdade de sexo, gênero e social, então o visual não deve ser motivo de preconceito, independente da subcultura dos outros. Ou seja, o termo está sendo usado como referencial ruim, uma cutucada no ego. E o gótico suave está no meio deste caminho. Sempre que alguém quer provocar um gótico na minha turma, na brincadeira, o chama de gótico suave. Isso mostra que quem é da subcultura não está levando isso muito a sério, acaba em zoeira. O que vai resultar disso? Esperemos.

    ResponderExcluir
  9. Não liguei muito para o termo "gótica suave", até levo na brincadeira. Já achei termos como "pirigótica" muuuuito pior e ainda sendo utilizado em casas noturnas do movimento como, por exemplo, uma certa vez que teria um evento dedicado às pirigóticas. Enfim, acho o gótica suave muito menos ofensivo do que pirigótica. Vejam exemplos de festa sendo divulgada com o referido termo: https://starblood335.wordpress.com/2012/04/11/festa-pirigoticas/

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, excelente post!
    Infelizmente o mainstream faz tudo pelo dinheiro, inclusive tirar o significado de algo específico apenas pra tornar aquilo vendável. Quando a "criatividade" deles acabam o que ele fazem? Sempre recorrem ao alternativo... triste realidade.
    O importante é continuar compartilhando informações corretas por aí. Espero que os que se denominam góticos suaves possam ler esse artigo pra não passarem mais informações erradas e confusas por aí.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu admiro a subcultura gótica/dark dos anos 80 e 90. Pra mim "só existia isso" (claro que estou excluindo as outras vertentes do gótico como subcultura propositalmente para exaltar minha preferência por esse estilo nos idos das décadas de 80 e 90) até eu começar a perceber essas meninas querendo ser góticas. Eu pensava cá comigo"ue, no tempo que eu usava roupas pretos, maquiagem escura, crucifixos, meias e botas pretas, cabelo comprido preto e etc ser gótica era algo repulsivo, estranho, grotesco! O que está acontecendo??"
    Até eu começar a pesquisar e tentar entender. Eu achava que era uma espécie de revival dessa subcultura, que havia algo mais profundo por trás das tendências distorcidas, mas, esse texto foi muito esclarecedor!!
    Isso está mais pra uma mistura de estilos como foi dito no texto: grunge + roupas pretas + cabelo colorido. As pessoas que se vestem dessa maneira não tem interesse pela música e literatura gótica.
    Esse novo estilo é muito superficial, é só uma roupa e um cabelo mesmo.
    Muitos podem pensar "agora nós alternativos temos mais liberdade, somos menos bullynados pela sociedade". Isso pode ser verdade em partes. Mas quando esse estilo alternativo vira moda, quando fica "malhado" perde totalmente a essência do "estilo alternativo".
    Alternativo traduz-se em fora da moda, à parte da moda, do mainstream.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Mainstream é a cultura de massa. É quando a maioria das pessoas tem o mesmo tipo de pensamento, o que torna aquilo a opinião dominante. ;)

      Excluir
  13. As menina que saíram no "Esquenta" Além de se dizerem góticas aindase vitimizaram dizendo que sofrem "preconceitos" e q as pessoas olham estranho pra elas,vê se eu aguento! Ninguem olha estranho pq é moda,queria ver se não fosse,e ainda dançam funk e falam que são "felizes".

    ResponderExcluir
  14. Conheci o blog hoje e gostei bastante, principalmente por ser bem mais aberto do que os outros blogs de moda alternativa <3

    Falando pela minha vivência acredito que toda a ascensão do Soft Goth se deu não pelo Mainstream ou pelas "blogueirinhas".

    Não nego o fato da grande mídia ter um grande papel na amenização dos estilos alternativos, e também de muitas blogueiras mais populares e de pessoas que não enxergam tão bem o cenário alternativo utilizarem o Soft Goth simplesmente por estar na moda, porém acredito que grande parte desta ascensão se deu, sim, por parte de preconceitos arraigados em familiares(principalmente entre jovens menores de 18 anos que ainda vivem com os pais, como no meu caso) ou nas próprias pessoas, que poderiam muito bem estar dentro da cena alternativa e se adequar à ela, que escutam artistas dentro do Mainstream mas com algumas influências do underground como Billie Eilish e Melanie Martinez, que se você entregasse algum livro aclamado por alguma cena alternativa como "A Kind of a Funny History", adorado pelos emos(embora eu admita que a subcultura emo mais consolidada, no caso a dos anos 2000, tem sim uma grande influência da mídia, mesmo porque a música emo de bandas dos anos 2000 como Fall Out Boy ou Panic! at the Disco é o Emo Pop Punk, e não o Emocore "raiz" que surgiu nos anos 80 ou o Indie Emo dos anos 90) ou algum livro gótico, como Frankenstein da M. Shelley(ótimo livro para mostrar para os machistinhas quem inventou o Sci-Fi).

    De certa forma, acredito que este preconceito, reproduzido ou pelas famílias ou pela própria pessoa, fez com que alguns seres humanos acabassem recorrendo à estilos como o Soft Goth, afinal, é bem difícil reproduzir um estilo com influências do Fairy Kei, do Emo, do Scene e do Lolita(como eu gostaria) quando sua mãe não te deixa nem mesmo dar uma de Pastel Goth.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in